quarta-feira, 6 de julho de 2011

Um homem de Deus para os homens...

Faz hoje 64 anos que Manuel Bastos Rodrigues de Sousa foi ordenado sacerdote, tornando-se no Pe. Bastos que durante 63 anos foi "Um homem de Deus para os homens!" Esta definição do homem, que durante 61 anos esteve à frente da paróquia de Peniche, é da autoria do Pe. Batalha (Lourinhã) -que assim definiu este sacerdote com quem tanto privou,  num artigo escrito em Junho do ano passado por ocasião da sua morte- e foi o título escolhido para a exposição que está patente, até final do mês de Agosto, no antigo pavilhão do Stella Maris.

Aproveito o ensejo da data para falar desta  iniciativa -que a Pastoral da Fraternidade (e, em particular, o Quim Zé) quis montar naquele espaço- para recordar quem tanto deu à Igreja e ao concelho de Peniche. Inaugurada no passado dia 12 de Junho (1º aniversário da sua morte), esta exposição faz eco de uma vida muito especial, essencialmente dedicada aos outros, em acções que se multiplicaram em várias frentes: assistência social, educação, desporto, liturgia, diáspora, apostolado do mar...

Documentação diversa, muitas fotografias e alguns objectos pessoais fazem parte da montagem que pode ser vista durante as tardes e noites deste Verão e que fazem memória deste homem de Deus para os homens, que Peniche não poderá nunca esquecer e a quem muito tem a agradecer!

PS_Na foto escolhida para ilustrar este post, Monsenhor Bastos surge com o seu sucessor, Pe. Pedro Jorge Silva, e com os sacerdotes filhos de Peniche (da esq. para a dta.): Pe. José Ezequiel, Pe. Rui Pedro, Pe. Carlos Caetano, Cónego Mário Pais e Pe. José Luís.

1 comentário:

Marisa Constantino disse...

Um senhor... Um pastor... um amigo!!! Tenho a percepção (que com os seus defeitos e as suas qualidades) tivemos o privilégio de conviver, trabalhar, rezar, chorar e sorrir... ao lado de um Santo. Até à casa do Pai... meu (nosso) querido Senhor Prior!!