sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Prémio Pessoa 2009

Fiquei feliz por saber que o prémio Pessoa de 2009 distinguiu D. Manuel Clemente. Este prémio pretende “reconhecer a actividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país” e, como podemos ler na justificação da atribuição do prémio ao bispo do Porto, "em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo (...) A sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, do combate à exclusão e da intervenção social da Igreja".
D. Manuel Clemente nasceu há 61 anos no Concelho de Torres Vedras e durante vários anos foi bispo auxiliar de Lisboa, nomeadamente desta zona Oeste, tendo sido nomeado bispo do Porto em Fevereiro de 2007.
Licenciado em História e Teologia e doutorado em Teologia Histórica, é presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, professor de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa e director do Centro de Estudos de História Religiosa na mesma universidade. Interveniente e comunicativo é uma das vozes mais ouvidas da Igreja católica portuguesa, nomeadamente nas questões histórico-teológicas, sendo reconhecida a sua simpatia, acessibilidade e talento para comunicar. No ano passado, foi o primeiro bispo português a usar o YouTube para transmitir a mensagem de Natal. Para saberem algo mais, sugiro a leitura deste artigo do Público.

Sem comentários: