quinta-feira, 31 de julho de 2008

Into The Wild


Ontem, numa iniciativa paralela à Feira do Livro, fui ver o filme O Lado Selvagem. Gostei...bela fotografia, melhor banda sonora e algumas questões para reflexão. Fiquei curiosa e já acrescentei a obra literária que lhe deu origem à minha lista de futuras leituras ;)

terça-feira, 29 de julho de 2008

UM POEMA...


"Não tenhas medo, ouve:
É um poema,
Um misto de oração e de feitiço...
Sem qualquer compromisso,
Ouve-o atentamente,
De coração lavado.
Poderás decorá-lo
E rezá-lo
Ao deitar
Ao levantar,
Ou nas restantes horas de tristeza.
Na segura certeza
De que mal não te faz.
E pode acontecer que te dê paz... "
PS _ poema de Miguel Torga (in Diário XIII) _ pintura de Gustav Klimt.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Última aula


E na 6ª Feira, dia 25, morreu o Prof. Randy Pausch, que ficou famoso sobretudo desde que deu a sua última aula, convertida posteriormente em livro, recentemente editado em Portugal pela Editorial Presença...uma lição de VIDA.

Jornal de Peniche


Após uma semana atribulada, o Jornal de Peniche agora pode ser lido aqui...

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mostra de Rendas de Bilros de Peniche


De 25 a 27 de Julho, Peniche tem mais uma Mostra de Rendas de Bilros, com este programa , de que destaco:

- hoje, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da CMP (AEFCMP): divulgação dos vencedores do XVI Concurso de Rendas de Bilros e dos VI Jogos Florais;

- amanhã, pelas 16h00, no AEFCMP: Lançamento do livro "Poesia Rendilhada" de Ida Guilherme;
- amanhã, pelas 22h00, nas escadarias da Capitania: 9ª Edição do Peniche Moda;

- Domingo, a partir das 10h30, no Jardim Público: Dia da Rendilheira.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Teolinda


A Feira do Livro continua e com ela a sua programação paralela: hoje, pelas 21h30, no Clube Recreativo Penichense, é a vez da escritora Teolinda Gersão apresentar os seus últimos livros: "A mulher que prendeu a chuva" e "Histórias de ver e andar".

A não perder...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

"Expiação"

Alguém disse sobre o filme que hoje vamos poder ver no Auditório da CMP pelas 21h30, integrado neste programa:

“Expiação” é exemplar como objecto fílmico, pois tenta mover-se dentro da consciência das suas personagens, e transmitir-nos, com a comunicabilidade possível, essas labirínticas sensações. É sólido e denso na sua trajectória narrativa, ora real, ora ficcional, comovedor sem ser piegas, absorvente sem ser complexo, construído e dirigido com rigor, sensibilidade e mestria, além de ser soberbamente interpretado. Este sim, é CINEMA com maiúsculas, a ver e rever."
Eu vou ver...e espero ficar com vontade de rever!

A nossa terra quer II

No seguimento do que foi dito aqui , se quiser ajudar a Cercipeniche a ganhar este desafio deve ligar para o número 760 206 001, até às 13h00 da próxima 6ª feira, dia 25.

Peniche foi assim...


Está a decorrer do passado Domingo até ao próximo, dia 27, junto do Stella Maris, uma iniciativa intitulada "Peniche foi assim..."

Trata-se de uma recriação de algumas cenas do quotidiano penicheiro de há algumas décadas. Lá está a taberna; as vendas de roupa, pevides e tremoços, produtos agrícolas e caseiros; as atadeiras de redes e as rendilheiras e, naturalmente, os pescadores e os barcos.

Para além das cenas instaladas na rua decorre, no átrio do Salão, uma exposição de barcos da autoria de António Pinto e, no pavilhão, uma exposição temática que - além de recriar outras tantas cenas do quotidiano - é sobretudo uma homenagem aos pescadores e à sua festa por excelência: a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem (que este ano assinala a sua 60ª procissão no mar).

Durante a semana podem ser apreciadas das 18h00 às 24h00 e ao fim-de-semana a partir das 15h00.

Paralelamente, decorre todos os dias pelas 21h30, um programa de animação que, até ao fim-de-semana, é o seguinte:
- hoje, dia 23 - Rancho "As Lavadeiras de Bolhos";
- dia 24 - Rancho Camponeses da Beira-Mar de Ferrel;
- dia 25 - Banda Filarmónica da Serra d'El Rei;
- dia 26 - Noite de Fados;
- dia 27 - Roland.

Esta é uma iniciativa da Pastoral da Fraternidade da Paróquia de Peniche - nomeadamente do incansável Quim Zé - que conta com o apoio do Centro Solidariedade e Cultura, do Município de Peniche, da Rádio 102 FM e das três juntas de freguesia da cidade.
A visitar...

terça-feira, 22 de julho de 2008

Nossa Senhora da Ajuda

A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, matriz de Peniche, reabriu no passado Domingo as suas portas, após obras de conservação e restauro que duraram alguns anos, como falei aqui.
D. Anacleto Oliveira, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, presidiu à
eucaristia de reabertura e d
urante todo o Domingo a igreja esteve aberta para poder ser visitada por todos quantos quiseram fazê-lo.
Está bonita a Igreja de Nª Senhora da Ajuda...
Agora podemos apreciar melhor os quadros que preenchem o tecto, os azulejos que revestem as paredes, os pormenores dos altares e as cores das imagens que neles são veneradas: a Senhora da Piedade, São Pedro Gonçalves Telmo, o Sagrado Coração de Maria e o Sagrado Coração de Jesus e, naturalmente, Nossa Senhora da Ajuda...já tínhamos saudades deste templo da nossa cidade!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Romaria



Este post é escrito ao som de Romaria, a conhecida música da brasileira Elis Regina (1945-1982)...para ouvir sempre!

"Sou caipira, pirapora, Nossa
Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
o trem da minha vida..."

Hoje e amanhã...


Ainda hoje teremos, pelas 21h30, no Espaço da Feira do Livro, a apresentação do livro "A escrava de Córdova", pelo seu autor Alberto S. Santos.

Amanhã, os sons e as cores do Carnaval voltam a animar o Verão de Peniche...14 grupos desfilarão, a partir das 22h00, pelas ruas centrais da cidade. No fim, actuarão no palco montado na Ribeira Velha. É sempre uma festa, este Carnaval de Verão...cá para mim só lhe mudava a designação: Carnaval no Verão é como Natal na Primavera!!!!!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Jornadas Mundiais da Juventude



As Jornadas Mundiais da Juventude são o maior evento juvenil do mundo e começaram ontem em Sydney, Austrália. Até 20 de Julho, esta iniciativa da Igreja Católica, reúne jovens de todas as partes do mundo num encontro em que valores como a esperança, a amizade, a fé e o diálogo intercultural estão definitivamente presentes.

Apesar da distância geográfica, Portugal faz-se representar uma vez mais e aqui podemos acompanhar a jornada de alguns destes nossos jovens, que foram ao encontro do Papa Bento XVI.

Em 2000 participei nestas jornadas que, nesse ano, tiveram lugar de 15 a 20 de Agosto em Roma (Itália). Guardo dessa experiência, ainda na presença do Papa João Paulo II - grande promotor desta iniciativa - a sensação de pertença a uma comunidade que não tem fronteiras, a alegria da juventude, a beleza da cidade de Roma ( e das cidades italianas que visitámos) e a presença jovem e calorosa do Papa João Paulo II em Tor Vergata, onde teve lugar uma vigília de oração e a missa de encerramento. Apesar da idade e do estado débil de saúde, naquelas horas o Espírito esteve nele e conseguiu passá-lo aos milhares de jovens ali reunidos, como se pode ver nestas imagens . Apesar do nó na garganta ao revê-las (e vale a pena vê-las até ao fim) apeteceu-me cantar...

"Siamo qui
sotto la stessa luce
sotto la sua croce
cantando ad una voce.
E' l'Emmanuel, Emmanuel, Emmanuel.
E' L'Emmanuel, Emmanuel."
(Hino da JMJ 2000)


terça-feira, 15 de julho de 2008

Óbidos medieval


Ontem fui até ao Mercado Medieval de Óbidos, com alguns amigos, cumprindo uma tradição que tenho mantido nos últimos anos. Por lá encontrei outros amigos - e é sempre fantástico quando, no meio da multidão, encontramos pessoas de quem gostamos e com quem não esperávamos cruzarmo-nos...também encontramos outras com ar menos amigável mas que, apesar disso, moderam o mau humor quando os convidamos a registar fotograficamente o momento (ver foto).
Mais uma vez gostei do ambiente e, desta vez, integrei-me mais nele, já que fui trajada à época, o que (para além da tal integração) me permitiu entrar à borla no recinto ;)

É realmente um belíssimo esforço de recriação da época aquele a que se assiste nestes dias para os lados de Óbidos, naturalmente ajudado pelas muralhas do castelo, que lhe dão a moldura certa.

Uma experiência a repetir e que aconselho vivamente...até dia 20 de Julho ainda vão a horas de a fazer este ano!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

A nossa terra quer AQUA...

Começa hoje a votação para escolher, através do telefone, os projectos vencedores de ‘A Nossa Terra Quer’ ,uma iniciativa da Estação de Televisão SIC, e a Cercipeniche foi uma das três instituições seleccionadas no distrito do Leiria.
De 14 a 25 deste mês, a seguir ao Jornal da Noite e no Programa Fátima Lopes, serão apresentados os três projectos a concurso. Depois de apresentados, estes projectos serão sujeitos à votação do público que, através do telefone, elegerá os vencedores.

O Projecto apresentado pela Cercipeniche intitula-se AQUA – Aumentar a Qualidade na Acção e tem como objectivo realizar obras de reestruturação do espaço da piscina, balneários e vestiários, para melhoramento das condições de acessibilidade, higio-sanitárias, de segurança, do tratamento de água e das disposições técnicas e funcionais da piscina e zonas adjacentes.De referir ainda que este espaço é utilizado semanalmente por cerca de 150 crianças, jovens e adultos, alguns dos quais com mobilidade reduzida.

Naturalmente, Peniche deve votar em massa no projecto AQUA, da Cercipeniche...não só porque A NOSSA TERRA QUER mas porque precisa e merece.

Novo nome, novos cursos...

No seguimento da homologação dos novos estatutos do Instituto Politécnico de Leiria - IPL - a Escola Superior de Tecnologia do Mar - ESTM - passa a designar-se Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, o que me parece espelhar melhor a sua realidade.
No próximo ano lectivo (2008/2009) serão 11 os cursos de licenciatura leccionados, a saber:
- Animação Turística;
- Biologia Marinha e Biotecnologia;
- Engenharia Alimentar;
- Gestão do Lazer e Turismo de Negócios;
- Gestão Turística e Hoteleira;
- Gestão Turística e Hoteleira (pós-laboral);
- Marketing Turístico;
- Marketing Turístico (pós-laboral);
- Marketing Turístico (regime de ensino a distância);
- Restauração e Catering;
- Turismo.
Uma mais valia para a nossa terra...

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Vamos apoiar...

Amanhã pelas 18:00 tem início a 4ª edição das “24 Horas a Correr”.
Organizado pela Secção de Atletismo do Centro Social do Pessoal da Câmara Municipal de Peniche, com apoio da Câmara Municipal de Peniche, Serviços Municipalizados de Peniche, todas as Juntas de Freguesia do Concelho de Peniche, da Rádio 102FM e do Comércio Local, esta prova desportiva tem como lema: “vem participar a correr durante 30 minutos POR UMA BOA CAUSA”...e a deste ano será a angariação de donativos para o Lar de Santa Maria.

As “24 Horas a Correr” perfazem 48 percursos com 30 minutos cada, levando grupos de atletas a percorrerem uma trajectória traçada para esta prova na zona histórica da cidade. Quem não participa correndo, pode sempre participar aplaudindo e incentivando quem corre ;)

Objectiva

Hoje sugiro duas exposições de fotografia que poderão apreciar em Peniche:


- a 1ª está patente ao público no Centro de Reabilitação Profissional, até ao final de Julho, intitula-se “Peniche pela Objectiva de um Imigrante” e apresenta alguns trabalhos de Vitaliy Chumakevych, imigrante de nacionalidade ucraniana, a residir em Peniche há 9 anos;


- a 2ª inaugura amanhã, dia 12, pelas 17h00 na Fortaleza de Peniche e estará patente até 31 de Agosto. Intitula-se "Arribas - paisagens, geologia, fauna e flora" e é da autoria do f2.8 Colectivo de Fotografia.

Duas boas sugestões para quem aprecia a arte fotográfica e as belíssimas paisagens da nossa terra.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Feira do livro em Peniche

A Associação Juvenil de Peniche (AJP) vai realizar a 12ª edição da feira do Livro na cidade de Peniche. É já a partir de amanhã, dia 11 de Julho, que das 15h às 23h30, no Clube Recreativo Penichense, poderá encontrar muitas centenas de livros de vários géneros literários, sobre as mais diversas temáticas e com descontos que variam entre os 8% e os 30%. Paralelamente à feira, decorrerá um programa que inclui um ciclo de cinema (de filmes baseados em livros) e a apresentação de várias obras literárias:

- dia 16 de Julho,pelas 21h30 no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal PenicheO Menino de Cabul, filme realizado por Marc Forster, baseado no livro de Khaled Hosseini;

- no dia 18 de Julho, pelas 21h30 no Espaço da Feira do Livro –
Alberto S. Santos em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro "A Escrava de Córdova" (Porto Editora);


- no dia 23 de Julho, pelas 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal Peniche - Expiação, filme realizado por Joe Wright, baseado no livro de Ian McEwan;

- no dia 24 de Julho, pelas 21h30 no Espaço da Feira do Livro – Teolinda Gersão em sessão de autógrafos e apresentação dos seus livros "A mulher que prendeu a chuva" e "Histórias de ver e andar"(D. Quixote);
- no dia 25 de Julho, pelas 21h30 no Espaço da Feira do Livro – Carlos Machado em sessão de autógrafos e apresentação do seu livro "O homem que viveu duas vezes" (Presença);
- no dia 30 de Julho, pelas 21h30 no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal PenicheO Lado Selvagem, fime realizado por Sean Penn, baseado na obra literária de Jon Krakauer.

A feira do livro conta com o apoio do Município de Peniche, Instituto Português da Juventude e Clube Recreativo Penichense e prolonga-se até dia 4 de Agosto.

terça-feira, 8 de julho de 2008

You got it *

Toca agora na rádio Pretty Woman, o tema de Roy Orbison que ficou ainda mais conhecido depois do filme com o mesmo nome, protagonizado por Richard Gere e Julia Roberts.

Mas de Roy Orbison prefiro You got it...para além de ser uma canção de amor é uma música com imensa energia positiva. Em 1988 já se antevia, nesta canção, aquilo que livros como o best-seller O Segredo vieram popularizar 20 anos depois: tudo aquilo que verdadeiramente queremos, acabamos por conseguir ;) Será???
Acreditando ou não nestas teorias do "pensamento positivo", nada como cantar You got it e ficar, pelo menos temporariamente, com alto astral.
Já diz o povo: "Quem canta, seus males espanta!"

Anything you want, you got it.
Anything you need, you got it.
Anything at all, you got it.
*...ou a força do pensamento positivo!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

No seguimento do post anterior...*

*...ou O prometido é devido!

O PADRE DAS PALMAS (…E DAS LÁGRIMAS)!

Para Monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa, pároco de Peniche, 2007 é um ano de aniversários marcantes:
- 85º aniversário natalício, no passado dia 5 de Maio (nasceu em 1922 em Matadussos, concelho de Aveiro);
- 60º aniversário da sua ordenação sacerdotal, no passado dia 6 de Julho (foi ordenado em Lisboa no ano de 1947);
- 60º aniversário da sua vinda para Peniche, como pároco, no próximo dia 14 de Setembro.
Para que estas datas não passem em branco, aqui fica este simples artigo dedicado ao sacerdote que marcou profundamente os últimos sessenta anos de Peniche. Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que a nossa terra não seria o que é hoje se, há sessenta anos atrás, o Sr. Prior não tivesse vindo para Peniche. Para quem não sabe, o sonho do jovem Manuel Bastos era ir para África. Mas Peniche - “a África às portas de Lisboa” (nas palavras do Cardeal Cerejeira, em 1947) – foi o destino. Felizmente, para Peniche e para os penicheiros, o espírito missionário não ficou pelo caminho. A prová-lo está toda a acção cultural e social que tem sido desenvolvida pela Paróquia de Peniche nos últimos 60 anos: um lar, dois jardins-de-infância, duas creches, uma oficina de renda de bilros, um clube recreativo e desportivo e um pavilhão polivalente, só para falar nas faces mais visíveis e palpáveis deste trabalho. Sem o Padre Bastos e o seu espírito de missão - moldado pela Fé, pela Esperança e pela Caridade - muitas destas realidades nunca teriam passado de sonhos. Naturalmente que a missão se multiplicou em muitos outros actos pastorais (conversas, cartas, viagens, etc) e está formalizada em todos os Organismos, Movimentos e Serviços da paróquia. Estendeu-se particularmente a todos os que fazem do mar a sua vida (através do Apostolatus Maris, tão prezado pelo Sr. Prior), a todos os que foram para fora da terra, a diáspora penicheira espalhada por Portugal e pelo mundo (visitada por Monsenhor Bastos ao longo de mais de cinquenta anos e igual número de viagens, nomeadamente ao continente americano), e a todos os que visitam Peniche, os turistas a quem o Sr. Prior insiste em acolher de forma especial, nesta terra em que o TURISMO e a PESCA são, no seu entender, as traves-mestras.

Cada um de nós terá a sua sensibilidade sobre esta figura INCONTORNÁVEL de Peniche. Por mim, dei a este artigo o título “O padre das palmas (… e das lágrimas)” porque, acima de tudo, o Sr. Prior é para mim um HOMEM DE EMOÇÕES. Quem teve a oportunidade de o conhecer um pouco melhor, ao longo dos anos, sabe que, para além de qualquer definição, o Sr. Prior é um SER PROFUNDAMENTE HUMANO, no que isso tem de melhor:
- um homem que FAZ, que quer fazer deste mundo um mundo melhor sobretudo para os mais pobres e para os mais necessitados, À IMAGEM DE JESUS CRISTO, O MESTRE;
- um homem ATENTO aos mais frágeis da sociedade (crianças, idosos, reclusos, doentes, etc) e aos sinais dos tempos…em certa medida, um VANGUARDISTA;
- um homem que EDUCA para uma convivência mais sã e tem uma preocupação muito especial com a EDUCAÇÃO CÍVICA, com a FAMÍLIA HUMANA, e um profundo RESPEITO PELA DIFERENÇA (géneros, idades, raças e credos);
- um homem que gosta de CONTAR HISTÓRIAS e tem SENTIDO DE HUMOR;
- um homem que GOSTA DE DESPORTO e que, sem qualquer tipo de fanatismo, torce pelo seu Sporting;
- um homem que APLAUDE (são famosas as suas “Palmas…mais palmas!”);
- um homem que SOFRE ( e muitas vezes terá sofrido ao longo destes anos) por ele e pelos outros e COM OS OUTROS;
- um homem que CHORA, de tristeza e de alegria (quem não conhece o seu lado lágrima ao canto do olho?);
- um homem que, naturalmente, NÃO AGRADA A GREGOS E A TROIANOS como, aliás, todos os grandes homens. Porém, poucos de nós lhe seremos indiferentes: em algum momento das nossas vidas ficámos a dever-lhe um gesto de atenção, uma palavra, uma oportunidade de conhecer e/ou aprender.

Para além das suas virtudes terá concerteza os seus defeitos, as suas manias, as suas insconstâncias, as suas dúvidas…como todos nós, ao fim e ao cabo, como homem que é. Mas feito à imagem e semelhança de Deus e por Ele chamado de modo particular, tem sabido percorrer o caminho da SANTIDADE (a que todos somos chamados)…aquela santidade que é feita de actos do quotidiano que marcam a diferença para melhor, no nosso dia-a-dia aqui na TERRA.
Por isso, para o Sr. Prior uma salva de PALMAS por estes aniversários…e que outros se sigam. O CÉU pode esperar…


Nota- Como referi no post anterior, este artigo foi escrito em Setembro de 2007.

"Sr. Prior"


Já há algum tempo que ouvíamos falar acerca desta possibilidade, mas desde o passado Domingo, dia 29 de Junho - Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo - que é oficial: Monsenhor Bastos deixa este ano pastoral (a partir de Setembro) as funções de pároco de Peniche.

Como sublinha D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, no Decreto de Nomeação de Presbíteros o mesmo acontece com outros 4 sacerdotes da Diocese de Lisboa, por motivos de saúde ou avançada idade.
D. José adianta ainda: "Para eles a nossa gratidão e a nossa ternura, na certeza de que continuarão a ter a Igreja de Lisboa no coração e a servi-la na medida das suas forças."
Sei que é isso que vai acontecer: o Sr. Prior vai continuar a servir a Igreja o melhor que sabe e pode, apesar de já não ter a juventude que irradia na foto que escolhi para ilustrar este post.
Para mim vai ser complicado deixar de o tratar por "Sr. Prior". Tal como para mim, para muitos ele foi o único prior que conhecemos ao longo da vida, e quem me conhece sabe que nutro por Monsenhor Bastos uma grande amizade e admiração.
Acredito que estava na hora de mudar, mas não quero deixar de expressar a minha gratidão por tudo aquilo que com ele aprendi ao longo da vida...e vou continuar a aprender.
O próximo post será um texto que escrevi em Setembro de 2007 por altura do 60º aniversário da sua vinda para Peniche e que foi publicado no jornal A Voz do Mar. Será um post grande, na medida da pessoa a quem se refere...

PS - O novo pároco de Peniche será o Pe. Pedro Jorge Silva, nascido em 1969 e ordenado em 1996, actual vigário da Vigararia XIV (onde se incluem as paróquias de Peniche, Caldas da Rainha e Óbidos)...a quem desejo, naturalmente, as maiores felicidades nesta nova e exigente função.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

7 Maravilhas Portuguesas no Mundo


Após a eleição das 7 Maravilhas de Portugal e das 7 Maravilhas do Mundo, segue-se a eleição das 7 Maravilhas Portuguesas no Mundo.

Já está feita a pré-selecção de 21 edifícios de origem portuguesa edificados no mundo e classificados Património da Humanidade.

De facto, Portugal é o país com maior número de monumentos no mundo classificados pela UNESCO, fruto da globalização que iniciámos com os Descobrimentos.
Os monumentos pré-seleccionados situam-se em 15 países diferentes repartidos pelos continentes americano, africano e asiático.
A votação tem início a 7 de Dezembro de 2008 e o anúncio dos vencedores será a 10 de Junho de 2009.

Ingrid Betancourt

E hoje uma das primeiras notícias que ouvi foi a da libertação de Ingrid Betancourt. Sequestrada pelas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em Fevereiro de 2003, agradeceu "a Deus e aos soldados da Colômbia" terem posto fim ao cativeiro de 6 anos. Era o nome mais popular dos reféns das FARC e com ela foram libertados outros 14 reféns. Por todo o mundo houve manifestações de alegria, esperança e votos de que as FARC libertem todos os seus reféns e voltem ao diálogo com o governo colombiano.Esperemos que assim seja...

PS -...até porque ainda há cerca de 700 reféns a aguardar libertação.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Ainda a Corrida das Fogueiras...


Como penicheira, que sou, fico feliz por ler os comentários que pululam na blogosfera sobre a Corrida das Fogueiras. É bom ler (embora já o soubesse) que a prova, que é um dos ex-libris de Peniche, marca a diferença pela positiva, com aquilo que não pesa no orçamento: a alegria das gentes e o apoio constante que dão aos atletas que percorrem os 15 km do percurso.

"É uma prova que me fascina pelo seu constante apoio popular ao longo do percurso, mantendo-se ao longo dos anos. " (Carlos Fonseca)

"(...)muito público a dar-nos a maior força em palavras, gestos, olhares e sorrisos.(...)Animação junto às fogueiras. Voluntários, membros da organização, e gente. E vozes, e palmas e cantos. Sou impelida para a frente. Não sinto as pernas. Apenas o coração." (Ana Pereira)

"Esta foi a prova onde senti mais interacção com o público. Sobejaram incentivos e aplausos. Não seria a mesma se lhe faltasse esta moldura humana." (Ana Paula)

"Quanto à Corrida em si, é sempre um grande prazer participar. Ao cair da noite, pela “fresquinha” e com foguetório e tudo, iniciámos a Prova, ante os aplausos entusiastas de uma multidão que enchia as ruas principais. Estimulantes estes aplausos! " (Fernando Andrade)

"Também estive em Peniche. Foi a minha 1º vez, adorei a prova magnifico ambiente.. agora posso falar, todos os anos irei voltar..." (Carlos Lopes)

Parque Prof. Nuno Belo


Ainda a propósito da Corrida das Fogueiras e dos comentários feitos ao post Lenha para as Fogueiras II que o JP colocou no seu Amigos de Peniche, o próprio JP, em resposta a um comentário e ainda dando corpo à preocupação que tem tido em nomear o Parque Urbano ou Parque da Cidade,enfim...sugere que lhe dêem o nome Parque Prof. Nuno Belo.

Subscrevo inteiramente (apesar de nunca ter sido aluna do Prof. Nuno) porque sei o quanto contribuiu para a prática desportiva em Peniche, não só como professor, mas como promotor da Corrida das Fogueiras e do Triatlo e impulsionador da prática de outras modalidades desportivas como o badmington e o voleibol.
Parece-me por isso inteiramente justa e adequada a sugestão, visto que o maior objectivo do parque é exactamente esse.