terça-feira, 13 de julho de 2010

Eu-retrato

Inaugura na próxima 5ª feira, dia 15 de Julho, pelas 20h00, no restaurante Tempero do Mar, a exposição "Eu – Retrato” de Pedro Tavares.
O Pedro é um jovem da nossa terra, amante e estudante de artes,  e dedica algum do seu tempo a explorar esta veia artística, nomeadamente nas áreas da fotografia e do desenho.
A escolha do título da exposição também teve uma razão de ser, como o próprio explica na apresentação desta que é a sua 1ª exposição individual:  "(...)A ideia de no título deste trabalho colocar um hífen, serve para fazer uma pausa na afirmação que pode ser lida sem o mesmo. Na sua ausência apenas se retira a ideia de que o autor afirma que faz algo, que neste caso, retratava algo. Desta forma, faz-se uma pausa, que pode interpelar quem a lê: “Eu, o quê?”, “Retrato o quê?”. É nesta afirmação que o autor nasce, e nasce para mostrar, dar a conhecer aquilo que é, que faz, e vê. Primeiramente, o autor olha as pessoas, analisa cada traço de expressão, conhece-a. É neste ambiente que começa a retratar o que vê. Depois, começa a acção… Ele retrata o que vê através do retrato. Por último, ao retratar está-se a auto-retratar, porque dá-se a conhecer através da expressão artística. Ele tem o seu traço, a sua maneira de ler as coisas… É aquilo que retrata."

A exposição conta com cerca de 15 trabalhos, todos eles desenho de retrato em formato A4 e/ou A3, e estará patente até ao próximo dia 31 de Agosto. Não se esqueçam de ir espreitar este "Eu-Retrato"...do que conheço do Pedro e dos seus trabalhos posso assegurar que vai valer a pena ;)

1 comentário:

Peregrina disse...

Ele-retrata...muito bem!