quinta-feira, 24 de abril de 2014

FlyTAP: mais uma missão do português Ricardo...rumo ao Brasil!

22 de abril de 1500...passaram, esta semana, 514 anos sobre a chegada da armada comandada por Pedro Álvares Cabral àquelas a que chamaram Terras de Vera Cruz...julgavam ter descoberto mais uma ilha mas, na verdade, tinham acabado de fazer a maior  descoberta da nossa história: um território imenso, a que mais tarde chamaram BRASIL.  
Como todos sabemos, será este o país palco do Mundial de Futebol deste ano, com arranque marcado para dia 12 de Junho. 
Ora, é seguindo a rota dos marinheiros de Quinhentos que Ricardo Diniz pretende levar a bom porto a sua mais recente missão: a expedição FlyTAP, que sairá de Lisboa, no próximo dia 27 de abril, rumo a S. Salvador da Baía, onde deverá chegar a tempo de celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e de entregar a bandeira de Portugal ao capitão da selecção nacional, nas vésperas do jogo de estreia nesta competição, num gesto simbólico que representa a força de um povo que nunca desiste e que acredita SEMPRE!
 
Mas porque foi nos Estaleiros Navais de 
Peniche que o veleiro de Ricardo ganhou nova vida em 2012 (para a expedição Mare Nostrum) e nova cara já este ano (para a FlyTAP), o Ricardo estará amanhã, com o seu veleiro,  na Marina de Peniche -associando-se também às comemorações do 40º aniversário do 25 de abril- e fará (às 12h30) uma primeira partida simbólica da expedição FlyTAP (Peniche-Lisboa). 

Era bonito que muitos penicheiros pudessem ir até lá, apoiando dessa forma esta aventura cheia de simbolismo - que enaltece Portugal e os portugueses- e que, para além da Bandeira Nacional, da Cruz de Cristo e dos logos dos patrocinadores, levará a bandeira do nosso Município até ao outro lado do Atlântico (como se pode ver nas fotos que ilustram este post, retiradas do FB do Ricardo)!

Eu conto lá estar, para lhe dizer que, embora navegue sozinho, leva com ele um pouco de todos nós portugueses: dos que sabem o país lindo que temos e conhecem a nossa capacidade de, enquanto povo, darmos o nosso melhor em tanta coisa; dos que se deixam ficar pela nostalgia, pela maledicência, pela auto-comiseração; dos que amam o futebol...e dos que nem por isso; dos que amam a língua portuguesa...com sotaque ou sem ele; dos que gostam do mar e veem nele o seu futuro; dos que gostam de café; dos que se adaptam a uma nova vida, um novo idioma, um novo trabalho...como tantos dos nossos que vivem espalhados pelo mundo; dos que vivem de saudade; dos que amam o Fado e dos que preferem o Corridinho; dos que "desenrascam" qualquer situação, à última da hora e em cima do joelho; dos que têm no sangue aquela coisa tão portuguesa da mestiçagem, do encontro de culturas...porque nós portugueses somos tudo isto e muito mais! E são missões como esta que muitas vezes nos acordam para a vida e nos levam  a ACREDITAR que...melhor é possível!

PS_ E já agora aqui fica uma mensagem do Ricardo para Peniche,em jeito de ilustração, impressa numa t-shirt oferecida a António José Correia: 
 
  

Sem comentários: