Ontem, a noite foi de Festival RTP da Canção.
E, ironicamente, foi por um triz que Carolina Deslandes não seguiu viagem até Roterdão para nos representar na Eurovisão. O título da sua canção reflete bem quão renhida foi a votação já que, na grelha classificativa final, Carolina obteve os mesmos 20 pontos que os vencedores - os The Black Mamba, com o seu Love is on my side - mas, por ter sido menos votada pelo público (recebeu 8 pontos e os TBM 10), e porque assim ditava o Regulamento, ficou-se por um honroso 2º lugar.
Curiosamente esta é a primeira vez que seremos representados na Eurovisão por uma canção cantada em língua estrangeira...coisa que também não parece importar aos portugueses que votaram, já que os 12 pontos do público foram para uma outra canção interpretada em inglês: Dancing in the stars de Neev.
Idiomas à parte, sabemos bem que a linguagem da música é universal e confesso que, pela minha parte, qualquer uma destas três canções faria boa figura no palco da Eurovisão, que este ano será montado em Roterdão, no próximo mês de maio. Para além das canções a concurso, a noite ficou marcada por outros belos momentos musicais:
- os de homenagem a Carlos do Carmo, assegurados por Ana Moura, Camané, Dino D'Santiago e Ricardo Ribeiro;
-e a evocação dos álbuns de José Mário Branco, Sérgio Godinho e José Afonso, gravados há 50 anos no emblemático Chateau d’Herouville (Paris), a cargo dos Clã acompanhados por Cláudia Pascoal e Filipe Sambado.
Deixo-vos com o top 3 desta 55ª edição do Festival:
Sem comentários:
Enviar um comentário