terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dar não dói...

Nos últimos dias têm-me chegado (via-internet) alguns pedidos no sentido de ser dador de medula óssea. De facto, parecem ser cada vez mais os doentes do foro hemato-oncológico e são-no (também) cada vez mais jovens...o que não deixa de ser assustador!
Para ser dador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 45 anos de idade, ter 50 kg (no mínimo), não ser portador de doenças crónicas ou auto-imunes e não ter recebido qualquer transfusão de sangue desde 1980.
Num primeiro passo há que se dirigir ao CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) ou a um dos Centros de Histocompatibilidade: o do Norte fica no Porto; o do Centro, em Coimbra; e o do Sul é em Lisboa), não havendo necessidade de ir em jejum. Importante é levar o BI ou Cartão do Cidadão
Na primeira fase o dador responderá a um inquérito clínico que será devidamente avaliado. Se não for detectada nenhuma contra-indicação, far-se-ão colheitas de sangue para tipagem e determinação de marcadores virais.Se tudo estiver bem, fica automaticamente inscrito no Registo.
Se não for possível dirigir-se a um dos centros, o CHSul disponibiliza online um inquérito que, devidamente preenchido, deve ser enviado por correio, para o Centro de Histocompatibilidade do Sul , Alameda das Linhas de Torres, nº 117 1769-001 Lisboa, ou por fax para o Nº 217504141, e depois de avaliado receberá uma carta, a convocar para o Serviço de Sangue mais próximo da sua área de residência.
Sempre que um doente não tiver um dador familiar compatível (o que acontece em cerca de 75% dos casos) é iniciado um processo de pesquisa em registos de dadores. Quando um potencial dador é identificado efectua-se um exame médico rigoroso e, depois de esclarecidas todas as dúvidas, é assinado um impresso de consentimento informado. Estão então cumpridas as várias etapas para se ser dador de medula óssea.
Para saberem mais, também podem ir por aqui.
E já agora fica o desafio: vamos prencher o inquérito acima referido e dar o primeiro passo na nossa inscrição como dadores!

1 comentário:

maria disse...

...sempre na vanguarda de campanhas solidárias.
maria