Há quem ainda questione a pertinência de um dia dedicado ao género feminino em pleno século XXI. Infelizmente, como disse um dia Simone de Beauvoir: "...basta uma crise política, económica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam postos em causa."
Esta afirmação é aliás citada na entrevista a Maria Manuel Leitão, eurodeputada com assento na FEMM - Comissão dos Direitos da Mulher e Igualdade de Género, que hoje destaco. Só por aqui se vê o quão justificada é esta evocação do Dia Internacional da Mulher: as reflexões são na sua maioria sobre a condição das mulheres na União Europeia e, se é assim na Europa, imagine-se no resto do mundo...
Aliás, não é preciso imaginar! Ainda há pouco tempo a RTP 2 passou o documentário WOMAN. Infelizmente, o documentário na íntegra já não está disponível na RTP Play e não o encontrei na minha pesquisa online. De qualquer forma, deixo-vos com o trailer, para que fiquem com uma ideia do que podem esperar e também como forma de homenagem a todas as mulheres do mundo na sua multiplicidade e riqueza interior, independentemente de raças, credos, lutas, vitórias, medos, tradições, desafios, oportunidades, talentos, quotidianos, virtudes e defeitos!
1 comentário:
Poderoso vídeo! Obrigada Ângela ❤️🙏
Enviar um comentário