sexta-feira, 30 de julho de 2010

GPS'S

Apesar de estar a sair às 18h00, o tempo tem estado tão bom que ontem decidi ainda ir à praia. Cheguei, estendi a toalha na areia, deu um passeio à borda d'água para me habituar à temperatura e, por fim, o mergulho da praxe (não gosto de ir à praia sem ir ao mar). De volta à toalha peguei numa "Rotas&destinos " (levo sempre "leitura" para me entreter) cuja capa remetia para as águas translúcidas da Croácia (país que adorava visitar) e lá fui folheando e, interiormente, reforçando a lista das "viagens por (re)fazer", com alguns dos destinos sugeridos ou referidos aqui e além: Nova Iorque, Itália, Buenos Aires, Salvador e Morro de São Paulo, Cuba...e mesmo algumas "escapadinhas" em território nacional, para usufruir de hóteis em que o design e a ecologia estão de mãos dadas com a natureza e em que apetece ficar demoradamente (apesar das diárias serem, incompreensivelmente, superiores a muitas passagens de avião para outros lados do mundo!).
Sabia que num bar da praia haveria "samba ao fim da tarde" e fui até lá, disposta a aproveitar o ar do mar até o sol se pôr. Comi uns caracóis (os primeiros do ano), bem saborosos por sinal, e eis que num dos primeiros sambas, cantado por Zeca Pagodinho, registei a mensagem: "(...)E deixa a vida me levar...Vida leva eu! E deixa a vida me levar...Vida leva eu! Tô feliz e agradeço por tudo o que Deus me deu!", naquele tom simultaneamente dolente e inquieto do samba, bem de acordo com o meu estado de espírito. Na verdade, tenho muitas vezes dificuldade de "deixar a vida me levar" mas era o que estava a fazer naquele momento...e, assim sendo, a banda sonora não podia ser mais adequada...e lá fiquei, até o sol se pôr!
Hoje, uma das primeiras notícias que ouvi foi a da morte do actor António Feio. Fiquei triste, porque simpatizava com a pessoa e admirava o actor. E a propósito da sua morte, dou de caras com esta mensagem que ele quis deixar, no trailer do filme Contraluz. Aconselho que vejam o trailer até ao fim e espero que entendam porque é que tudo isto se relacionou na minha cabeça. É que, tal como faz  a personagem do Joaquim de Almeida, dou cada vez mais importância às mensagens e aos sinais que os "gps's" deste mundo emitem por aí...e que podem ser a letra de uma música, a morte de alguém, ou uma mensagem lida numa qualquer rede social...porque o caminho certo nem sempre é o mais óbvio!

3 comentários:

Unknown disse...

gostei ;)

Sandra Morato disse...

Tens toda a razão Angela, e mais razão tinha António Feio quando deixou aquela mensagem no trailer do filme Contraluz. E por vezes quanto mais queremos fazer o que ele tanto recomenda na mensagem há sempre alguém, que se cruza no nosso caminho e tenta fazer cair por terra aquelas sábias palavras, mas a nossa determinação tem de ser bem mais forte e fazer-nos seguir em frente, contra as adversidades. Tomo a liberdade de aqui deixar um link que em conjunto com a mensagem do ANtónio Feio possa fazer as pessoas reflectirem, nas suas próprias atitudes e comportamentos, e cada vez mais estarmos de bem connosco e com a vida, seja de que forma forma for, por mais diferente e anormal que esse estar bem implique. O que interessa é que estejamos bem connosco, com a vida, e não podendo estar de bem com o mundo inteiro, estar pelo menos com uma parte dando o nosso contributo em prol às vezes do bem dos demais. http://www.youtube.com/watch?v=t7tbbBHjsLM Bem Haja!

Fatimamede disse...

Olá Angela! Adicionei-te no facebook e decidi procurar o teu blog que já me tinha sido indicado pelo Pe. Carlos Caetano...Este texto que escreveste está magnifico...Talvez pq me revejo em muitas palavras que escreveste...Samba, Praia, Mar, caracóis, viagens, Cróacia, Itália...entre outras palavras que nos fazem sentir cada dia que passa mais felizes! Obrigada pela tua escrita e pela informação sobre a Nossa Terra que não é o meu chão de momento mas nunca sairá do meu coração!

Tudo de Bom
Fátima Mamede Jordão