terça-feira, 27 de julho de 2010

Vem aí a Festa...

Aproxima-se a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem*, festa por excelência da cidade de Peniche. Pese embora algum desconsolo com as propostas de animação para as noites da festa, não podia deixar de colocar aqui todo o programa das mesmas.
Como é sabido, dantes o arraial das festas acontecia nos adros das Igrejas o que, por diversos motivos, foi deixando de ser possível. No entanto (e esta é uma das muitas lições que o Pe. Bastos me ensinou) nestas festas não há o lado religioso e o lado pagão. Eles estão interligados, fazem sentido assim e - também por isso- é com alguma tristeza que as pesssoas se lamentam da actual distância criada entre o arraial da festa e o local onde acontecem  os tempos de carácter religioso.
Pela parte que me toca, e sem desprimor para a vertente recreativa que, como já disse, desde sempre acompanhou as festas religiosas, permito-me realçar esses momentos que são, na verdade, a marca identitária da Festa, o que a torna diferente das outras:
- a Procissão no mar, no Sábado, dia 1 de Agosto, com partida da Ribeira Velha pelas 21h30;
- a Missa Mareal, na Ribeira Velha, Domingo pelas 11h00;
- e a Procissão em terra, com partida da Igreja de S. Pedro pelas 15h00 de Domingo.
- já na 2ª feira, pelas 11h00, a procissão em honra de S. Pedro Gonçalves Telmo, que percorre o caminho entre as igrejas de S. Pedro e Nª Srª da Ajuda.

Sendo esta uma festa cívico-religiosa, é também na sua vigência que se assinala o Dia do Munícipio e consequente Feriado Municipal. Este ano será a 2 de Agosto e o programa pode ser consultado na imagem ao lado. Prevê-se uma Sessão Municipal interessante e emotiva - pelos aspectos óbvios- e, se por um lado, será de tristeza pela partida de alguns conterrâneos que deixam saudades, por outro será de regozigo pelos penicheiros que, em várias modalidades desportivas, têm alçancado o título de campeões nacionais, e que verão o seu mérito reconhecido.

PS - * Fiz questão de escrever por extenso a denominação da Festa, pois se há coisa que me tem incomodado nos últimos anos é ver a festa referida, na maioria das vezes, como Festa da Boa Viagem! Sei que o título da festa é extenso mas só assim faz sentido. Não se celebra ou comemora uma qualquer "boa viagem", mas sim o título de Nossa Senhora que a define como padroeira dos viajantes. Em Peniche, originalmente, como padroeira dos pescadores, tendo sido alargada a sua protecção  -de há uns anos a esta parte- a "todos os trabalhadores de terra, mar e ar!". Sabemos que, com o tempo, acabamos por relativizar estes aspectos e as denominações reais das coisas e que, quando se instalam, certos "vícios" têm tendência para "virar" regra. Nesta situação em concreto, ouvir-me-ão sempre corrigir quem diga que a festa da minha terra é a "festa da boa viagem". Prefiro que a refiram como festa de Peniche ou até que deixem cair o "Nossa"...já que, se a "Senhora" estiver lá, já é outra coisa!

2 comentários:

julia carmo disse...

Concordo em tudo com o que dizes. E sou daqueles "penicheiros" que nestes últimos anos, acha que a nossa FESTA DE NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM tem perdido muita qualidade, precisamente pela separação dos espaços... Espero que não se venha a perder, apesar de às vezes preferir que não haja tanta confusão (que por sinal também vai diminuindo, será porque... está mesmo a perder-se)???

jp disse...

Já em tempos me penitenciei pelo vício da abreviatura do nome da festa, e tenho tentado manter a designação completa pelos argumentos apresentados, que reconheço.
No entanto, é flagrante alguma descaracterização da Festa o que, conjugado com a confusão em Peniche por estes dias, leva a que muitos penicheiros aproveitem para se ausentar.
Vai daí,e é a Festa da....
-Boa Viagem!