segunda-feira, 4 de outubro de 2010

S. Francisco, Snoopy e a Paz

Hoje é dia de S. Francisco de Assis e, por esse motivo, é também Dia Mundial do Animal, já que no Congresso de Protecção Animal, realizado em 1929 em Viena de Áustria, assim ficou estabelecido, dada a ligação de São Francisco de Assis a toda a criação e sobretudo aos animais, que via como irmãos.
E é também neste dia que está de parabéns um dos animais mais famosos das tiras de banda desenhada, já que foi a 4 de Outubro de 1950 que Snoopy surgiu na história dos Peanuts.
Entre S. Francisco e o Snoopy poderia não haver qualquer outra ligação se, na verdade, ambos não nos "falassem", à sua maneira, da condição humana.
E certo é que a humanidade estaria bem melhor se conseguisse viver tudo aquilo por que S. Francisco reza na sua Oração pela Paz:
"Senhor,
Fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna. "
PAZ E BEM!

1 comentário:

maria disse...

uma oração, com esta ou outra designação que se queira, que deveria ser observada por todos. obrigada pelo alerta.
maria