quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Morrer é só não ser visto

Acabei hoje de ler o novo livro de INÊS DE BARROS BAPTISTA, intitulado Morrer é só Não Ser Visto. É um livro composto por testemunhos de diversas pessoas, acerca da forma como encaram a morte e como fizeram, ou continuam a fazer, o luto por familiares e amigos que perderam ao longo da vida. Apesar do tema ser aparentemente soturno e triste, o livro surpreende-nos pela positiva, inspirando sentimentos de esperança.

Como refere a sinopse que podemos ler no WOOK: “(...)São histórias de vida que nos tocam pela capacidade de transmitir sentimentos e emoções sem máscaras e que nos inspiram pela força inusitada destas experiências de vida. As fragilidades da vida humana são aqui expostas. Os testemunhos recolhidos são de pessoas anónimas e personalidades conhecidas que foram escolhidas pela luz especial que comunicam e que através de um discurso positivo emitem sinais de esperança, força e amor. Sempre o amor. Com prefácio e posfácio de uma psicóloga e de um padre, o livro pretende chegar ao transcendente e aos mistérios da vida. "

O título do livro foi retirado de um poema de Fernando Pessoa, cujo aniversário da morte teve lugar na passada 2ª feira. E nas palavras do poeta...

"A morte é a curva da estrada,
A morte é a curva da estrada,
Morrer é só não ser visto.
Se escuto, eu te oiço a passada
Existir como eu existo.

A terra é feita de céu.
A mentira não tem ninho.
Nunca ninguém se perdeu.
Tudo é verdade e caminho."

1 comentário:

top secret disse...

tb ja acabei de ler
mt bom para mim nesta fase q estou a passar.