sexta-feira, 30 de maio de 2008

Por um mundo melhor...


Começa hoje mais um Rock in Rio Lisboa, sob a égide do slogan que dá título a este post...Muitos nomes bem conhecidos do panorama musical mundial passarão pela Bela Vista nos próximos fins-de-semana.

Fui à 1ª edição do Rock in Rio Lisboa, em 2004. Infelizmente NÃO VOU à deste ano...mas tenho pena! Fica para a próxima...

Aos que vão, desejo que curtam a música que por lá vão ouvir, já que essa é - definitivamente -uma linguagem universal que nos une a todos e nos faz acreditar que um mundo melhor é realmente possível...pelo menos nas canções ;)

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Aquarela

Uma Aquarela musical com ritmo do Brasil ...para pintar o dia com aquelas cores que nos fazem mais felizes: as coisas simples da vida ;)
(...) Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis rectas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...


PS - Vale a pena ver a animação desta música de Toquinho aqui.

terça-feira, 27 de maio de 2008

S...de saudade, sentimentos, Salvador.


Hoje descobri o diário da Iveta. Aqui fica, para que possam ler a SAUDADE que aperta o coração de quem teve de partir...
Beijos para o outro lado do Atlântico e um abraço, do tamanho do mar que nos separa, para toda a família Salvador ;)
PS -...faz de conta que a saudade da imagem foi escrita na areia de Peniche de Cima ou na do Porto d'areia ;)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Always on my mind...



Ouço agora a versão mais ritmada desta música, que é já um clássico: Always on my mind...
Canção originalmente gravada por Brenda Lee em 1972, com música e letra de Johnny Christopher, Mark James and Wayne Carson Thompson ficou famosa na voz de Elvis Presley (que a gravou ainda nesse ano). Dez anos depois, em 1982, foi a vez de Willie Nelson gravar uma versão mais country style e, em 1987, os Pet Shop Boys gravarem a versão citada, dando-lhe uma roupagem mais pop.
Confesso que gosto de qualquer uma delas...é uma daquelas músicas que fica always on our minds, independentemente do ritmo ;)

Espantalhos solidários


É já amanhã que inaugura a exposição "Vamos espantar o preconceito..."
Integrado nas comemorações do seu 30º aniversário, a Cercipeniche promoveu o concurso de espantalhos “Vamos espantar o preconceito…”, dirigido às Escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do Concelho e, na sequência deste concurso, vai estar patente ao público de 27 a 30 de Maio, no Centro de Reabilitação Profissional (CREAP), uma exposição com todos os trabalhos realizados pelas Escolas que participaram no Concurso.
A entrega de prémios aos trabalhos vencedores irá decorrer amanhã, pelas 14h30 no CREAP.
Entretanto, tem até Domingo, 1 de Junho, para colaborar nesta campanha. Não fique alheio a esta luz...

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Antony


Neste post já tinha feito referência a Antony and the Johnsons.Hoje volto à carga porque acho que vale realmente a pena falar desta banda. Criada em Nova York, pelo cantor e pianista inglês Antony Hegarty, a banda é composta pela canadiana Julia Kent (cello/arranjos de cordas), o baterista Todd Cohen, o baixista Jeff Langston, os violinistas Maxim Moston e Joan Wasser e o guitarrista Rob Moose. Antony, vocalista e pianista da banda, dono de um visual andrógino, aborda na sua música temas como a transexualidade, o amor e a morte. Em palco, a performance - a que não é alheia a sua formação teatral- vai para além da música (já fez aparições com maquilhagem derretida no rosto, sobrancelhas mal desenhadas e textos escritos na face) mas é a voz que nos anestesia...Em 2000 lançaram o primeiro disco, com o nome da banda, e em 2005 surge I'm a bird now, que foi vencedor do Mercury Prize, o mais importante prémio musical de Inglaterra.Foi este álbum que ouvi, pela 1º vez numa aula de dança, que me despertou para esta sonoridade....melancólica, é certo!..às vezes até deprimente, mas concerteza muito bela ;) Depois, fui-me cruzando com Antony mais algumas vezes. Agora, só me resta esperar pelo novo álbum - The Crying Light - que deverá ser lançado ainda este ano e que Antony venha a Portugal para o apresentar aos muitos fãs que já tem em terras lusas.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Variações


Há pouco tocava na rádio "quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga..." Hoje de manhã ouvi "Estou além" na voz de Lena d'àgua...e já começa a ressoar na minha cabeça "é pr'ámanhã, não podias fazer hoje..."
Ora não posso deixar para amanhã e é mesmo hoje que lembro aqui António Variações o autor dessas e de outras canções que marcaram uma geração e, passados tantos anos, ainda dão origem a belíssimas interpretações de outros cantores. Basta lembrar o projecto Humanos, mas podíamos recuar e lembrar Lena d'água, os Delfins e outros que ao longo dos últimos 20 anos têm sabido reinterpretar as melodias e, sobretudo, as acutilantes e sempre actuais letras de Variações. Porque sempre tive um carinho especial pela personagem li há tempos a sua biografia ANTÓNIO VARIAÇÕES: ENTRE BRAGA E NOVA IORQUE, de Manuela Gonzaga, que aconselho a quem queira saber um pouco mais sobre este génio da música portuguesa...se não vos apetecer ler, podem sempre aproveitar para ouvir o melhor de António Variações. Não vão concerteza dar por mal empregue o vosso tempo...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Acreditar...


No próximo dia 21 de Maio assinala-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Num mundo atormentado como nos parece o nosso - basta ver os noticiários televisivos que nos bombardeiam com catástrofes naturais (como na China ou na Birmânia)e atrocidades humanas (como agora acontece na África do Sul)- parece tantas vezes não haver espaço para o diálogo e, muito menos, para o desenvolvimento...mas como "o essencial é invisível aos olhos"* há que acreditar que ainda são muitos os redutos de paz, alegria e esperança que este mundo tão diverso, culturalmente e não só, ainda nos reserva ;)

* in "O Príncipezinho" de A. Saint-Éxupery.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Remédios para o corpo e para a alma ;)


O Santuário de Nª Srª dos Remédios será, este fim-de-semana, palco de duas iniciativas que assinalo:
- Sábado e Domingo terá a funcionar uma Casa de Petiscos, para angariação de fundos para as obras da Igreja de Nª Srº da Ajuda. Quem aprecia saladas de polvo e de ovas, charabanecos fritos e outras maravilhas do petisco, tem a porta aberta das 12h00 às 22h00 e ainda contribui para uma boa causa;
- No Domingo, dia 18, pelas 09h00 partirá dali a
1ª Grande Estafeta Peniche-Fátima a correr, numa organização da Secção de Atletismo do Centro Social do Pessoal da CMP.A chegada a Fátima está prevista para as 18h00 e, pelo caminho, cerca de 100 atletas vão passar entre si o testemunho da amizade, da fé, da esperança e da entreajuda.
Duas iniciativas a louvar e apoiar, sobre o olhar atento duma mãe muito especial ;)

Era uma vez...


Como já foi noticiado aqui, hoje vamos ter poesia e amanhã andarão histórias à solta em Peniche...

Artes em cocktail


Ontem fui a este evento. No fim de um dia bastante atarefado soube-me bem ouvir poesia e música bem dita e bem tocada. Parabéns ao Paulo, ao Canão, ao Pedro e ao Thierry...e já agora ao Mário Rui que trata das belas imagens que acompanham este espectáculo.
Fiquei também agradavelmente surpreendida com as novas instalações da ESTM, onde ainda não tinha entrado...Peniche merece e agradece.Hei-de lá voltar para uma volta de reconhecimento.E foi bom conversar com pessoas que já não via há algum tempo...são sempre conversas que nos abrem horizontes. No horizonte estava a Berlenga recortada a negro (a indiciar chuva), naturalmente acompanhada pelas Estelas e pelos Farilhões...uma das muitas belezas naturais que temos por cá e que poucas vezes apreciamos. Senti-me bem...pela poesia, pelos amigos, pela juventude e pela minha terra.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Song to the siren


Ontem fui a Caldas ouvir David Fonseca.Gostei!Para além das músicas do seu novo álbum "Dreams in colour" e de outras de álbuns anteriores (incluindo os dos Silence 4) interpretou 2 ou 3 músicas bem conhecidas,de outros autores, tais como "Rocket man" de Elton John ou "Vídeo kill the radio star" dos The Buggles.Mas no ouvido ficou-me aquela música, para mim desconhecida, que interpretou empunhando uma luz...uma sonoridade lindíssima, a lembrar-me um outro cantautor que gosto muito: Anthony (and the Johnsons). Depois de uma pesquisa na Internet descobri que a tal canção desconhecida se intitula Song to the siren (Canto para uma sereia), um original de Tim Buckley. Esta música é a sua obra mais emblemática, melodia composta por Buckley à mesa do café, em 1967, sobre um poema de Beckett inspirado na Odisseia, de Homero. Segundo reza a história, Tim leu a letra, fez uma pausa, pegou no violão de 12 cordas e criou a música no acto, quase do modo como ela seria registada no LP "Starsailor",de 1970.Nascido em 1947, Tim Buckley viria a falecer em 1975 de overdose. Quarenta anos depois, esta música foi como um farol neste concerto de David Fonseca...E porque as grandes músicas não passam de moda, nem têm idade, vale a pena escutá-la na versão original ou na de David Fonseca.
PS - Este concerto aconteceu no âmbito das festas da cidade de Caldas da Rainha, que hoje assinala o seu feriado municipal e inaugura o novo Centro Cultural e de Congressos, o CCC cuja programação podem consultar aqui
PS2 - Porque a morfose ajudou-me a encontrar aqui uma foto bem melhor que a minha, decidi substituí-la ;)

terça-feira, 13 de maio de 2008

Poesia e histórias à solta em Peniche...


O grupo O Contador de Histórias estará de novo em Peniche, a convite do Município /Pelouro da Cultura, para desenvolver actividades em torno do livro e da leitura. E é já nos dias 16 e 17 de Maio. Para além de acções direccionadas para o público escolar teremos:

- dia 16 de Maio pelas 21h30, na Garagem da Biblioteca – Massagens Poéticas (sessão de poesia aberta ao público em geral);

- dia 17 de Maio, desenvolverá uma Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias. Esta actividade destina-se a pais e a todos aqueles que gostam de contar histórias e terá lugar das 15h00 às 18h00 na Biblioteca Municipal.Há inscrições gratuitas,só para saber com quantas pessoas contar;

- e ainda no Sábado às 21h30, no Auditório do Espaço Cultural da Câmara Municipal de Peniche, teremos uma hora do conto, especial para pais e filhos, mas também para todos aqueles que gostam de ouvir contar histórias: a dinamização do livro A História do Zeca Garro. O Zeca é um jovem cagarro que (como acontece na espécie) fica sozinho enquanto os progenitores migram para sul, até ter condições para voar sozinho. Mas quando inicia a viagem vão surgir alguns perigos e não vai ser fácil reencontrar os pais…

Vai valer a pena aparecer...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Cores da Ásia...ou do mundo!


Com o Tibete na ordem do dia, esta é uma das muitas e belas fotografias que podem apreciar no blogue Histórias do Mundo que sugiro aqui ao lado...nele podem acompanhar a Clara e o Miguel no seu périplo mundial. Muitas foram já as cores, os sabores e os saberes apreendidos nesta viagem iniciada em Setembro de 2007 que tem como objectivo fazer uma volta ao Mundo. São mais de 70 000km, doze meses em viagem pelos cinco Continentes. Quatro biliões de pessoas. Três Oceanos. Dois Olhares. Um Planeta Único.
Querem mais diálogo intercultural que este?

Sabores da Europa


Tal como tinha sido noticiado aqui, na passada 6ª feira teve lugar um jantar europeu na cantina da CMP. Como entradas, uns queijos franceses e portugueses e a boa da azeitona! Seguiu-se a sopa de cebola à francesa e caldo verde bem português para aquecer o estômago e prepará-lo para os pratos principais: spaguetti à la carbonara (Itália), gratin dauphinois (França), meatloaf (Finlândia) e bacalhau à brás (Portugal). Para sobremesa: tiramisú (Itália), bolo das 3 cores (Polónia), tarte de maçã (Alemanha)e o nosso arroz doce...que está em todas ;)Um chá ou um cafézinho para finalizar...e assim se fez um jantar bem representativo em gerações e nacionalidades: dos 2 aos 80 anos, estiveram à mesa cerca de 50 convivas, entre portugueses, italianos, franceses, finlandeses, americanos e australianos. Para terminar, ainda houve tempo para partilharmos experiências sobre esta realidade de "ser europeu" e o diálogo intercultural que é tão necessário para um mundo mais fraterno.Uma experiência a repetir...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Bom fim-de-semana ;)


Para além da sugestão feita no post anterior, deixo aqui mais algumas para este fim-de-semana de 10 e 11 de Maio:
- a exposição "Dois alentejanos em Peniche", patente no Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche. Fitas Ferreira mostra o seu talento com a cortiça e António Estorninho apresenta algumas das suas pinturas a óleo.Patente até dia 25 de Maio;
- a conferência "O movimento maoísta em Portugal", a ter lugar no auditório da ESTM no dia 10, pelas 21h30, integrado nesta iniciativa;
- o 2º peddipaper ambiental, promovido pela Arméria, com partida da sede desta associação às 10h00 de dia 11, Domingo. Uma manhã bem preenchida, concerteza;
- em alternativa, experimente as Manhãs de Lazer e Desporto no Parque.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Banda Juvenil do Gavião actua em Peniche


A propósito desta actividade lembrei-me de uma ida ao Gavião, há mais de uma década, quando ainda existia o Grupo de Dança Popular de Peniche e eu era uma das dançarinas. A convite do Prof. Seara, natural desta terra do Alto Alentejo, actuámos num festival gastronómico que lá tem lugar anualmente. Apesar da longa viagem ficou-nos uma grata memória desta actuação. Passados todos estes anos, a banda juvenil da terra retribui a visita...
É já no próximo Sábado, dia 10 de Maio, que vem a Peniche actuar. O concerto é aberto ao público e terá lugar no Salão de festas do Clube Recreativo Penichense às 16h30.
É uma iniciativa do Rotary Clube de Peniche em parceria com o Clube Recreativo Penichense e a Câmara Municipal de Peniche, que recomendo vivamente, embora não possa estar presente.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Red,red wine...


Não, não foi o que bebi ao almoço ;) É apenas o título de uma das canções da minha vida, que passa agora na rádio.
Sempre que ouço os acordes desta música, escrita e originalmente gravada por Neil Diamond, mas mais conhecida na versão dos UB40, apetece-me dançar...e não é dos efeitos do álcool, não senhor...é mais das saudades de outros tempos.

Pirilampo entra em campo...


O Pirilampo Mágico vai iluminar de novo o nosso país...de 9 de Maio e 1 de Junho decorrerá mais uma campanha. Nacionalmente organizada pela FENARCERCI – Federação Nacional das Cerci´s, em colaboração com a RDP Antena 1, em Peniche é dinamizada pela CERCIPENICHE, instituição que merece todo o nosso apoio e admiração.
Para colaborar nesta iniciativa só tem de adquirir os materiais da campanha - Pirilampos (2€) e Pin´s (1€)- disponíveis nos postos de venda da Praça Jacob Rodrigues e do Mercado Municipal, bem como na CERCIPENICHE, escolas, empresas, estabelecimentos comerciais e organismos públicos, que se associam a esta campanha.
Hoje, no Estádio do Restelo em Lisboa, terá lugar a Sessão de Abertura Pirilampo Mágico 2008 “Pirilampo entra em campo, Portugal sai a ganhar”.
No âmbito da campanha, a Cercipeniche vai desenvolver duas actividades abertas à comunidade:
* dia 26 de Maio – Actividade de Canoagem “Todos na Canoa”, entre as 10 e as 16 horas em Peniche (Praia do Quebrado);
* dia 31 de Maio – Surf Pirilampo Mágico 2008 “Na mesma Onda” – A partir das 9h30 na Praia do Baleal em Peniche.
Vamos torcer por esta equipa...

segunda-feira, 5 de maio de 2008

5 do Cinco


Pois é,sempre gostei desta data:5 de Maio, 5 do Cinco. É um dos dias em que conheço mais aniversariantes, sendo que dois me são particularmente queridos: a minha avó materna (que se fosse viva faria hoje 88 anos) e o Sr. Prior, Monsenhor Bastos, que completa hoje 86 primaveras. Podia referir aqui outros amigos, que também hoje celebram mais um ano de vida, mas vou escusar-me a referir mais nomes, não deixando de os parabenizar com muita amizade...eles sabem quem são ;)
E a propósito da data, fiz uma pequena pesquisa sobre o número cinco, e fiquei a saber, ou relembrei, que:
- são 5 os sentidos: audição, paladar, tacto, visão e olfacto;
- fala-se de um elemento - a luz - para além dos 4 bem conhecidos (água, terra, fogo e ar);
- são 5 as sensações gustativas (salgado, amargo, ácido, picante e doce);
- também são 5 as sensações tácteis: temperatura (quente/frio), densidade (mole duro), maleabilidade (rigidez/flexibilidade/fluidez), aspereza (macio/rugoso) textura (fofo / não fofo);
- são 5 as percepções visuais básicas: cor, dimensão (tamanho), forma, (amorfo / não amorfo), simetria (relações comprimento, largura, altura), proporcionalidade;
- o nosso organismo só dispõe de 5 vísceras: rins, pulmões, baço, fígado, coração;
- e são 5 os continentes (Europa, América, África, Ásia e Oceânia).
Curiosamente, na língua portuguesa, o 5 é o único número que se escreve com o número de letras correspondente ao significado (c-i-n-c-o).
E quem já não bebeu o chá das 5? Ou quem não leu um livro da colecção Os Cinco? Ou quem não cheirou o perfume mais famoso do mundo, Chanel Nº 5?Talvez não tenham ainda visto o filme "Cinco dias, cinco noites"...ou lido o livro "Cinco quartos de laranja"...Se não o fizeram, aqui ficam 5 sugestões para assinalarem este 5 do cinco ;)

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Saudades do Brasil em Portugal*


Fez ontem três anos que iniciei uma daquelas viagens que nos marcam a vida...Fui fazer um IGE (Intercâmbio Geral de Estudos, promovido pela Fundação Rotária) no Brasil. Todo o mês de Maio de 2005 foi passado no país irmão, percorrendo cerca de 18 localidades, algumas com nomes estranhíssimos (Pindamonhangaba, Taubaté, Vassouras, Jacareí, Volta Redonda) outras mais conhecidas como Rio de Janeiro, São Paulo ou Ilha Bela.
Cada vez que vejo as muitas fotografias que registam esta aventura, confesso que fico com uma pontinha de saudade...
Foi uma experiência muitíssimo enriquecedora, que me permitiu conhecer pessoas e lugares que não vou esquecer, e um teste às minhas capacidades de convivência a adaptação a novas realidades.
Para os amigos que viveram comigo esta aventura, aqui fica um beijo especial e este registo fotográfico tirado na Academia Militar de Agulhas Negras em Resende - RJ.
Para os outros amigos (aqueles que ficaram do outro lado do Atlântico) um abraço do tamanho do mar que nos separa ;)

*título de uma música de Vinicius de Moraes