quarta-feira, 21 de maio de 2008

Variações


Há pouco tocava na rádio "quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga..." Hoje de manhã ouvi "Estou além" na voz de Lena d'àgua...e já começa a ressoar na minha cabeça "é pr'ámanhã, não podias fazer hoje..."
Ora não posso deixar para amanhã e é mesmo hoje que lembro aqui António Variações o autor dessas e de outras canções que marcaram uma geração e, passados tantos anos, ainda dão origem a belíssimas interpretações de outros cantores. Basta lembrar o projecto Humanos, mas podíamos recuar e lembrar Lena d'água, os Delfins e outros que ao longo dos últimos 20 anos têm sabido reinterpretar as melodias e, sobretudo, as acutilantes e sempre actuais letras de Variações. Porque sempre tive um carinho especial pela personagem li há tempos a sua biografia ANTÓNIO VARIAÇÕES: ENTRE BRAGA E NOVA IORQUE, de Manuela Gonzaga, que aconselho a quem queira saber um pouco mais sobre este génio da música portuguesa...se não vos apetecer ler, podem sempre aproveitar para ouvir o melhor de António Variações. Não vão concerteza dar por mal empregue o vosso tempo...

1 comentário:

morfose disse...

Excelente sugestão, o Variações sempre me fascinou pelo seu talento, pela sua irreverência e por se estar a borrifar para o que pensavam dele nos anos 80, em Portugal, ainda tão preconceituoso.
Como ainda é, aliás.