sexta-feira, 4 de julho de 2008

"Sr. Prior"


Já há algum tempo que ouvíamos falar acerca desta possibilidade, mas desde o passado Domingo, dia 29 de Junho - Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo - que é oficial: Monsenhor Bastos deixa este ano pastoral (a partir de Setembro) as funções de pároco de Peniche.

Como sublinha D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, no Decreto de Nomeação de Presbíteros o mesmo acontece com outros 4 sacerdotes da Diocese de Lisboa, por motivos de saúde ou avançada idade.
D. José adianta ainda: "Para eles a nossa gratidão e a nossa ternura, na certeza de que continuarão a ter a Igreja de Lisboa no coração e a servi-la na medida das suas forças."
Sei que é isso que vai acontecer: o Sr. Prior vai continuar a servir a Igreja o melhor que sabe e pode, apesar de já não ter a juventude que irradia na foto que escolhi para ilustrar este post.
Para mim vai ser complicado deixar de o tratar por "Sr. Prior". Tal como para mim, para muitos ele foi o único prior que conhecemos ao longo da vida, e quem me conhece sabe que nutro por Monsenhor Bastos uma grande amizade e admiração.
Acredito que estava na hora de mudar, mas não quero deixar de expressar a minha gratidão por tudo aquilo que com ele aprendi ao longo da vida...e vou continuar a aprender.
O próximo post será um texto que escrevi em Setembro de 2007 por altura do 60º aniversário da sua vinda para Peniche e que foi publicado no jornal A Voz do Mar. Será um post grande, na medida da pessoa a quem se refere...

PS - O novo pároco de Peniche será o Pe. Pedro Jorge Silva, nascido em 1969 e ordenado em 1996, actual vigário da Vigararia XIV (onde se incluem as paróquias de Peniche, Caldas da Rainha e Óbidos)...a quem desejo, naturalmente, as maiores felicidades nesta nova e exigente função.

4 comentários:

Peregrina disse...

Ao ler-te o coração ficou pequenino e o nó na garganta...
Sabemos que tem de ser, mas no coração não se manda e ele fica sempre apertadinho desde o momento em que percebi que a mudança estava para chegar...
Bjs
Anita

Iveta disse...

... para mim uma surpresa!
escrevo, ainda com lágrimas a bailar nos olhos, e nao quero acreditar que nao volto a tempo...
embora o tempo agora seja o de desejar boa sorte ao novo pároco, eu ainda vou ter alguma dificuldade em dizer adeus ao "meu" querido Sr. Prior Manuel Bastos. Hoje este post foi um choque...
beijinhos

RR disse...

Para sempre será o nosso Sr. prior...
Homem Inesquecivel! Homem com quem aprendo muito e cada vez mais! Seriam poucas as palavras para lhe demonstrar a minha gratidão!
Todos nós Penicheiros muito lhe devemos! E se alguém diz o contrário mente! Não podemos deixar esta sua saída em branco...e nós comunidade cristã, sem hipocrisias, devemos começar a pensar fortemente nisto!
Votos de muitas felicidades para o nosso futuro pároco! Será obviamente muito benvindo.

PS - Obrigado Ângela por estes teus textos! Aposto agora em ti na biografia que tanto falas...
Bjs
Ricardo

ângela m. disse...

De facto, ele deixa a função de pároco em Setembro mas irá continuar a viver em Peniche como pároco emérito, e continuará a celebrar e a desenvolver os trabalhos que se entenderem necessários no âmbito da sua vocação sacerdotal...
Conhecendo-o como conheço, não me parece que queira grandes "manifestações" nesta sua saída de funções. A melhor forma de lhe agradecermos o trabalho desenvolvido ao longo destes 61 anos é continuar a dar à paróquia de Peniche e à família humana o melhor de nós, à imagem de Jesus Cristo.Tarefa bem difícil...

PS- bem mais difícil que a biografia de que falas RR ;)...quem sabe, um destes dias, está no prelo!