terça-feira, 16 de novembro de 2010

O futuro de Portugal está no mar...

Comemora-se hoje o Dia Nacional do Mar.
Para assinalar a data, o Município de Peniche inaugura hoje às 18h00, no Edifício Cultural da C.M.P., a exposição “Celebração da Cultura Costeira”, que estará patente até dia 28 deste mês.

Por todo o país multiplicam-se iniciativas, o que não é de estranhar num país com 1187 Km de faixa costeira, em que 76% da população reside em áreas costeiras e em que cerca de 60.500 pessoas têm a sua actividade profissional ligada ao mar. Estes são alguns dos dados que podemos ler na revista Notícias Magazine (DN), do passado Domingo, onde o economista Poças Esteves diz em entrevista que "O futuro de Portugal está no mar."
Outra conclusão não seria de esperar do coordenador do estudo "Hypercluster da Economia do Mar", um plano com 95 medidas que propõe doze clusters, doze áreas de abordagem ao mar, com capacidade para gerar riqueza e tornar o país mais competitivo. Dos doze clusters identificados, quatro destacam-se pelo potencial que encerram:
- "portos, logística e transportes marítimos";
- "turismo naútico e navegação de recreio";
- "pesca, aquicultura e indústria do pescado";
- "energia, minerais e biotecnologia".
De facto, o Mar encerra um manancial enorme e tão diversificado que a partir dele podemos falar da (óbvia) pesca mas também de energias renováveis, cosmética, turismo, embarcações e transportes, investigação, conservação ambiental, etc, etc.
E se estamos num país rodeado de mar, que dizer da nossa terra? Se, quanto à pesca, Peniche já viu melhores dias, também é certo que o facto de termos na nossa terra a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) nos traz perspectivas animadoras no desenvolvimento de outros clusters acima identificados.
Assim saibamos viver o mar, neste cantinho por ele abraçado...  
E se ficou interessado neste estudo, pode lê-lo aqui

Sem comentários: