quarta-feira, 16 de julho de 2008

Jornadas Mundiais da Juventude



As Jornadas Mundiais da Juventude são o maior evento juvenil do mundo e começaram ontem em Sydney, Austrália. Até 20 de Julho, esta iniciativa da Igreja Católica, reúne jovens de todas as partes do mundo num encontro em que valores como a esperança, a amizade, a fé e o diálogo intercultural estão definitivamente presentes.

Apesar da distância geográfica, Portugal faz-se representar uma vez mais e aqui podemos acompanhar a jornada de alguns destes nossos jovens, que foram ao encontro do Papa Bento XVI.

Em 2000 participei nestas jornadas que, nesse ano, tiveram lugar de 15 a 20 de Agosto em Roma (Itália). Guardo dessa experiência, ainda na presença do Papa João Paulo II - grande promotor desta iniciativa - a sensação de pertença a uma comunidade que não tem fronteiras, a alegria da juventude, a beleza da cidade de Roma ( e das cidades italianas que visitámos) e a presença jovem e calorosa do Papa João Paulo II em Tor Vergata, onde teve lugar uma vigília de oração e a missa de encerramento. Apesar da idade e do estado débil de saúde, naquelas horas o Espírito esteve nele e conseguiu passá-lo aos milhares de jovens ali reunidos, como se pode ver nestas imagens . Apesar do nó na garganta ao revê-las (e vale a pena vê-las até ao fim) apeteceu-me cantar...

"Siamo qui
sotto la stessa luce
sotto la sua croce
cantando ad una voce.
E' l'Emmanuel, Emmanuel, Emmanuel.
E' L'Emmanuel, Emmanuel."
(Hino da JMJ 2000)


3 comentários:

RR disse...

SIAMO Sempre, Sempre QUI!!!

Que nó na garganta! Mas que nó! Tenho saudades, do tempo, da viagem, do que vivemos, do JP II...
E que magrinho estava!!! Lol
Bjs

Peregrina disse...

Pronto...
Tou com a lágrima no olho... e com o nó na garganta!
É incrivél como esta viagem me marcou! Nos marcou!

É verdade RR...que magrinhos estavamos!! =)
Bjs

Sara disse...

Eu estive em 89 em Santiago de Compostela, com o mote "Yo soy el Camino, la Verdad y la Vida". Inesquecivel, ainda hoje. :)