segunda-feira, 29 de abril de 2019

DançAbril

Este blogue chama-se a.b.r.i.l. porque o criei no dia 1 de abril de 2008 e não por gostar particularmente deste mês. Mas a verdade é que hoje, quase a terminar abril, apercebo-me que este mês é pródigo em celebrar algumas das coisas de que mais gosto -ou que, de alguma forma, me tocam especialmente- nesta vida. 
Senão, vejamos:
- os livros (a 2 e a 23): sobre eles falei-vos aqui;
- a saúde (a 7)...sem ela é que nada feito;
- o café (a 14)...sem dúvida uma das minhas bebidas preferidas, do aroma ao sabor;
- a voz (a 16)...o meu dom mais elogiado e um dos que mais ponho a render. Tanta gente que já me disse "Conheci-te pela voz!";
- os monumentos e sítios (a 18)...parte da nossa identidade e cultura; 
- a Terra (a 22)...o nosso planeta, aquele que (cada vez mais) temos de valorizar, admirar e preservar;
- a liberdade (a 25)...não me imagino a viver sem ela!;
e a dança (a 29). 

Pois é: hoje assinala-se o Dia Mundial da Dança. E se, há meia-dúzia de dias, vos disse que  ler faz parte do meu top 3 de atividades prediletas, dançar vem logo a seguir!  
Já fiz ballet, contemporânea, folclore, zumba... Já participei em workshops de danças latinas, dança contemporânea, danças europeias, kizomba...Gosto de dançar! Ponto! 

Não tenho dúvidas que, quer seja por lazer,trabalho ou terapia, dançar é do melhor que podemos fazer em prol do nosso corpo, da nossa mente e do nosso espírito

Já dizia Santo Agostinho: "Louvada seja a dança, que exige tudo e fortalece a saúde, uma mente serena e uma alma encantada."

 
E, a propósito, deixo-vos a mensagem de Alkis Raftis, Presidente do Conselho Internacional de Dança (UNESCO),para o dia de hoje...com votos de que dancem muito pela vossa vida fora!


PS- Pessoalmente, regozigo-me por, após alguns anos sem o fazer, o Município de Peniche ter retomado o hábito de celebrar esta efeméride. 

Fê-lo ontem, com a iniciativa DançAbril, que reuniu cerca de 120 dançarinos de várias idades e géneros de dança, num espetáculo convívio,no Pavilhão da A. D. R. do Casal Moinho. 
Foi uma bonita festa e a prova de que a dança é para todos... e que,  
quem dança é (com certeza) mais feliz!

Sem comentários: