sexta-feira, 20 de junho de 2008

Refugiados


E hoje é Dia Mundial dos Refugiados...

Quando era secretário geral das Nações Unidas, em 2006, Kofi Annan escreveu a este propósito: Para milhares de pessoas que todos os anos se vêem forçadas a fugir de suas casas e partir, levando apenas alguns dos seus bens, para salvar a vida, é apenas o início de um longo combate. Depois de terem escapado da perseguição ou da guerra e de terem encontrado um local seguro, os refugiados têm ainda de superar enormes dificuldades para obter aquilo que a maior parte de nós considera como adquirido – uma escola, um emprego, habitação e cuidados de saúde (...) Este dia lembra-nos que temos a responsabilidade de manter viva a esperança de todos aqueles que mais dela necessitam, ou seja, os milhões de refugiados e deslocados que ainda vivem no exílio.


Segundo um relatório apresentado na passada terça-feira pelo ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados - infelizmente o número de pessoas que fogem de conflitos armados ou de catástrofes naturais e que precisam de protecção não está a diminuir.
O número de refugiados e deslocados em todo o mundo atingiu no fim de 2007 o número recorde de 37,4 milhões: 11,4 milhões de refugiados foram obrigados a deixar os seus países devido a perseguições ou conflitos e 26 milhões foram forçados a deslocarem-se no interior de seu país. A esses números somam-se ainda os 4,6 milhões de refugiados palestinianos.

Uma realidade a que não podemos ficar indiferentes...

Sem comentários: