quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A poesia anda por aí...

"Para quem ainda não conhece, este é um projecto da Câmara Municipal de Peniche, herdeiro das sessões de poesia que foram tendo lugar na Biblioteca Municipal de Peniche, de forma mais ou menos regular, nesta última dúzia de anos. Em Março de 2010 foi decidido descentralizar estas sessões, e levar a poesia a novos públicos e a espaços menos convencionais, onde ela não é tradicionalmente ouvida. Em Março houve uma sessão na Capela de Santa Bárbara, na Fortaleza de Peniche; em Abril, nas celas do Bloco C da antiga Prisão Política em pleno espaço do Museu Municipal; em Maio, na sala de exposições do edifício Cultural; e, em Junho, na festa dos santos populares da Casa da Bica.

Retomamo-lo agora em Outubro e a sessão deste mês terá lugar na Igreja da Misericórdia de Peniche, às 21h30, da próxima 6ª feira - dia 29, sendo que a temática escolhida é “poesia orante”.

Podendo à partida parecer uma temática limitada, na verdade não o é, já que muitos foram os poetas que, a dada altura das suas vidas, escreveram textos poéticos reflexo da sua relação com o divino, alguns mesmo em jeito de oração, outros apenas reflectindo dúvidas ou graças obtidas, como é o caso de João de Deus, Manuel Alegre, Tolentino de Mendonça, Sebastião da Gama ou José Régio.
Apareça!
(Fonte: Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal de Peniche)

Sem comentários: