Fiquei feliz por saber que o prémio Pessoa de 2009 distinguiu D. Manuel Clemente. Este prémio pretende “reconhecer a actividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e
científica do país” e, como podemos ler na justificação da atribuição do prémio ao bispo do Porto, "em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo (...) A sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, do combate à exclusão e da intervenção social da Igreja".
científica do país” e, como podemos ler na justificação da atribuição do prémio ao bispo do Porto, "em tempos difíceis como os que vivemos actualmente, D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo (...) A sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, do combate à exclusão e da intervenção social da Igreja".D. Manuel Clemente nasceu há 61 anos no Concelho de Torres Vedras e durante vários anos foi bispo auxiliar de Lisboa, nomeadamente desta zona Oeste, tendo sido nomeado bispo do Porto em Fevereiro de 2007.
Licenciado em História e Teologia e doutorado em Teologia Histórica, é presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, professor de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa e director do Centro de Estudos de História Religiosa na mesma universidade. Interveniente e comunicativo é uma das vozes mais ouvidas da Igreja católica portuguesa, nomeadamente nas questões histórico-teológicas, sendo reconhecida a sua simpatia, acessibilidade e talento para comunicar. No ano passado, foi o primeiro bispo português a usar o YouTube para transmitir a mensagem de Natal. Para saberem algo mais, sugiro a leitura deste artigo do Público.
Sem comentários:
Enviar um comentário