quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis

"Entrando na casa, viram o menino, com Maria sua mãe. Prostando-se, adoraram-No; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).

Hoje é Dia de Reis. Embora não seja celebrado em Portugal como na vizinha Espanha, sempre gostei deste dia e da simbologia associada a estas personagens, que apenas vêm referidas no Evangelho de S. Mateus.

Em termos litúrgicos a sua festa designa-se Epifania, e assinala a manifestação de Jesus a todas as pessoas, independentemente da sua condição social (crê-se que, ao contrário dos pastores -os primeiros a visitar Jesus- estes magos seriam pessoas de posses), idade, raça ou credo.
Serem em número de três tem sido interpretado de várias formas: como representando os três continentes conhecidos na época (Europa, África e Ásia) ou as três idades humanas (infância, idade adulta e terceira idade)...são algumas.
Devemos aos reis magos o hábito de oferecer prendas nesta época. E os seus presentes têm, também eles, uma simbologia: o ouro, em reconhecimento da realeza de Jesus; o incenso (usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus, assim como o fumo sobe ao céu ) em reconhecimento da sua divindade; e a mirra (resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egipto antigo, também usada no embalsamamento de Jesus, segundo o Evangelho de João -"um composto de mirra e aloés"- cap. 19, versc. 39 e 40) , em reconhecimento da sua humanidade.
Ainda a propósito desta festa, sugiro a leitura desta reflexão do Pe. Carlos Caetano , sobretudo da história do "4º Rei Mago".
E tenham um Feliz Dia de Reis!

Sem comentários: