terça-feira, 27 de setembro de 2011

Literatura lusófona em alta!

Tem estado fervilhante o panorama da literatura em português, por estes dias. Senão, vejamos:
- Inês Pedrosa ganhou o Prémio Literário Máxima com o livro "Os Íntimos";
- depois do sucesso obtido na Festa Literária Internacional de Paraty (Brasil), Valter Hugo Mãe lançou há dias o seu novo livro: "O filho de mil homens"
- o mesmo Valter Hugo Mãe (com a obra "A Máquina de Fazer Espanhóis") é um dos finalistas do Prémio Literário Fernando Namora, cujo vencedor será conhecido no próximo dia 2 de outubro...a concurso estão ainda "Uma Viagem à Índia", de Gonçalo M. Tavares, "Adoecer", de Hélia Correia, "O Bom Inverno", de João Tordo, e "Peregrinação de Enmanuel Jhesus", de Pedro Rosa Mendes.
Por sua vez, os escritores portugueses Gonçalo M. Tavares e João Tordo são também finalistas do Prémio Portugal Telecom 2011. As obras “Uma Viagem à Índia”, do primeiro, e “As Três Vidas”, do segundo, fazem parte das dez obras escolhidas para o prémio, que este ano está na 9ª edição, e que contempla romance, conto, poesia, crónica, dramaturgia e autobiografia, escritos em língua portuguesa e publicados no Brasil. As outras são de escritores brasileiros: “Em Trânsito”, de Alberto Martins; “O Homem Inacabado”, de Donizete Galvão; “Nada a Dizer”, de Elvira Vigna; “Cidade Livre”, de João Almino; “Ribamar”, de José Castello; “Minha Guerra Alheia”, de Marina Colasanti; “Modelos Vivos”, de Ricardo Aleixo e “Passageiro do Fim do Dia”, de Rubens Figueiredo.
Para finalizar, José Eduardo Agualusa apresenta, no próximo dia 30 de setembro,o seu novo livro de contos -"A Educação Sentimental dos Pássaros"- e acabou de ser nomeado para o Prémio Courrier International com o anterior "Barroco Tropical".
Em compensação, e para refrear os ímpetos mais felizes, uma notícia menos boa: a do adiamento da 1ª FLIS- Festa Literária Internacional de Sintra, para Abril de 2012! Mas, felizmente, parece que é só um adiamento...

Sem comentários: