quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Centenário da República

A propósito do centenário da República em Portugal, que se assinala na próxima 3ª feira, o Município de Peniche irá promover algumas iniciativas. Para já, foram divulgadas as exposições "Viva a República!" e "A República está nas ruas". A 1ª estará patente de amanhã a Domingo, no Largo 5 de Outubro;  e a 2ª inaugura dia 5, na Sala do Governador, da Fortaleza de Peniche. A visitar!

Também na Biblioteca Municipal de Peniche a efeméride será assinalada com uma exposição bibliográfica e com uma exposição de cartazes.  
A primeira, intitulada “Monarquia decadente, República nascente: personagens e cenários”, destacará biografias dos últimos monarcas portugueses bem como dos primeiros presidentes da república em Portugal; monografias que retratam esta época;
obras de escritores marcantes deste período da história; obras literárias que ficcionam estes acontecimentos, não deixando de lado o contexto real e histórico vividos. Estará patente durante todo o mês de Outubro.
A segunda, intitulada “Letras e Cores, ideias e autores da República” é uma produção da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, em parceria com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, e trata-se de uma exposição em cartazes que cruza textos e autores da época da República, ou de alguma forma ligados a ela, com o que de melhor se está a fazer na área da ilustração portuguesa contemporânea.Para ver, no 1º piso da Biblioteca, a partir de amanhã e até final do ano.

Sem comentários: