sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LUSITANA é apresentada amanhã...

A coleção, Lusitana, a nova tradição da filigrana - Jóias Inspiradas no design tradicional português com Renda de Bilros de Peniche, será apresentada publicamente amanhã dia 10 de novembro, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, pelas 15h00.

Depois da apresentação do coração “A ANFITRIÔ (na foto) em Julho passado, estamos prestes a conhecer a cruz de Malta “A GUERREIRA” , as arrecadas “AS GLORIOSAS”, a cruz da Ordem de Cristo “A EXPLORADORA”, a escrava “A LIBERTADORA”, a conta “A DESEJADA” , os brincos “OS AVENTUREIROS”, o anel “O ETERNO”, os botões de punho“OS NAVEGADORES” e a cruz “A ADORADA”.

Olhando para o tipo de jóia e para o nome escolhido para cada uma , percebemos um pouco o conceito que está por detrás desta coleção: a junção de técnicas artesanais -a da joalharia e a da renda de bilros- à "recuperação" de modelos de jóias bem portuguesas (como as tradicionais "arrecadas"), buscando no passado glorioso do povo português (sobretudo na época áurea dos Descobrimentos) motivos para nos inspirarmos a acreditarmos num futuro melhor. No fundo, é o exaltar do melhor que Portugal tem: na sua história, na sua alma  na sua tradição. Para saberem mais, podem ir por aqui...mas melhor será estarem, amanhã, na apresentação: às 15h00 no Edifício Cultural da CMP.

Sem comentários: