segunda-feira, 5 de maio de 2008

5 do Cinco


Pois é,sempre gostei desta data:5 de Maio, 5 do Cinco. É um dos dias em que conheço mais aniversariantes, sendo que dois me são particularmente queridos: a minha avó materna (que se fosse viva faria hoje 88 anos) e o Sr. Prior, Monsenhor Bastos, que completa hoje 86 primaveras. Podia referir aqui outros amigos, que também hoje celebram mais um ano de vida, mas vou escusar-me a referir mais nomes, não deixando de os parabenizar com muita amizade...eles sabem quem são ;)
E a propósito da data, fiz uma pequena pesquisa sobre o número cinco, e fiquei a saber, ou relembrei, que:
- são 5 os sentidos: audição, paladar, tacto, visão e olfacto;
- fala-se de um elemento - a luz - para além dos 4 bem conhecidos (água, terra, fogo e ar);
- são 5 as sensações gustativas (salgado, amargo, ácido, picante e doce);
- também são 5 as sensações tácteis: temperatura (quente/frio), densidade (mole duro), maleabilidade (rigidez/flexibilidade/fluidez), aspereza (macio/rugoso) textura (fofo / não fofo);
- são 5 as percepções visuais básicas: cor, dimensão (tamanho), forma, (amorfo / não amorfo), simetria (relações comprimento, largura, altura), proporcionalidade;
- o nosso organismo só dispõe de 5 vísceras: rins, pulmões, baço, fígado, coração;
- e são 5 os continentes (Europa, América, África, Ásia e Oceânia).
Curiosamente, na língua portuguesa, o 5 é o único número que se escreve com o número de letras correspondente ao significado (c-i-n-c-o).
E quem já não bebeu o chá das 5? Ou quem não leu um livro da colecção Os Cinco? Ou quem não cheirou o perfume mais famoso do mundo, Chanel Nº 5?Talvez não tenham ainda visto o filme "Cinco dias, cinco noites"...ou lido o livro "Cinco quartos de laranja"...Se não o fizeram, aqui ficam 5 sugestões para assinalarem este 5 do cinco ;)

3 comentários:

Peregrina disse...

Gostei!
Já fiz o comentário...faltam 4 para serem...5! =)
Bjs
Anita

maria disse...

Curioso e muito bem observado.
maria

Iveta disse...

bom, deixo entao o terceiro comentário, e aproveito para dizer que 5 de Maio é um dia muito badalado aqui por estas bandas, dado que é o dia em que se festeja a independencia do México!
Beijinhos deste lado do oceano!