quarta-feira, 9 de maio de 2018

"All aboard"...unidos na diversidade!


 Hoje é Dia da Europa! A mesma que tem como lema "Unida na diversidade". 

E se há bons exemplos dessa união na diversidade, no que ao velho continente diz respeito, a Eurovisão é um deles. Como todos sabem, ontem teve lugar a 1ª semi-final do concurso deste ano. O tal que decorre finalmente em Portugal, sob o lema "All aboard" (Todos  a bordo!)... a recordar a nossa identidade marítima e a nossa capacidade de entrosamento com a diferença, que nos permite estar nos 4 cantos do mundo e acolher bem todos aqueles que chegam ao nosso país, vindos das mais diversas proveniências. 

O tal que acontece no Parque das Nações, o mesmo que há precisamente 20 anos foi construído para acolher a Expo 98, essa grande exposição mundial que evocou os Oceanos, 500 anos depois de Vasco da Gama ter chegado à Índia por Mar. O tal que nos pode, desde já encher de orgulho pela forma como está a decorrer. A prova "provada" de que quando queremos somos bem capazes de tudo fazer...e bem! 

Belíssimo espetáculo de luz e som, grande organização, boa divulgação dos lugares lindos que Portugal tem (através dos postais de apresentação das delegações), boas canções e interpretações.
  
Pela minha parte, só não gostei particularmente das canções belga e macedónia.  A minha preferida da noite - a da Áustria- passou à final, assim como as canções israelita, cipriota, búlgara e finlandesa que, em registos mais histriónicos e possantes também se revelaram agradáveis surpresas, dentro do género. Destaque ainda para as baladas lituana e irlandesa - com lugares igualmente assegurados na final de sábado- a demonstrar a tal diversidade de que falava no início deste texto. 

E se não sabem do que estou a falar podem sempre ver todo o programa na íntegra aqui  ou comentado aqui. Já agora aproveitem para espreitar os looks das quatro apresentadoras, que também estiveram à altura do evento, e o aproveitaram para divulgar criadores nacionais. 

Amanhã, 10 de maio, há mais: a 2ª semi-final promete novas emoções e mais uma dezena de apurados para a grande final de sábado. Por hoje deixo-vos com a canção austríaca (com algumas interferências algo irritantes que na transmissão televisiva não foram percetíveis)...



Sem comentários: