sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2011-2012

Estamos prestes a terminar 2011, um ano que ficou marcado -entre outras coisas- pela "Primavera árabe", pela crise do euro, pelo sismo e desastre nuclear de Fukushima, pelo atentado na Noruega (um dos países mais insuspeitos do mundo!), pelo resgate a Portugal...
Mas também pela, cada vez maior, presença feminina em lugares de destaque: Merkel mantém o pulso forte na Alemanha e na UE; Dilma Roussef foi eleita a 1º presidenta do Brasil;  Christine Lagarde assumiu a liderança do FMI; Cristina Kirchner foi reeleita presidente na Argentina; um trio de activistas foi Prémio Nobel da Paz; e, em Portugal, temos uma mulher -Assunção Esteves- na presidência da Assembleia da República. Foi também o ano em que Portugal viu o Fado reconhecido como património imaterial da humanidade e as monarquias inglesa e monegasca viram os seus princípes herdeiros "dar (finalmente) o nó" ;)
É certo que perdemos direitos sociais e vimos os nossos rendimentos diminuídos, mas também assistimos à queda de ditadores históricos como Kadafi (Líbia), Mubarak (Egito) ou Ben Ali (Tunísia). Foi também o ano da morte de Osama Bin Laden e do líder supremo da Coreia do Norte...

2012 está quase aí! Vem mal anunciado...a começar na malfadada crise económica que assola vários países e a acabar na profecia maia que decreta o fim do mundo (ou de uma era) a 21 de Dezembro deste ano! 
Mais na linha de "fim de uma era" -convenhamos que a ideia é, apesar de tudo, mais simpática-  e para quem gosta de astrologia, as previsões apontam para que a influência da Lua faça de 2012 "um grande desafio", com final feliz, se soubermos alinhar as nossas energias de forma positiva. Também a astrologia chinesa - neste Ano do Dragão (de água)- vai de encontro a esta ideia... O que nos leva a crer que nem tudo está perdido,lol!!!
A quem é cético nestes campos, resta iniciar o ano com ESPERANÇA de que 2012 não seja, efetivamente, tão mau assim e que tenhamos todos a capacidade de reinventar a nossa maneira de estar no mundo, de forma a fazer de 2012 um BOM ANO!
Nada que uma boa dose de criatividade, resiliência, atenção aos sinais dos tempos (e às suas oportunidades) e abertura às transformações (por vezes demasiado rápidas, é certo...) que o nosso mundo sofre (desde a nossa casa e família, à mais recôndita tribo africana, passando pela América ou pela Índia...), não ajudem a resolver! ASSIM SEJA!

PS_A quem quer relembrar 2011 com maior profundidade, sugiro que vá por aqui

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Há razões para acreditar num mundo melhor...

Adoro este reclame da Coca-Cola ;)
..."borbulhinhas" de esperança, razões para acreditar num mundo melhor!


A música também ajuda! Chama-se "Whatever" e é dos Oasis!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

VIVA A CRISE

Frei Fernando Ventura escreveu...eu subscrevo e partilho convosco!

"VIVA A CRISE
Isso mesmo, assim…, sem pontuação, sem sublinhados e sem sinais, sem acordos, por mais ortográficos que sejam.
VIVA A CRISE
Só assim mesmo, um imperativo. Um imperativo de consciência.
VIVA A CRISE
Só assim mesmo, uma interrogação. Uma interrogação, de dignidade.
VIVA A CRISE
Assim sem mais, sem glosas nem variações do politicamente correcto.
VIVA A CRISE
Neste novo ano que agora se inicia. Neste 2012 com tudo por inventar. Neste 2012, ANO NACIONAL E INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE.
VIVA A CRISE
Isso mesmo, ANO NACIONAL E INTERNACIONAL DA SOLIDARIEDADE, assim…, sem pontuação, sem sublinhados e sem sinais, sem acordos, por mais ortográficos que sejam.
VIVA A CRISE
Neste 2012, o ano de recriar a aritmética do tempo novo e do Novo Tempo. Tempo de DIVIDIR para MULTIPLICAR e de ADICIONAR sem SUBTRAIR nada a ninguém.

Se assim for,
VIVA A CRISE, vivamos a CRISE, neste imperativo de consciência, que mudará a história na medida em que as nossas consciências se mudarem, na medida em que formos capazes de entender que se não vivermos a vida, seremos vividos por ela e eu, não quero, não tenho tempo, tenho mais que fazer…
Há mais apressados por aí?
Então vamos a isso, vamos juntos, vamos todos, vamos pegar nisto, vamos pegar em nós e fazer a revolução. Pode ser?
Vamos mandar os senhores do tempo, os senhores da política do partidarismo bacoco, da economia que faz de nós carne para canhão, da finança que só sabe entender a linguagem da especulação criminosa, vamos mandá-los à mera… isso mesmo, à mera consideração das suas ideias.

Este tempo é o nosso de inventar a matemática da SOLIDARIEDADE. Este tempo é o nosso de dar a volta a isto. Não podemos parar os comboios, não podemos parar os aviões, não temos sucatas para negociar, nem robalos, nem alheiras, nem títulos de participação, nem sub-primes, nem primos nem primas… a que nos agarrar… mas temo-nos a nós, inteiros, vivos, com esta raiva que nos corre nas veias e que ninguém tem o direito de manipular ou de se “assenhorar”.

Não temos nada, mas temo-nos a nós! Por isso, senhores, temam-nos a nós!
Somos mais que números a contar no final das vossas manifestações.
Somos mais do que gente para mandar gritar na rua, mas depois de enrolarmos as bandeiras… não temos onde as meter…
Somos mais do que pagadores das asneiras que nos fizeram e que nos fizeram fazer.
Somos mais do que exercícios contabilísticos de ignomínia e discórdia.
Somos MAIS, muito mais… somos muitos mais, por isso temam-nos a nós que nos temos a nós.

E não estamos de férias como os nossos parlamentares, de todos os partidos, que foram para casa mais cedo. Não estamos de férias, não temos férias nem subsídios, nem feriados, nem dinheiro, mas temo-nos a nós; por isso temam-nos a nós.
Nós, sem vós e sem voz daremos a volta a isto. A revolução está na rua! Em tantas iniciativas que um pouco por todo o lado estar a ver gente a dar a mão a gente para que cada vez mais gente seja gente e para que nunca ninguém perca a dignidade de ser pessoa.
Nós estamos aqui. Não estamos de férias. Estamos na luta, na exclamação e na interrogação. Na indignação pelo direito à dignidade.

VIVA A CRISE, VIVAMOS A CRISE
Bom Ano 2012"

Quase de nada místico...

Não, não deve ser nada este pulsar
de dentro: só um lento desejo
de dançar. E nem deve ter grande
significado este vapor dourado,

e invisível a olhares alheios:
só um pólen a meio, como de abelha
à espera de voar. E não é com certeza
relevante este brilhante aqui:


poeira de diamante que encontrei
pelo verso e por acaso, poema
muito breve e muito raso,
que (aproveitando) trago para ti.

(...um poema de Ana Luísa Amaral)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Só para lembrar...


Hoje é dia de concerto natalício, com o Coral Stella Maris, às 21h30, na Igreja de Nª Senhora da Ajuda.

E é também o último dia para visitar a 1ª mostra de artesanato de Peniche na AEFCRP.

Santo Natal

O texto que hoje aqui deixo (e que já é conhecido) é um dos que mais reflete o que sinto nesta época. Na impossibilidade de desejar a cada um dos meus amigos -e famílias- um Santo Natal e um 2012 o melhor que puder ser, aqui fica -para todos os que me lerem- este desejo :)

" Quisera Senhor, neste Natal, armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar em vez de presentes, os nomes de todos os meus amigos.Os amigos de longe e de perto. Os antigos e os mais recentes. Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro. Os sempre lembrados e os que às vezes ficam esquecidos. Os constantes e os intermitentes. Os das horas difíceis e nos das horas alegres,os que sem querer eu magoei, ou,sem querer, me magoaram. Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles de quem não conheço mais que as aparências. Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo. Meus amigos humildes e meus amigos importantes...Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida!
Uma árvore de raízes muito profundas para que os seus nomes nunca mais sejam arrancados do meu coração. De ramos muito extensos, para que novos nomes, vindos de todas as partes, venham juntar-se aos existentes. De sombras muito agradáveis para que nossa amizade seja um local de repouso nas lutas da vida.Que o Natal esteja vivo dentro de nós em cada dia do ano que se inicia, para que possamos viver sempre o amor e a fraternidade."

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Presépio de lata

Porque o Natal está mesmo a chegar, hoje lembrei-me deste "Presépio de lata", de Rui Veloso. Uma belíssima letra, que dá que pensar, reflexo de tantas realidades sociais que infelizmente tendem a crescer...numa melodia que nos embala. Uma das melhores músicas de Rui Veloso -no meu entender- e uma bela canção de Natal!


"Três estrelas de alumínio
A luzir num céu de querosene
Um bêbedo julgando-se César
Faz um discurso solene

Sombras chinesas nas ruas
Esmeram-se aranhas nas teias
Impacientam-se gazuas
Corre o cavalo nas veias

Há uma luz branca na barraca
Lá dentro uma sagrada família
À porta um velho pneu com terra
Onde cresce uma buganvília

É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells,

Oiçam um choro de criança
Será branca, negra ou mulata
Toquem as trompas da esperança
E assentem bem qual a data

A lua leva a boa nova
Aos arrabaldes mais distantes
Avisa os pastores sem tecto
Tristes reis magos errantes

E vem um sol de chapa fina
Subindo a anunciar o dia
Dois anjinhos de cartolina
Vão cantando aleluia

É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells,



Nasceu enfim o menino
Foi posto aqui à falsa fé
A mãe deixou-o sozinho
E o pai não se sabe quem é

É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells."

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Palavras sábias

"Só há dois dias no ano em que nada pode ser feito: o dia de ontem e o dia de amanhã.
Portanto, HOJE é o dia certo. SONHE, ACREDITE e, principalmente, FAÇA."
(Dalai Lama)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Alexandre O'Neill

Faria hoje 87 anos, se não tivesse deixado a terra dos vivos em agosto de 1986. Escreveu poemas belíssimos, entre os quais esta definição de "amigo". Não é o seu poema mais conhecido (alguns ficaram famosos na voz de Amália), mas foi aquele com que dei de caras, hoje de manhãzinha, numa mensagem de uma grande amiga ;) E aqui o partilho convosco...

"Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra "amigo"
"Amigo" é um sorriso
De boca em boca
Um olhar bem limpo,

Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

"Amigo" (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
"Amigo" é o contrário de inimigo!

"Amigo" é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

"Amigo" é a solidão derrotada!
"Amigo" é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,

"Amigo" vai ser, é já uma grande festa!"
(Alexandre O'Neill, in No Reino da Dinamarca)

 

Para lerem outros poemas de Alexandre O'Neill sigam por aqui, por aqui ou por aqui.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Concertos de Natal em Peniche


No âmbito do programa do Natal Penicheiro 2011, as igrejas do concelho serão palco de um conjunto de concertos.
O próximo é já amanhã, pelas 21h30, na Igreja de S. Leonardo. O habitual concerto natalício promovido pela Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, reunirá a Banda da Sociedade Filarmónica União 1º de Dezembro de 1902 e os coros do Stella Maris e de Geraldes.Promete!

Os próximos serão:
- o do Coral Stella Maris, no dia 23 de Dezembro, pelas 21h30, na Igreja de N.ª Sr.ª da Ajuda;
- o do Coral Stella Maris na Igreja de N.ª Sr.ª da Guia, em Ferrel, no dia 6 de Janeiro, pelas 21h30
- o da Academia de Música de Óbidos na Igreja de S. Pedro, em Peniche, no dia 7 de Janeiro, pela 21h30.

Mostra e venda de artesanato

Começa HOJE, na Associação E. F. e Recreativa Penichense, a 1ª Mostra de Artesanato de Peniche. A partir das 14horas haverá animação com entrega de presentes pelo Pai Natal a meninos de um infantário de Peniche e apresentação teatral da peça " A menina Artezolas" da autoria de Liliana Nunes e da Tuna Académica da ESTTM. À noite haverá fados com Cristina Luz.
O espaço desta mostra, para além de exposição e venda de trabalhos artesanais, também tem uma área dedicada à distracção da pequenada com um insuflável com escorrega. E no dia 18 de Dezembro pelas 16 horas, Liliana Nunes apresenta uma outra peça que se intitula "História de Marmim".
Não deixem de visitar esta EXPOSIÇÃO e (quem sabe?) aproveitar para comprar as ultimas prendinhas para este Natal. Até dia 23 de Dezembro...das 16h00 às 23h00.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Feel the jazz...

Infelizmente não vou poder estar, mas dou eco de mais uma interessante iniciativa a decorrer na Capela de Santa Bárbara (Fortaleza de Peniche).
Amanhã à noite a música jazz do Trio Jam (Thierry Cardoso, David Canhoto e Pedro Rico) ecoará na capela, acompanhando uma exposição de fotografia de Marisa Amaral. A organização é de Elsa Gonçalves e Rute Manso, alunas do 3º ano de Turismo da ESTM, que contam com a adesão dos amantes do jazz, e não só: é já amanhã, dia 15, às 21h30.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Natal solidário

Como disse, um dia, Madre Teresa de Calcutá: "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar.Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
Por isso, desde 2008 que vos dou conta desta iniciativa - "Presentes Solidários - Dar a duplicar!- e este ano não é exceção. Aqui podem ver os presentes disponíveis nesta campanha de 2011 e contribuir na medida das vossas possibilidades para a melhoria das condições de vida nos países lusófonos...
Também tenho falado da Campanha de Natal da Rádio Renascença. Este ano intitula-se SOS Natal, porque é verdadeiramente urgente ajudar milhares de portugueses que precisam de alimentos, trabalho, roupas, apoio médico ou financeiro, e para isso, este ano a Renascença juntou-se à Sociedade de São Vicente de Paulo. Para ajudar basta dirigir-se ao Multibanco, preencher os campos entidade e referência repetindo o número 7 e, no valor, colocar o que quiser e puder dar.Também pode fazer o seu donativo em qualquer balcão do BES.Como diz o slogan desta campanha: Este ano deve-se poupar em tudo...menos no que podemos dar!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sexta-feira há noite de poesia!

O projecto "A poesia anda por aí…" vai continuar por terras do nosso concelho e na próxima sexta-feira, dia 9 de dezembro, estará em Geraldes, na Igreja de Nª Senhora da Conceição, pelas 21h30.

A poesia de carácter religioso, nomeadamente a poesia inspirada no Natal, dará o mote para esta sessão em que, entre outros, se ouvirão, por certo, poemas de António Gedeão, Fernando Pessoa, David Mourão-Ferreira e José Régio. A não perder, para entrar com o pé direito no espírito da época...

Tarde de sábado cultural...

Maria Carvalhosa apresenta no próximo sábado, dia 10 de dezembro, pelas 15h30, na Capela de Santa Bárbara (Fortaleza de Peniche) o seu livro “Retratos sem Pose”.

A apresentação da obra estará a cargo de Mel de Carvalho  e eu estarei lá, como o meu amigo Rogério Cação, para lermos alguns dos textos do livro, que desde já aconselho ;)

Não faltem e, já agora -se ainda não o fizeram- façam como eu e aproveitem o ensejo para espreitar esta e esta exposições.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Fado em Oração

É já amanhã, dia 7 de Dezembro, pelas 21h30, que a Igreja de S. Pedro acolhe mais uma noite de “Fado em Oração”. Esta iniciativa, organizada pelas juntas de freguesia de S. Pedro e Nª Srª da Conceição, é já uma tradição  e conta com a participação de alguns dos fadistas do Concelho de Peniche.
Em véspera de dia de Nossa Senhora da Conceição - rainha e padroeira de Portugal- e em ano em que o Fado foi elevado a património imaterial da humanidade, aqui fica o convite para celebrar- de forma bem portuguesa- estas efemérides.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Para quem gosta de artesanato...

De 16 a 23 de Dezembro vai realizar-se na Associação de E. F. C. e Recreativa Penichense (AEFCRP) a 1ª Mostra de Artesanato AEFCRP.
Durante os dias da mostra está prevista animação e a realização de vários workshops de artes manuais (EVA, Origami, Técnica do guardanapo, Feltro, etc.)
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na própria AEFCRP, através do email artesanatopeniche@gmail.com ou pelo tel. 965 427 407. Para saber mais detalhes sigam por aqui.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1º de Dezembro é dia de causas...

Pois é! Amanhã, para além de assinalarmos a Restauração da nossa independência, assinalamos mundialmente o Dia de luta contra a Sida. Tendo em conta que o concelho de Peniche ainda lidera (infelizmente) no distrito de Leiria, o número de infectados pelo HIV/Sida, todos seremos poucos para caminhar amanhã (com partida marcada às 11h na Praça Jacob Rodrigues Pereira) e alertar para este flagelo. As iniciativas começam já hoje...

Também amanhã, dia 01 de Dezembro, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, na Casa do Benfica em Peniche, vai decorrer uma recolha de Medula Óssea, organizada por esta instituição e pelo Centro de Histocompatibilidade do Centro – Coimbra com a colaboração da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Peniche,  Associação de Motociclismo de Peniche e da 102FM Rádio. 
Não deixem de colaborar ede particiapr, em ambas...e tenham um bom 1º de Dezembro (provavelmente o último em que gozaremos de feriado)!

domingo, 27 de novembro de 2011

Canção nacional é património mundial!

Gosto de Fado! Gosto de ser portuguesa! E por isso fiquei feliz com esta notícia! Para comemorar, comia já alguns destes ;) E como (por impossível que pareça) nunca fui a uma Casa de Fados (daquelas à séria), ficam desde já aqui registadas as intenções de colmatar essa falha o quanto antes e de visitar este museu um destes dias ...
PS- Muitas podiam ser as fotos escolhidas para ilustrar este post. Mas optei por esta(s), aparentemente estranha(s) para quem não anda nas lides. Foram tiradas, há cerca de um ano, na 3ª e última eliminatória do concurso Há Fado na Mouraria. Na foto da esquerda está José Manuel Osório (consultor e presidente do Júri deste concurso, especialista e estudioso do Fado). Na da direita está João Chitas (conceituado tocador de guitarra portuguesa, que tantas vezes veio a Peniche acompanhar fadistas locais, sempre com humildade e boa disposição). Curiosamente, ambos deixaram a terra dos vivos este ano, mas acredito que hoje estejam a celebrar no céu, com tantos outros amantes do fado que já lá estão, esta consagração da canção que amaram!Tenho a certeza de que hoje não festa (e fado) na Mouraria...

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Roteiro para um fim de semana...

O tempo parece que vai continuar bom e, por isso, deixo aqui umas sugestões  "fora de portas" para este fim de semana. Para além de alimentarem esta ideia, sugiro um saltinho à Escola Secundária de Peniche - entre as 10h00 e as 22h00- onde decorre por estes dias a Feira da Automobilia, integrada na Semana da Juventude. A organização desta feira é da ACISCP e é no site desta Associação que podemos saber mais sobre esta iniciativa.
Um saltinho maior pode ser dado até ao Lugar da Estrada onde, também neste fim de semana, decorre o II Festival do Doce,uma iniciativa conjunta do Sporting Clube da Estrada, Associação Mão Amiga e Comissão da Igreja da Estrada. Tudo bons motivos para sair de casa e aproveitar este Sol de Outono...

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

É, sempre, de alimentar esta ideia...

Arrancou ontem, online, mais uma campanha do Banco Alimentar contra a fome (BA). Acedendo à página www.alimentestaideia.net 
podemos, até dia 03 de dezembro, fazer doações online para um conjunto básico de produtos disponíveis ao preço mais baixo de mercado.Podemos também optar por doar um cabaz de família (leite, latas de salsichas e de atum, açucar, óleo e azeite), pelo valor de dez euros e que pode ser pago eletronicamente.
Entretanto, "ao vivo e a cores" podemos entregar a nossa dádiva nas várias superfícies comerciais do país, já este fim de semana, 26 e 27 de Novembro. Há um ano atrás  os Bancos Alimentares contra a Fome conseguiram recolher um total de 3.265 toneladas de alimentos, mais 775 toneladas do que em igual período de 2009, numa campanha que envolveu mais de 30 mil voluntários. Os alimentos recolhidos foram distribuídos por mais de 1.800 instituições de solidariedade social, que os entregaram a cerca de 280 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.
A campanha que agora decorre arrancou com a doação de 2.000 cabazes de família pela Microsoft, no valor de 20 mil euros, e contará (com toda a certeza, e apesar dos tempos difíceis que atravessamos) com a generosidade própria de todos os portugueses, quer nas ofertas feitas quer no elevado número de voluntários que tornam possível esta campanha. Aqui por Peniche, não será exceção...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Eva Mejuto, amanhã, aqui tão perto...

Soube há pouco que a livraria "Histórias com Bicho" - que fica aqui em Casais Brancos, no vizinho concelho de Óbidos- vai promover amanhã,5ª feira,  das 20h às 23h, uma formação intitulada "O álbum ilustrado enquanto jogo", com Eva Mejuto - da OQO Editora- autora, entre outros, do livro "A casa da mosca fosca".
Aqui fica o alerta!...Para mais informações, espreitem aqui.
E a ponte velha fez-se nova...

"Viagem a um pequeno mundo"

Inaugura hoje na Biblioteca da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) a Exposição de Fotografia “Viagem a um pequeno mundo”, de Luís Lobo Henriques.

Este evento é uma organização dos Serviços de Documentação do IPL com o apoio da ESTM e da sua Associação de Estudantes. Para visitar até 16 de Dezembro!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Para quem gosta de teatralizar ;)

Depois de uma 1º edição em Março, eis agora a 2ª edição do Workshop de Técnicas de Interpretação Teatral: será  nos próximos dias 3 e 4 de Dezembro e a orientá-lo estará, mais uma vez, Luísa Ortigoso, actriz e directora de actores.

O workshop, destina-se a maiores de 16 anos e terá lugar no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche.

As inscrições estão abertas até dia 30 de Novembro, e podem ser feitas na Biblioteca Municipal, de 2ª a 6ª Feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00. O valor da inscrição é de € 20,00 (vinte euros) e estas serão limitadas e consideradas por ordem de chegada.Para mais informações, contactar a Biblioteca Municipal (262 780 122).

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Para acólitos, antigos-acólitos e todos os que quiserem ler ;)

O Movimento Litúrgico de Jovens de Peniche - Associação de Acólitos está na semana de preparação para a sua Festa Anual, que se assinala sempre em Domingo de Cristo Rei, o Domingo que, na liturgia da Igreja, antecede o Advento.

Depois do Retiro de fim de semana, 2ª feira foi dia de reflexão pessoal, 3ª feira foi dia de nos encontrarmos à volta do altar (na eucaristia das 19h00), 4ª feira foi dia de oração noturna na Capela do Lar e hoje é o chamado dia da partilha.

Nele somos convidados a partilhar palavras, gestos, objectos ou atitudes que falem deste ser acólito. Como já perceberam, pelo que escrevi até aqui, também eu sou acólita e há pouco dei por mim a pensar o que fazer para que este dia não passasse em branco

Decidi-me a escrever este texto que, porventura, será lido por muitos daqueles que ao longo dos 54 anos de história desta associação foram passando por aqui…Por alguns, tenho um carinho especial, aqueles a que chamo “os do meu tempo”… Ou não fosse eu uma  nostálgica incorrigível! Na verdade, os que hoje partilham comigo este serviço e a pertença a esta associação também são do meu tempo. Mas aqueles a que me refiro são os que cá estavam quando entrei para este movimento (em Junho de 1985), ou foram entrando nos anos seguintes, e que marcaram a minha adolescência e juventude. Para esses, que partilharam comigo esses tempos, vai um ABRAÇO ESPECIAL.

Felizmente, alguns continuam a fazê-lo e é natural que tenhamos, entre nós, uma cumplicidade maior. E para esses vai um ABRAÇO UM BOCADO MAIS APERTADINHO ;)

Depois há os que fui (re)conhecendo como (antigos) acólitos: e é uma família enorme a dos que, ao longo deste meio século, encontraram no acolitado a sua forma de estar mais perto de Cristo. Muitos tornaram-se até, aquilo a que se convencionou chamar, “católicos não-praticantes”, mas é com indisfarçável orgulho que mencionam os seus tempos de acolitado. Alguns, fruto da intervenção do Espírito Santo (que não brinca em serviço) voltaram à Igreja –e alguns ao acolitado- mais recentemente. Para todos (mesmo os que não conheço) vai um CUMPRIMENTO PARTICULAR, de quem se reconhece da mesma família. Como diria o Sr. Prior (Pe. Bastos): “Uma vez acólito, acólito sempre…”

E por falar em Sr. Prior, esta associação só existe porque ele assim a criou e acompanhou ao longo de todos estes anos. Foi ele que a moldou, como escola de serviço, de educação cívica e educação litúrgica (três das mais-valias desta associação)… Foi ele que nela implantou o acolitado misto nos anos 80, uma experiência pastoral “atrevida”, que a Mãe-Igreja (que sempre amou e respeitou) veio a reconhecer como válida uns anos mais tarde. Foi com ele que tanto aprendi! Para o Sr. Prior, e para todos aqueles acólitos que já estão no céu (onde se inclui o meu pai) vai o meu “MUITO OBRIGADA!”, na certeza de que continuam a velar por nós lá do Alto.

Finalmente, para todos aqueles que hoje pertencem a esta associação e partilham comigo o serviço do altar, os tempos de oração, os encontros, as cerimónias paralitúrgicas e este carisma especial, deixo um BEIJO e a nossa ORAÇÃO, que é símbolo daquilo que nos une e que nos faz continuar a acolitar. ÁMEN (Que assim seja!)

Oração dos Acólitos

Senhor Jesus Cristo,
sempre vivo e presente connosco
tornai-me digno de vos servir no altar da Eucaristia
onde se renova o sacrificio da Cruz e
Vos ofereceis por todos os homens!
Vós que quereis ser para cada um
o amigo e sustentáculo no caminho da vida,
concedei-me uma Fé humilde e forte, alegre e generosa
pronta para Vos testemunhar e servir.
E porque me chamaste ao vosso serviço,
permiti que vos procure e vos encontre,
e pelo sacramento do Vosso Corpo e Sangue,
permaneça unido a Vós para sempre,
Ámen!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dia nacional do mar

Amanhã, 16 de novembro, é Dia Nacional do Mar. Em Peniche, desde o dia 4 de novembro, estão a decorrer iniciativas que assinalam a efeméride, num programa designado "Mês do Mar".

Para além destes eventos, soube há pouco que amanhã, no Clube Recreativo Penichense - das 10h às 22h - está prevista a passagem contínua de vídeos sobre o mar, nomeadamente alguns registos do último Campeonato euro-africano de pesca submarina, que decorreu recentemente em Peniche.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Frida

Há uns anos vi o filme Frida (2002), de Julie Taymor, com Salma Hayek no papel principal e a curiosidade e fascínio sobre a vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo(1907-1954) cresceu. Uns anos depois vi, no CCB, uma exposição com alguns dos seus trabalhos e depois disso já li alguns dos textos que deixou escritos. Por isso, quero ver se não perco esta exposição que está agora patente no Pavilhão Preto do Museu da Cidade, em Lisboa, desde a passada semana até 29 de janeiro de 2012.

Frida Kahlo  teve sempre uma vida sofrida, marcada por acidentes, doenças e uma vida amorosa atribulada, marcada pelo seu casamento com o pintor Diego Rivera (com traições de ambas as partes) e é essa vida que a sua pintura retrata. Por isso, Frida afirmou um dia:  "Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade." E talvez tenha sido isso que tornou Frida Kahlo uma das artistas mais fascinantes do século XX.
Com apenas 6 anos, contraiu poliomielite - que a deixou com uma lesão na perna e no pé direito e lhe valeu a cruel alcunha "Frida Perna de Pau" que a acompanharia por toda a infância. Aos 18 anos, num grave acidente, resultante do choque entre um elétrico e o autocarro em que seguia, um varão de aço trespassou-lhe o corpo, partindo-lhe a coluna, e deixando Frida entre a vida e a morte. Sobreviveu mas ficou imobilizada  por um período bastante longo, o que a levou a pintar fervorosamente, num cavalete adaptado à cama e à sua condição física. O sofrimento é o tema maior das suas telas. Na famosa "Coluna Partida", por exemplo, Frida aparece retratada de pé, com o rosto em lágrimas e o corpo coberto de espinhos, espartilhado pelo colete ortopédico. Também os abortos que sofreu ao longo da vida estão retratados nalgumas das suas obras.

Frida Kahlo morreu a 13 de Julho de 1954. O atestado de óbito dá como causa de morte uma embolia pulmonar na sequência de uma pneumonia grave, mas nunca se descartou totalmente a hipótese de suicídio. A Casa Azul, onde viveu a maior parte da vida, transformou-se no Museu Frida Kahlo, e abriga o espólio da artistaDesse espólio fazem parte cerca de 6000 fotografias, da sua autoria ou por ela coligidas ao longo da vida, das quais 257 podem agora ser vistas em Lisboa.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

E hoje também é Dia de S. Martinho...

...mas é Santo Estevão que vai ter honras de festa no nosso concelho.
A ilha do Baleal celebra o seu padroeiro, neste fim de semana, com o seguinte programa: hoje, às  21h00 haverá Magusto e Quermesse. 
Amanhã,  12 de Novembro, às 15h00 celebra-se  Missa na Capela de Santo Estêvão seguida de Procissão à volta da Ilha. Às 21h00 é tempo de Quermesse, sorteio de um Cabaz de Natal e actuação do Duo Musical Helder Crispim.

E hoje é dia de palíndromo!!!

O palíndromo é uma sequência de unidades que pode ser lida tanto da direita para a esquerda, como da esquerda para a direita, e hoje quando passarem 11 minutos e 11 segundos das 11 horas deste dia 11 do mês 11, do ano 2011 estaremos perante um palíndromo de 12 dígitos...o que só voltará a acontecer daqui a 100 anos!!!

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1