sexta-feira, 4 de julho de 2014

Keep Calm and wait for Summer...

"Mantenha-se calmo e espere pelo Verão"...é, sensivelmente, a tradução do cartaz que hoje ilustra o post. 
É o que se me oferece dizer nesta sexta-feira cinzenta que antecipa um fim de semana não menos cinzento. Apesar do Verão estar oficialmente entre nós há coisa de duas semanas, a verdade é que o espírito é pouco estival...ainda não deu para saborear um pouco daquilo que (de bom) associamos a esta estação do ano: sol e céu azul, calor, praia, tempo livre, esplanadas, caracóis e outros petiscos, uma sangria fresquinha, a oportunidade para ir daqui e conhecer outras paragens, o "dolce far niente" sempre tão apetecível, a vida mais leve...

Mas, à semelhança do que sugeriam os primeiros cartazes "Keep Calm", há que manter a calma e seguir em frente, esperando dias melhores!

E porque muitos não saberão a origem desta expressão -e desta imagem característica, que hoje em dia vemos por todo o lado, e adaptada às mais diversas temáticas- aqui fica mais uma curiosidade: foi há precisamente 75 anos,  na primavera de 1939, que o governo da Grã-Bretanha criou o slogan, a fim de tranquilizar os britânicos em caso de invasão do território. 
A Segunda Guerra Mundial estava  no início e três cartazes foram impressos, respetivamente com as seguintes expressões: Your Courage, you Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Vitory ("A sua coragem, a sua alegria, a sua determinação nos trarão a vitória"); Freedom is in Peril, defend it with all your might ("A liberdade está em perigo, defenda-a com toda a sua força") e Keep calm and carry on ("Mantenha-se calmo e siga em frente"), devidamente encabeçados pela coroa de George VI, o rei britânico de então.
Em 2000, um exemplar deste cartaz foi descoberto em Alnwick (Inglaterra) e reproduzido em grande escala como elemento decorativo. Desde então foi um não mais parar de criar novos conselhos, sempre associados à ideia de manter a calma face às (pequenas e grandes) contrariedades do dia-a-dia!

Sem comentários: