segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Comer bem...

  1. Como penso ser do conhecimento de todos, depois da eleição das 7 maravilhas patrimoniais e das 7 maravilhas naturais de Portugal, decorre -até ao próximo dia 7 de setembro- a votação para eleger as 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, que serão anunciadas já no próximo sábado, em Santarém. Tal como nos concursos anteriores, são 21 as finalistas distribuídas por 7 categorias. Provavelmente não seriam estas as finalistas por mim escolhidas (sobretudo no que diz respeito à Caça e à Carne) mas, ainda assim, acreditem que não foi fácil escolher já que, como todos sabemos, a gastronomia é uma das mais valias do nosso Portugal.Sem querer influenciar a votação de ninguém, aqui ficam as minhas escolhas: Entrada- Pastel de bacalhau; Sopa-Caldo verde; Marisco- Arroz de marisco; Peixe- Bacalhau à Gomes de Sá; Caça- Coelho do Porto Santo à caçador; Carne-Leitão da Bairrada; Doce- Pastel de Belém. Para poderem também votar, sigam por aqui.
E já que falamos em comer, o presente post serve também para dar conta de um projecto em curso, intitulado "Comer bem é mais barato! 
É que, apesar da manifesta qualidade da nossa cozinha, os hábitos alimentares dos portugueses parecem não estar no seu melhor...e o que esta campanha pretende é, no fundo, um regresso às raízes que, ainda por cima, além de saudável, se revela tão de acordo com os parcos orçamentos da maioria das famílias portuguesas. Prova disso são estas receitas , em que o custo previsto é de 1€ por pessoa :)

2 comentários:

Lanchinha disse...

Querida amiga: estava a concordar com quase tudo excepto no prato de peixe onde o teu bacalhau seria o meu,se fosse no forno com batata à murro.Quanto ao pastel de bacalhau,estava já a trincá-lo quando de súbito tive a visão dos relógios de Dali ao ver o queijo da Serra super amanteigado a desfalecer na minha tábua de queijos.

ângela m. disse...

Pois é amigo..eu também preferia um bacalhau assado com batata a murro (embora goste de bacalhau de todas as formas) mas, como deves ter percebido, a escolha tem de ser feita dentro das 3 finalistas de cada categoria.Quanto às entradas, e sabendo que és um amante de queijos, não me surpreende a tua escolha ;)