quinta-feira, 15 de maio de 2008

Song to the siren


Ontem fui a Caldas ouvir David Fonseca.Gostei!Para além das músicas do seu novo álbum "Dreams in colour" e de outras de álbuns anteriores (incluindo os dos Silence 4) interpretou 2 ou 3 músicas bem conhecidas,de outros autores, tais como "Rocket man" de Elton John ou "Vídeo kill the radio star" dos The Buggles.Mas no ouvido ficou-me aquela música, para mim desconhecida, que interpretou empunhando uma luz...uma sonoridade lindíssima, a lembrar-me um outro cantautor que gosto muito: Anthony (and the Johnsons). Depois de uma pesquisa na Internet descobri que a tal canção desconhecida se intitula Song to the siren (Canto para uma sereia), um original de Tim Buckley. Esta música é a sua obra mais emblemática, melodia composta por Buckley à mesa do café, em 1967, sobre um poema de Beckett inspirado na Odisseia, de Homero. Segundo reza a história, Tim leu a letra, fez uma pausa, pegou no violão de 12 cordas e criou a música no acto, quase do modo como ela seria registada no LP "Starsailor",de 1970.Nascido em 1947, Tim Buckley viria a falecer em 1975 de overdose. Quarenta anos depois, esta música foi como um farol neste concerto de David Fonseca...E porque as grandes músicas não passam de moda, nem têm idade, vale a pena escutá-la na versão original ou na de David Fonseca.
PS - Este concerto aconteceu no âmbito das festas da cidade de Caldas da Rainha, que hoje assinala o seu feriado municipal e inaugura o novo Centro Cultural e de Congressos, o CCC cuja programação podem consultar aqui
PS2 - Porque a morfose ajudou-me a encontrar aqui uma foto bem melhor que a minha, decidi substituí-la ;)

2 comentários:

morfose disse...

Bom dia.
Song to the siren é uma canção linda. Sou fã do Tim Buckley há muitos anos (e do Jeff Buckey também que, aliás, tive a honra de conhecer), e adorei ouvir o David a cantá-la. Correu lindamente, o concerto.

PS. Posso roubar a foto, que as minhas ficaram uma porcaria?

morfose disse...

Hehe!
Tb a usei. Está fantástica.