quarta-feira, 29 de abril de 2020

Siga a dança!

Já não é segredo por aqui que dançar é das coisas que mais gosto de fazer. 
Ora hoje é Dia Mundial da Dança e não podia deixar de assinalar a data. 
Faço-o divulgando a mensagem que é universalmente lançada todos os anos, normalmente da autoria de um profissional da área. 
Este ano o escolhido foi o bailarino, coreógrafo e pedagogo sul-africano Gregory Vuyani Maqoma.
Ei-la: 
 
«Foi durante uma entrevista que dei recentemente que tive de pensar profundamente sobre a dança, o que significa para mim? Na minha resposta, tive que olhar para o meu percurso e percebi que era tudo uma questão de propósito, que cada dia apresenta um novo desafio que precisa ser enfrentado e é através da dança que eu tento entender o mundo.
Estamos a sair de tragédias inimagináveis, numa época que eu poderia descrever melhor como a era pós-humana. Mais do que nunca, precisamos dançar com um propósito, para lembrar ao mundo que a humanidade ainda existe. Propósito e empatia precisam prevalecer ao longo de anos e anos de inegável cenário virtual de dissolução que deu origem a uma catarse de luto universal que vence a tristeza, a dura realidade que continua a permear os vivos confrontados pela morte, rejeição e pobreza. A nossa dança deve mais do que nunca dar um forte sinal aos líderes mundiais e aos encarregados de salvaguardar e melhorar as condições humanas de que somos um exército de pensadores furiosos, e nosso objectivo é aquele que se esforça para mudar o mundo, um passo de cada vez.
A dança é liberdade e, através da nossa liberdade encontrada, devemos libertar os outros das armadilhas que enfrentam em diferentes cantos do mundo. A dança não é política, mas torna-se política porque carrega em sua fibra uma conexão humana e, portanto, responde às circunstâncias na tentativa de restaurar a dignidade humana.

Enquanto dançamos com os nossos corpos, cambaleando no espaço e entrelaçados, tornamo-nos uma força de movimento tecendo corações, tocando almas e fornecendo a cura que é tão desesperadamente necessária. 

 
E o propósito torna-se uma única dança invencível e indivisível, com cabeça de hidra.  
Tudo o que precisamos agora é dançar um pouco mais !!!»

*
 Como "mimo", neste dia, deixo-vos este vídeo que retrata a evolução da dança desde os anos 50 do século passado. Inspirem-se e dançem muito!


segunda-feira, 27 de abril de 2020

Há músicas (muito) boas de ouvir! CXXIX

A música que escolhi hoje foi ironicamente lançada no dia em que soubemos que, à conta do Covid19, viríamos para casa até ver...
Não convinha de todo "assobiar para o lado " e não querer saber, que o assunto - afinal- era mais sério do que inicialmente pensávamos!

Hoje, quarenta e alguns dias depois, partilho-a aqui, não por ser uma música extraordinária (que não é), mas sobretudo pela contagiante boa disposição do videoclip, repleto de caras conhecidas que o Carlão conseguiu reunir. Assumo-me fã do Carlão - há pessoas de quem é fácil gostar!- e da sua atitude face à vida. 

E este "Assobia para o lado" não é um hino à indiferença (como poderíamos pensar) mas sim o elogio daquilo que vale mesmo a pena na vida! 

Ouçam lá...e também podem dançar...ou assobiar...é "à vontade do freguês"...o que importa é que vos disponha bem...que bem precisamos todos de descontrair um pouco!


(...) Ouve o meu conselho, se tiveres pr'aí virado
Verdadeiro sucesso é amar e ser amado
Se disserem o contrário não fiques preocupado
Nã, assobia para o lado
Assobia para o lado
Assobia para o lado
Assobia para o lado
Eu só quero 'tar tranquilo, rodeado de algumas coisas
Que preciso para ter a minha paz
P'ra quê andar atrás daquilo que não controlo
Quando na verdade o essencial satisfaz
A maioria não está necessariamente certa
Questiona o que te dizem, mantém-te alerta
Não tenhas medo de arriscar...a vida é uma oferta
Mas essa porta, não fica para sempre aberta.
Não percas muito tempo a pensar no que vão dizer
Por aí, na dúvida sorri...
Respeita a vontade que pulsa dentro de ti
Para viveres em pleno a passagem por aqui (...)

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Dos livros e da liberdade...

A propósito do Desenh'Abril, desafio que o Município de Peniche lançou aos mais novos, até foi a minha mãe que me lembrou que há 34 anos também eu desenhei Abril, a convite do Município de Peniche. 

Celebrava-se então  o 12º aniversário do 25 de Abril e eu, praticamente com a mesma idade da Revolução, frequentava o 
6º ano na Escola Preparatória D. Luís de Ataíde quando respondi ao desafio, feito pela Câmara Municipal de Peniche aos alunos do Concelho, para que idealizassem o autocolante que nesse ano evocaria a efeméride. 

Eu, que sempre gostei de artes visuais e de trabalhos manuais, pus mãos à obra.
 Por pouco o trabalho ficava por acabar mas, a falta da professora (curiosamente) de história, nesse dia, permitiu-me terminar a criação, pintada a lápis de cera 
Caran d'Ache (um must na altura) em tons de verde-alface, laranja, branco, 
verde-bandeira e vermelho. 

Tendo vencido o concurso, lá vi a "obra de arte" transformada em autocolante e recebi como prémio um livro - o Dicionário Prático Ilustrado, da Lello- com direito a dedicatória e tudo: 
«À Ângela, pelo trabalho que originou o autocolante das comemorações do 12º aniversário do 25 de Abril, com votos que livro te ajude a "crescer" em sabedoria e cultura.» 

Assinava o Presidente da Câmara da altura, João Augusto Barradas. Em abril de 1986 nenhum de nós podia saber que, onze anos depois, ainda seria ele o Presidente da CMP quando eu comecei a trabalhar como bibliotecária municipal...com os livros que, entre outras coisas, me ajudam a crescer em sabedoria e cultura

A vida é uma bela caixinha de surpresas e os livros não lhe ficam atrás! 
 Ontem foi dia de os celebrar!  
Amanhã é dia de celebrar Abril
...que os livros e a liberdade nunca nos faltem !

domingo, 19 de abril de 2020

Parabéns Roberto!

Roberto Carlos está hoje de parabéns! O Rei da música brasileira faz 79 anos e mais logo fará um live. Os fãs portugueses poderão acompanhar através do Globoplay 
a partir das 23h45 (hora portuguesa).

Por aqui deixo-vos este Como vai você precedido pelo poema  
O Tempo Passa? Não Passa do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, 
dito por RC.



"O tempo passa? Não passa
no abismo do coração.
Lá dentro, perdura a graça
do amor, florindo em canção.

O tempo nos aproxima
cada vez mais, nos reduz
a um só verso e uma rima
de mãos e olhos, na luz. 

Não há tempo consumido
nem tempo a economizar.
O tempo é todo vestido
de amor e tempo de amar. 

O meu tempo e o teu, amada,
transcendem qualquer medida.
Além do amor, não há nada,
amar é o sumo da vida. 

São mitos de calendário
tanto o ontem como o agora,
e o teu aniversário
é um nascer toda a hora. 

E nosso amor, que brotou
do tempo, não tem idade,
pois só quem ama
escutou o apelo da eternidade."

sexta-feira, 17 de abril de 2020

23 de abril

Aproxima-se o 23 de abril, 
Dia Mundial do Livro.


Para assinalar a efeméride, quer a DGLAB ( Direção Geral do Livro , Arquivos e Bibliotecas) quer a RIBO (Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste) 
lançaram desafios à comunidade. 

A DGLAB decidiu promover o passatempo #UmaBibliotecaUmLeitor.

O Passatempo decorre de 15 a 21 de abril e cada participante deve votar no livro adulto e/ou infantil preferido, indicar a biblioteca municipal que habitualmente frequenta e deixar os seus contactos. O formulário para votação está disponível aqui até à meia-noite de dia 21 de abril. Os resultados do Passatempo serão divulgados no dia 23 de abril e haverá prémios para os leitores vencedores e para as Bibliotecas que frequentam. 
Votem e escolham o vosso livro preferido!

A RIBO, por sua vez, decidiu criar a  
I Comunidade Online de Leitores do Oeste.


Assim, dia 23 de abril pelas 21h00 estaremos reunidos através da plataforma Zoom para celebrar o livro e a leitura, aproveitando para criar laços entre os leitores das bibliotecas dos
doze concelhos oestinos. 


Sendo as inscrições limitadas, os interessados em participar deverão inscrever-se, o quanto antes e até dia 22 de abril, através do e-mail ribo@oestecim.pt