sexta-feira, 18 de abril de 2008

AJUDA


Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema Património Religioso e Espaços Sagrados.
Ora, a propósito, pensei hoje falar de um espaço sagrado do nosso concelho, que está encerrado há meia dúzia de anos, para obras de restauro e conservação. Nada mais, nada menos, que a matriz de Peniche: a Igreja de Nª Senhora da Ajuda.
A sua construção remonta ao séc. XVI.As paredes interiores são cobertas por belos azulejos e o retábulo de talha é dos finais do séc. XVII.Nos altares pode ainda admirar-se uma magnífica série de esculturas de madeira, como a pietá que ilustra este post.
Neste momento as obras prosseguem, faltando ainda uma verba de 211.309,24€ para cobrir o valor total da obra.Decorrem algumas campanhas de angariação de fundos e existe inclusivé um site onde podem ser consultados vários dados sobre a igreja e sobre a obra (www.igrejansajuda.org).Uma das formas de contribuir é através de uma transferência bancária para o NIB 0035061200027794330 (CGD).
Um dos objectivos do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é precisamente alertar para a diversidade do património e sensibilizar para a sua conservação.Naturalmente que o Concelho de Peniche tem muito outro património digno de menção. Mas hoje achei por bem dar uma AJUDA a esta causa...

1 comentário:

Peregrina disse...

Boa!
Que saudades da Igreja que me viu crescer, que viu crescer a minha Fé!
Que seja breve a recuperação!
=)
Bjs
Anita