terça-feira, 30 de setembro de 2008

De olho pousado na Fortaleza...

Subscrevo o que diz o JP no blogue Amigos de Peniche a propósito da construção de uma pousada na Fortaleza de Peniche e dos comentários algo radicais a que esta realidade já deu origem. Transcrevo, de seguida, a minha opinião sobre este assunto que não quis deixar de registar nos comentários ao artigo de Irene Pimentel, no blogue Caminhos da Memória:
"Já dizia Kierkgaard, numa frase que gosto particularmente : A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás…mas só pode ser vivida olhando-se para a frente!

Como penicheira que sou, quero que a minha terra viva! Não esquecendo o seu passado (de alegrias e sofrimentos), melhorando o seu presente (e há muitos anos que as condições da Fortaleza e do Museu Municipal não são as melhores) e acreditando num futuro que, não renegando a sua história, possa ser mais feliz…
Peniche, e nomeadamente a sua Fortaleza,têm uma história que vai para além do tempo em que em Peniche houve uma cadeia. Não desrespeitando aqueles que por lá passaram (e seus amigos e familiares) há que respeitar também aqueles que em Peniche continuam a viver e querem, na sua terra: um núcleo museológico (da Resistência e não só) actual e pedagogicamente interessante; mais emprego; melhor oferta turística; uma Fortaleza renovada e não degradada (como está hoje).Porque não é no caminho da degradação que se dignificará a história ou avivará qualquer memória.

2 comentários:

Carlos Ramos disse...

Concordo contigo. O forte e espaço envolvente tem que ser dignificados, o que passou ao lado da ultima intervenção "urbanistica" na zona. Haverá sempre alguns velhos do restelo no caminho de quem quer fazer algo mais por Peniche, e é pena porque eles já ganharam muitas batalhas.

jp disse...

Ainda teremos muito que nos bater para deixar de assistir a uma certa e primária ligeireza com que vulgarmente se associam impolutos intuitos de empenhados "Amigos de Peniche", com a perfídia de outros ancestrais amigos de peniche.
Porém, a sintonia penicheira à volta deste tema demonstra que estamos no bom caminho...