sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"Elementar, meu caro..."

Na revista Sábado desta semana, a entrevista chamou-me a atenção pelo título: "A escola mata a criatividade e não valoriza o talento".
O entrevistado, Ken Robinson (Sir Ken Robinson, na verdade),  é um ilustre investigador britânico, uma das maiores autoridades mundiais nas áreas da educação e da criatividade e esteve recentemente em Portugal a defender  que as artes e o estímulo da imaginação são tão importantes para os alunos do século XXI como os números e as letras.
Concordo plenamente com esta ideia e tenho pena que as artes não sejam de facto mais valorizadas na escola portuguesa. Haveria concerteza muito mais alunos motivados, porque poderiam dar aso aos seus verdadeiros gostos e talentos...

Por isso fiquei com muita vontade de ler "O Elemento", livro do autor, publicado em Portugal em meados de Outubro, em que ele defende a existência de um ponto em que o talento e a paixão se encontram - "o Elemento"- de cada um: algo para o qual temos aptidão natural e que nos dá real prazer fazer. E do desenvolvimento desse Elemento poderá depender uma vida mais feliz...
 Para além da aptidão e da paixão é ainda muito importante a atitude perante essa descoberta e a oportunidade para a desenvolvermos. E é aqui que a escola poderia dar uma franca ajuda...ou , pelo menos, não coartar o natural desenvolvimento do Elemento de cada um: "o lugar onde se faz aquilo que se quer fazer e onde se é a pessoa que sempre se quis ser."
E vocês? Já descobriram o vosso elemento?

1 comentário:

maria disse...

..não conheço. vou espreitar numa próxima ida à livraria.
bom fim de semana.
maria