segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O dia depois...

Ontem foi dia de eleições! 
Para além de todas as vitórias (ou derrotas) pessoais ou partidárias; para além da surpresa (ou não) pelos resultados obtidos pelos Independentes; para além das conquistas, reconquistas ou manutenção de algumas das câmaras mais significativas do país; para além de todas as ilações político-partidárias que podem ser tiradas a nível local e nacional...há um dado que a mim me entristeceu particularmente, e que foi tão pouco falado quer pelos eleitos, quer pelos líderes partidários, quer até pelos vários comentadores dos painéis televisivos: o valor da ABSTENÇÃO! Essa sim é a verdadeira vencedora destas eleições: 47,36% dos portugueses, que têm esse DIREITO, não foram às urnas!  

Praticamente metade dos que tinham esse direito, não marcaram presença nesta, como aliás não têm marcado em muitas das anteriores situações em que são chamados a manifestar a sua opinião através do voto. E isto não se justifica sequer pela pouca confiança que têm nos partidos,nos políticos, ou na própria democracia, ou pela não-identificação com qualquer um dos candidatos: para isso existe o voto em branco que, não manifestando uma preferência por quem quer que seja, marca a presença e a não indiferença do votante.
Podem dizer-me que sendo um direito, cada um pode fazer dele o uso que quer. Mas, para mim, é também um DEVER! E quem quer ter direitos também deve cumprir os seus deveres! Infelizmente o que acontece muitas vezes é só darmos valor aos direitos quando não os temos, ou quando os perdemos! Deus queira -e o povo permita- que não venha a ser o caso...

Entretanto, e para terminar com uma tónica positiva, aproveito para parabenizar os eleitos e para vos deixar aqui o link para os resultados finais: nacionais, distritais e locais (para saberem os resultados na Câmara, Assembleia Municipal e em cada uma das juntas de freguesia, é só irem clicando no Mapa que se encontra à direita ou em "localidades" e selecionando o Distrito, o Concelho e a Freguesia).



1 comentário:

Zé Pedrosa disse...

... e o crescendo da abstenção (60%) em Peniche?
será forma de protesto, (in)cultura cívica ou o costumeiro: "ah, isso não é pra mim! eles é que ganham o dinheiro, eles que trabalhem"...?

Aos que sabem a quem convém estas coisas do desinteresse pela cidadania cabe-nos um papel importante.

Convém não esquecermos!