quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Foto e poema

A foto que ilustra o post é da Inês Copa e venceu o concurso "Uma terra, um olhar...o seu" recentemente promovido pelo restaurante Nau dos Corvos...uma belíssima foto !
O texto é um excerto do poema Ácidos e òxidos de Ruy Belo publicado in Todos os Poemas (Assírio & Alvim, 3.ª edição, 2009) e que pode ser lido na íntegra aqui

 (...)Não eras tu, nem isto, nem aqui. Mas está bem,

estou pelos ajustes porque sei que não há mais
Pode ser que me engane, pode ser que seja eu
e no entanto estou de pé, rebolo-me no sol,
sou filho desta terra e vou fazendo anos
pois não se pode estar sem fazer nada

Curriculum atestado testemunho opinião…
que importa, se o verão é mesmo uma certa estação?
Escolhe inscreve-te pertence, não concordas
que há cores mais bonitas do que outras?
Sou homem de palavra e hei-de cumprir tudo
hão-de encontrar coerência em cada gesto meu
Ser isto e não aquilo, amar perdidamente
alguém alguma coisa as cláusulas do pacto
Isto ou aquilo, ou ele ou eu, sem mais hesitações
Estar aqui no verão não é tomar uma atitude?(...)

Sem comentários: