terça-feira, 15 de abril de 2014

A Voz...e as vozes de abril!

Amanhã, 16 de abril, é Dia Mundial da Voz. 

Por razões óbvias para quem me conhece, tento tratar da minha o melhor que posso...afinal, é um dos meus "cartões de visita".
Porque em anos anteriores, já me alonguei sobre o assunto, hoje o post serve apenas de pretexto para vos dar conta de um concerto que terá lugar amanhã na Capela de Santa Bárbara (Fortaleza), pelas 17h30. 
Organizado pelo Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL), em colaboração com a Câmara Municipal de Peniche,e antecipando as comemorações do 40º aniversário do 25 de abril, este concerto contará com as vozes de Pedro Branco, Patrícia Pina e Nuno Godinho e a sua génese é explicada por Pedro Branco com as seguintes palavras: 

"Em abril a minha voz vai fazer-se ouvir sempre que puder. Não deixarei de cantar as palavras que nos acompanham faz tempo, de nos dizer que estão muito vivas e que precisam dos nossos gritos. Juntarei a elas as que escrevi e compus também. Será com este redobrado prazer necessário que cantarei por aí. Quase sempre na companhia da Patrícia Pina e do Nuno Godinho. Mais uma vez reforço a ideia de que precisamos de pensar muito bem no que andamos a fazer e no que se está a passar no mundo. Espero que com estas (eternas) cantigas e textos, bem como com os outros, possamos ajudar a que cada um possa ganhar um pouco mais de energia para isso."

A não perder!

1 comentário:

Maria de Lourdes Benito disse...

Boa noite! Não sei bem ao certo para quem estou a escrever. Mas olhando o texto e vendo que há um pouco escrito pelo Pedro Branco, não posso deixar de manifestar o meu agrado, o meu gostar tanto; de ter tido a sorte, a alegria a grande emoção de ter estado com eles: Pedro Branco, Patrícia Pina e Nuno Godinho, no dia 26 de Abril, na Junta de Freguesia de Campolide. O meu OBRIGADA aos três pelo MOMENTO MARAVILHOSO que nos proporcionaram... Éramos realmente todos de uma geração cá muito atrás, mas a minha vida, foi marcada e vivida pelos tempos em que a canção de intervenção foi realmente uma arma. Foi lindo, mas o que mais me marcou, foi a emoção de escutar e poder dizer, que "já posso morrer um pouco mais descansada" As vozes de um Abril Novo estão aí, e vocês trouxeram-nas; as conhecidas e algumas novas, que foram e são: um hino à esperança, um apelo aos mais jovens, uma chamada de atenção para a vivência dos valores autênticos, onde cada um, só será livre, se fôr INTEIRO e BELO (por dentro)... A melodia, a letra, a beleza das vozes foram algo que me marcou e me deu a certeza do que valem e têm e que devem ser ouvidos. Neste tempo, onde impera o apelo à ignorância é concerteza a PALAVRA cantada que poderá soar e fazer eco nas consciências mais adormecidas. Ponham por favor no You tube algumas das canções que cantaram - Aquela que falava e era um hino aos 40 anos do Abril que festejamos - a carta ao Zeca (essa está no you tube mas não se percebe muito bem a letra e falta-lhe a música para dar o tom. Não deixem passar este tempo. Cantai sempre todas as que os poetas escreveram, porque é preciso acreditar que o legado que eles nos deixaram continua VIVO e CAMINHA LADO A LADO COM CADA HOMEM E MULHER QUE SOFRE E ESPERA POR ALGO QUE ALIVIE A NOSSA DOR E DESESPERANÇA. OBRIGADA! Sou idosa, mas quero ter um coração de criança para passar sempre e enquanto viver, aos meus meninos, a liberdade que Abril me deu. Abraço amigo da Maria de Lourdes Benito - vivo em Campolide, há mais de 40 anos e tinha 28 quando abril de 74 aconteceu!!! Que posso fazer??? Dizei que eu faço, ainda que ande de canadianas fruto de uma cirurgia grande. Mas isso não fez morrer a alegria. BEM HAJAM!!! a.b.r.i.l.