sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Este fim de semana...

Mais um mês a terminar e outro a começar...
Em ano bissexto, os nascidos a 29 de fevereiro têm direito a celebrar o seu nascimento no dia certo e, assim sendo, PARABÉNS a todos os que amanhã completam mais um ano de vida :)

Quanto a eventos, destaque para a mesa redonda que terá lugar amanhã, às 16h00,  no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia
No âmbito da exposição de fotografia Sentir Contuboel (que está patente desde o passado dia 20 de fevereiro até ao próximo 7 de março), alguns alunos e professores participantes na última missão, partilharão a sua experiência. Mais pormenores aqui

À mesma hora,no Museu Nacional Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, tem lugar a palestra "Lugares de sofrimento, património e memória", pelo professor
Darlan de Mamann Marchi, da Universidade Federal de Pelotas (Brasil). Saibam mais aqui.


Exposição a merecer visita será a que inaugura amanhã, às 18h00, no RABECA: Ao abrigo da carne, a alma vale por duas...e que estará patente até dia 5 de abril. 

Em Óbidos, por ocasião do 38 º Aniversário do Coral Alma Nova, há Encontro de Coros na Igreja de Santa Maria , amanhã às 16h00.

No outro município vizinho arrancam amanhã os Sons da Vila:
a cantora Márcia estará, amanhã, no Auditório da AMAL. 

Em Caldas da Rainha serão André Sardet e João Só que subirão ao palco do  Grande Auditório do CCC...a partir das 21h30, Sardet não está Só!
Num outro registo musical, o mesmo espaço recebe no domingo, às 16h00, o concerto Imperialismo e Holocausto - Solistas da Metropolitana.

BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Há músicas (muito) boas de ouvir CXXIII

Miguel Araújo é a escolha de hoje com este Será Amor?
Gosto tanto destas canções que brincam com as palavras e contam histórias...e o Miguel é perito nisso :)
Também a merecer menção, a voz que o acompanha:
 Joana Almeirante, de sua graça...



"Só sei que até as cantigas
Que tocam na rádio
Apetecem cantar
E as ervas daninhas
Da berma da estrada
Parecem jardins ao luar
E a cantora do show da manhã
Tem a voz que nem a Elis
E o homem do telejornal
Diz que afinal
O Mundo é feliz..."

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Este Fim de Semana...

Num fim de semana dominado pelas festividades carnavalescas, o destaque vai para o Carnaval em Peniche e, naturalmente, em outras localidades da região...

De qualquer maneira, e para quem não é amante do Entrudo, aqui ficam mais algumas sugestões, que fogem às tradicionais formas de o viver:
-  amanhã é dia de Master Class de Clarinete, na Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro 1902, em Atouguia da Baleia;
...e é também dia para uma Aula de Desenho na RABECA;

...em Peniche, há Workshop de Farmácia Natural.  

*

Na segunda-feira, 24, quem quiser ir a um Baile de Carnaval diferente, a proposta é uma viagem à corte de D. João VI e tem lugar na Associação Cultural e Recreativa do Vimeiro-Lourinhã.

  BOM FIM DE SEMANA 
E UM FELIZ CARNAVAL PARA TODOS!
DIVIRTAM-SE MUITO :)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Fim de tarde "zen"

Hoje deixo aqui três propostas para o fim de tarde de amanhã, dia 19.
E chamei-lhe zen porque se tratam de eventos que, cada um à sua maneira, contribuem para o nosso bem-estar.

O primeiro  será às 18h00, no Centro Yoga Áshrama de Peniche e tratar-se de uma sessão de Danças Circulares Sagradas...e é tão bom dançar assim...acreditem! 

Logo a seguir, às 19h00, quem não for de danças e preferir apenas a música, pode fazer  uma Viagem Sonora... A proposta é um Concerto Meditativo com gongos, taças tibetanas, flautas e outros instrumentos e terá lugar na Escola EBI 123 de Peniche.

A terceira proposta é para quem está em -ou puder deslocar-se a- Lisboa: na Bertrand do Fórum Picoas, Marco Neves apresenta o seu décimo livro! Chama-se Almanaque da Língua Portuguesa  e acredito que é mais uma deliciosa incursão pelo nosso idioma, com muitas curiosidades à mistura. 
Uma leitura a não perder!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Este fim de semana...


...celebra-se o amor, de forma especial, e fazem-se os últimos "assaltos ao Carnaval", que está aí ao virar da esquina.


 Na RABECA (Ferrel) hoje há noite de cinema com o filme Orfeu Negro, que acaba por juntar  as duas efemérides, visto que a acção desta tragédia romântica acontece durante o Carnaval numa favela do Rio de Janeiro. Saibam mais pormenores aqui.

Amanhã, sábado, há Ioga entre histórias na Biblioteca Municipal da Lourinhã, às 10h30...A que sabe a lua? é a história escolhida para dar o mote a esta sessão de ioga em família.


Também no concelho da Lourinhã, com início e fim no Moledo (junto aos tanques públicos), a proposta é de uma Caminhada pelo Planalto das Cesaredas.

É o Club Natura a comemorar o seu 16º aniversário. 


De regresso a Peniche, este sábado é dia do V Tuna ao Forte, o encontro de Tunas promovido pela A_marTuna da nossa ESTM. A iniciativa decorre no Café Cais Bar, na Ribeira de Peniche e o momento alto será às 18h00. 


À noite, no CCC em Caldas da Rainha, há mais uma edição do Festival Montepio Às vezes o amor e em palco estarão os The Black Mamba.



E já que falo do CCC, dizer-vos que é lá que, no domingo dia 16, às 15h00, acontece o atelier "Onde moram as Histórias", com Tânia Climaco.Mais pormenores aqui


BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Viva a Rádio!

Uma das frases que mais ouço é 
"Tem voz de rádio!" ou 
"Pensava que trabalhava na rádio!"
Na verdade não trabalho...mas não me importava nada de trabalhar! 

Já tive oportunidade de fazer rádio...dois programas na emissora local: o primeiro chamava-se "Terças à tarde" e fi-lo algures na década de 90 do século XX; o segundo, mais recente e duradouro, chamava-se "Espaço Solidário" e nele partilhava o microfone com o meu amigo Rogério e com os convidados que todas as semanas tínhamos em estúdio. Fui muito feliz a fazer rádio...o que, para quem gosta de comunicar como eu gosto, não é difícil!

Tudo isto a propósito de hoje ser Dia Mundial da Rádio.
Esse meio de comunicação por excelência - falo por mim, que ouço mais rádio do que vejo tv, por exemplo-  que nos dá música, informação e, acima de tudo, faz companhia sem precisar da exclusividade da nossa atenção.
Parece uma frase feita, mas de facto "a magia da rádio" existe...
 VIVA A RÁDIO!
  
 PS - Quem sabe, um dia destes, volto às ondas hertzianas?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Há músicas (muito) boas de ouvir! CXXI

Maria Bethânia é uma das minhas intérpretes preferidas,  por vários motivos...já marcou presença neste blogue em vários momentos e hoje aqui está mais uma vez com este "É o amor", um original de Zezé di Camargo &Luciano. Ainda que suspeita, a minha opinião é que a versão de Bethânia é muito superior ao original...apreciem e comprovem!


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Há músicas (muito) boas de ouvir CXX

Os Dire Straits foram uma das bandas que mais ouvi na minha adolescência e que continuo a ouvir hoje, com o mesmo prazer, porque a maioria das suas músicas são intemporais. Muita dessa intemporalidade deve-se à voz envolvente de Mark Knopfler e ao virtuosismo com que toca a sua guitarra. A sonoridade mantém-se nos seus temas a solo, de que Wherever I Go é um bom exemplo...espero que gostem!

 

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Este fim de semana...


Deixo-vos apenas três sugestões, 
todas no Concelho de Peniche:

- antecipando os dias do Carnaval, a RABECA propõe que  os próximos sábados - a partir das 10h30 - sejam a criar um traje apropriado, ao mesmo tempo que se recicla...Ao abrigo da carne é o mote para esta atividade.
 
Domingo, dia 9, a partir das 11h00, é dia de Limpeza de Praia  organizada pela Marmeu.
 O encontro é no Ponto Fabril.

Aberto o apetite com a caminhada, o Pavilhão do Atlético Clube de Geraldes espera-vos com um  Festival das Sopas organizado pelo Rancho Folclórico de Geraldes...é só escolher(em) a(s) que mais vos apetecer!
 
 BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Há músicas (muito) boas de ouvir! CXIX

Ary dos Santos deixou-nos há 36 anos, a 18 de janeiro. Há uns dias, a TAP deu o seu nome a um novo avião da companhia
Um dos seus muitos e belíssimos poemas é "Estrela da tarde", musicado inicialmente para a voz de Carlos do Carmo. 
Neste final de tarde luminoso, deixo-vos com a versão interpretada por António Zambujo, acompanhado ao violão pelo brasileiro Yamandu Costa, numa homenagem também à lusofonia e às parcerias musicais luso-brasileiras, em particular! Desfrutem...