quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ainda os livros...

Dos cinco que vos falei aqui já cá cantam dois!
E como é bom o cheirinho e o toque de um livro novo, prontinho a ser lido ;)
 "O botequim da Liberdade" chegou a horas de comemorar os 90 anos sobre o nascimento de Natália Correia, que se assinalam amanhã. Revela algumas das histórias passadas entre as quatro paredes desse Botequim na Graça, de que Natália foi a anfitriã entre finais dos anos 60 e a década de 80, e por onde passaram tantas personalidades da história recente deste nosso País. A prosa de Fernando Dacosta a tornar presente uma época efervescente -em Portugal e no mundo- que desperta a minha curiosidade por sentir que, de alguma forma, os que a viveram tinham em si esse sentimento (utópico talvez, mas feliz...) de que "tudo era possível"...que melhores dias viriam!
" E tudo era possível" foi precisamente o título escolhido por José Jorge Letria para  a sua  mais recente obra -que também "já cá canta"- e que reporta à mesma época histórica. Título porventura inspirado neste poema de Ruy Belo,  que tão bem define esse estado de encantamento com o mundo que nos é permitido pelo sonho, pela juventude, por fazermos parte de tempos de mudança...como foram esses anos. 
Acresce ao facto da época me interessar (talvez por ter  nascido em 74), gostar de biografias, de histórias reais contadas por quem as viveu, e de gostar dos autores das obras: dois escritores-jornalistas, com quem já tive o prazer de partilhar alguns momentos ao vivo e a cores nas suas vindas a Peniche, a convite da Biblioteca ou de outras instituições. Preparo-me agora para partilhar algumas das suas memórias, para "viajar" a um tempo que eles viveram intensamente, num convívio com pessoas que fazem parte do meu imaginário...Adivinham-se, por isso, bons momentos de leitura, sempre sinónimo de prazer e aprendizagem ;)

Sem comentários: