domingo, 30 de outubro de 2011

Nilsen&Nelson

Sendo Hallelujah uma das minhas músicas preferidas, de vez em quando volto a esta versão e fico com vontade de ouvir mais e mais a voz de Kurt Nilsen...
Desta vez fui encontrá-lo nesta "estrada perdida", muito bem acompanhado pelo veterano Willie Nelson! Fiquem com "Lost highway" e os votos de uma boa semana!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Que futuro?

Ainda faltam duas semanas mas o repto fica desde já lançado!
"Que futuro?" é uma pergunta que, recentemente, temos feito de maneira recorrente... "Que futuro?" é também o tema do colóquio que trará a Peniche, no próximo dia 10 de Novembro, o Professor Dr. Filipe Duarte Santos, Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Não se irá falar concretamente do domínio económico-financeiro - que tem dominado os últimos discursos e reflexões sobre o país e o mundo em que vivemos-  mas falar-se-á, com toda a certeza, de questões tão ou mais profundas: aquelas que verdadeiramente sustentam qualquer economia e qualquer vivência neste nosso planeta azul.
O encontro está marcado para as 21h30, no Auditório do Edifício Cultural da CMPé uma iniciativa conjunta do Rotary Clube de Peniche, Armeria - Movimento Ambientalista de Peniche, Biblioteca da Escola Secundária de Peniche e Município de Peniche.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

...e a poesia também!

Depois de um verão algo prolongado, o projecto “A poesia anda por aí...” regressa já na próxima 6ª feira, dia 28 de outubro.

Nesta décima segunda sessão, a poesia visitará a Biblioteca da Escola EB 2. 3. D. Luís de Ataíde.

Não havendo para este encontro uma temática definida, a escolha dos poemas ficará por conta dos “diseurs” da noite, na certeza de que entre os poemas escolhidos estarão alguns de Manuel da Fonseca, escritor neo-realista, cujo centenário de nascimento se assinalou no passado dia 15 de outubro.
Fonte: CMPeniche

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ainda o Rip Curl Pro Peniche (Portugal)

Nas palavras de um surfista penicheiro, que vale a pena ler aqui...

...e uma música para o fim de semana: o clássico Can't help falling in love with you (um belíssimo original do king Elvis Presley), em ritmo reggae interpretada pelos UB40 ou na versão do boss (...o que eu gostava de ouvir este senhor ao vivo!)
Escolham a vossa versão favorita e tenham um
Bom fim de semana!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E a vitória foi verde e amarela!

"Mineirinho" foi o vencedor deste Rip Curl Pro 2011! Para o ano há mais, nos nossos Supertubos!Para saberem mais podem surfar por aqui ou por aqui...

PS_ apreciem, particularmente, as belas imagens :)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O vento à volta de tudo...

...é o original título do último livro de Pedro Strecht, reconhecido pedopsiquiatra que, mais uma vez, se desloca até nós, a convite da Associação Juvenil de Peniche, para apresentar uma das suas obras e conversar um pouco sobre as problemáticas da infância, adolescência e juventude. 
Esta obra, em particular, tem como subtítulo "uma viagem pela adolescência" e, como é hábito nos livros de P. S. está repleto de casos clínicos reais e está "pensado para ajudar à reflexão de adultos que contactem ou trabalhem diariamente com esta faixa etária, é um livro que não deixa de alertar para novos riscos mas, sobretudo, para novos desafios que os mais novos constantemente nos colocam (...) O Vento à Volta de Tudo convida-nos irreversivelmente a viajar por histórias de vida de adolescentes de hoje mas sempre em profunda ligação com o mundo em nosso redor, quer isso diga respeito à família, à escola ou às referências sociais e culturais de cada um em especial e da própria humanidade em geral."
A não perder, no Auditório do Edifício Cultural da CMP, já na próxima 3ª feira, dia 25 de outubro, pelas 21h30.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Chanda Mama!

...é o título da música com que vos saúdo no início de mais uma semana. É uma música tradicional de Chennai (India) mas foi gravada em várias partes do mundo, no âmbito do projecto Playing for change, de que já vos falei aqui, aqui, aqui e,ainda, aqui ;) Boa semana para todos! 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pro Peniche!

Como é sabido de todos, inicia-se amanhã, dia 15, o Rip Curl Pro Portugal em Peniche.
O que também é sabido, mas por vezes esquecido, é o que podemos fazer em Peniche  para além de apreciar a belíssima paisagem natural que, graças a Deus, nos envolve...por isso gostei tanto de ver este convite...para os que vêm até nós nestes dias que se aproximam, mas também a todos nós que aqui vivemos e que tantas vezes dizemos "em Peniche não se passa nada..." ou que por aqui "não há nada para fazer"!
Das 20 sugestões dadas haverá, por certo, uma ou outra que ainda não experimentámos. Fica o desafio de (até dia 24) para além de irmos até aos locais de prova -apreciar as manobras dos maiores surfistas mundiais-  ficarmos a conhecer melhor a nossa terra e sermos cada vez mais PRO PENICHE!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Hoje é dia de festa...

Hoje é um dos dias em que conheço mais aniversariantes...desconhecia era que Cristo Redentor também estava de parabéns neste 12 de Outubro, dia da padroeira oficial do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. E que melhor banda sonora para este dia senão esta?..

O que há em mim é sobretudo cansaço...

...já diria o Fernando, na pessoa de Álvaro de Campos:

O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.

A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas -
Essas e o que faz falta nelas eternamente -;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?

Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço
íssimo, íssimo. íssimo,

Cansaço...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Poema e prémio II

Continua a apetecer-me partilhar poesia e hoje escolhi José Luís Peixoto e um texto do seu mais recente livro de poemas -Gaveta de papéis- publicado pela Quetzal, e premiado com o Prémio Daniel Faria 2008. É um poema que fala de cansaço, morte, nostalgia, renovação, tempo e esperança...palavras carregadas de significado, que têm andado a cirandar muito cá por dentro nos últimos dias! A culpa é do outono...mas não só...

"Quando me cansei de mentir a mim próprio,
comecei a escrever um livro de poesia.

Foi há duas horas que decidi, mas foi há muito
mais tempo que comecei a cansar-me. O cansaço
é uma pele gradual como o outono. Pausa.

Pousa devagar sobre a carne, como as folhas
sobre a terra, e atravessa-a até aos ossos,
como as folhas atravessam a terra e tocam
os mortos e tornam-se férteis a seu lado.

A cidade continua nas ruas, as raparigas riem,
mas há um segredo que fermenta no silêncio.
São as palavras, livres, os livros por escrever,
aquilo que virá com as estações futuras.

Há sempre esperança no fundo das avenidas.
Mas há poças de água nos passeios. Há frio,
há cansaço, há duas horas que decidi, outono.

E o meu corpo não quer mentir, e aquilo que
não é o meu corpo, o tempo,sabe que
tenho muitos poemas para escrever.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Poema e prémio...

Não saberei nunca dizer adeus.
Afinal,
só os mortos sabem morrer.
Resta ainda tudo,
só nós não podemos ser.
Talvez o amor,
neste tempo,
seja ainda cedo.
Não é este sossego
que eu queria,
este exílio de tudo,
esta solidão de todos.
Agora
não resta de mim
o que seja meu
e quando tento
o magro invento de um sonho
todo o inferno me vem à boca.
Nenhuma palavra
alcança o mundo, eu sei.
Ainda assim,
escrevo.

E ainda bem que escreve!E que continua a deliciar-nos com contos, romances e poemas, como este "Poema da despedida" que transcrevi acima...chama-se MIA COUTO e acabou de ganhar mais um prémio pela sua escrita :) 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bom fim de semana!

...é o que vos deseja esta bela fotografia de Sazeli Jalal - da série de imagens com modelos feitos em papel, inspirados na arte dos origami, que este fotógrafo intitulou Paper Gangsta- ...mais uma das descobertas feitas aqui! E se ficaram curiosos sigam por aqui!E, já agora, tenham um bom fim de semana ;)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

B de borboletas e de Be.trend...

Há uns dias atrás acrescentei à  lista de blogues a visitar o  Be.Trend.pt, um portal de fashion & lifestyle. Gostei de o descobrir porque estas são áreas que me interessam particularmente e partilho-o hoje aqui porque - para além das últimas tendências de moda e lifestyle, desfiles, dicas de beleza, actualidades, etc, etc..."- têm-me permitido (re)descobrir verdadeiros artistas. Um deles é  Kristian Schuller, fotógrafo, autor da foto que ilustra este post, e sobre quem podem saber mais aqui e aqui.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vai um pastel de Belém?

...um pastel de Belém sabe sempre bem! Mas, até dia 15 de Dezembro, há mais um motivo  para comer um e trazer outros tantos para a família e para os amigos ;) 
É que, numa associação à candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, vêm acondicionados numa maravilhosa embalagem da autoria de André Carrilho, que representa alguns dos fadistas mais emblemáticos da história do fado - Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, Carlos do Carmo, Mariza, Camané e Maria da Fé - e imortaliza alguns dos textos por eles cantados. 
Entretanto, a decisão da UNESCO, acerca da candidatura do Fado,  deverá ser conhecida em novembro, o que poderá transformar esta edição especial (de 6 embalagens distintas) numa forma de celebração...e enquanto não é conhecido o resultado venham de lá mais uns quanto pastéis de Belém, devidamente acompanhados por um bom fado...sem dúvida, a melhor banda sonora para saborear esta maravilha gastronómica de Portugal!