segunda-feira, 24 de abril de 2017

25 de abril

" (...) é também possível que me queiras perguntar: então o que se pode fazer pelo 25 de Abril, para que ele não seja apenas uma data no calendário? E é uma excelente pergunta.

Eu, mesmo tendo muito poucas certezas, respondo-te sem hesitar: o melhor é fazer com a que a liberdade que o 25 de Abril nos trouxe ajude sempre a melhorar o que de bom há em nós e neste país tão antigo e tão vivido, que já atravessou oceanos, desbravou florestas virgens e levou língua, cultura e civilização a vários continentes. Esse é o verdadeiro sentido e principal conteúdo da liberdade.

E nunca te esqueças que a liberdade é, antes de mais nada, o respeito pelos outros e o respeito que os outros nos devem em função dos nossos direitos. A liberdade é a combinação entre os direitos e os deveres, sem que cada um invada o espaço que, por direito, pertence aos outros. 
Hoje tens nas tuas mãos esse tesouro de que muitas vezes nem te apercebes e que se chama LIBERDADE."                                                                                             (José Jorge Letria in "O 25 de Abrill contado às crianças...e aos outros", Terramar, 1999)

Ilustração: "O cravo não é um guarda chuva", pintura em acrílico sobre tela, da autoria do jornalista/pintor Marinho Neves

Sem comentários: