quarta-feira, 24 de março de 2010

"As rendas de bilros vão à escola"

Hoje venho falar-vos de um projecto, que tem hoje um dos seus momentos altos, com a apresentação dos trabalhos das crianças nas respectivas escolas.
Trata-se do projecto "As rendas de bilros vão à escola" cujo objectivo é sensibilizar os mais novos para este nosso artesanato e, sobretudo, para a sua aprendizagem.
Tudo começou com a publicação de um livro intitulado "Uma simples história", no passado mês de Julho. Este livro, da autoria de Joaquim Meireles e Nuno Fragata, conta a história de uma menina que encontra, no sótão da avó, um bilro e os seus amigos (pique. almofada, banco, alfinetes...) e que, assim, inicia a aventura de fazer renda de bilros.
A partir desta história foi preparada uma acção de sensibilização junto de todas as crianças que frequentam o 1º ciclo no Concelho de Peniche:a  mim coube-me contar a história; à D. Ida Guilherme (sempre disponível com a sua sabedoria e gosto por estas coisas da nossa terra) coube fazer uma breve exposição sobre as rendas (sua origem, pontos-base, matérias-primas, utensílios e processo...) e apresentar a versatilidade deste artesanato ex-libris, mostrando alguns dos trabalhos que podemos fazer com ela; à Cristina Santos, Maria João e Ermelinda -rendilheiras-  demonstrar ao vivo e a cores como se faz a nossa renda. Nos últimos dias foram realizadas 25 sessões destas e esperemos que o resultado venha a ser um acréscimo no número de crianças interessadas em aprender a fazer renda de bilros.
No entretanto, sempre podem saber algo mais, de forma lúdica, com este livro de passatempos, que hoje receberam, e (porque não?) participar neste concurso...

Sem comentários: