quarta-feira, 28 de abril de 2010

A menina dança?

Gosto imenso de dançar e é por isso, com alegria, que celebro sempre a efeméride de amanhã: 29 de Abril, é Dia Mundial da Dança.
A data, instituída em 1982 pelo Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro, é todos os anos assinalada com uma mensagem escrita propositadamente para o efeito.
Este ano, o texto é da autoria do bailarino argentino Júlio  Bocca e lembra-nos que a dança não se faz apenas de talento natural mas, em contrapartida, é uma forma de comunicação privilegiada que, de alguma forma, nos "leva ao céu"...

“Dança é disciplina, trabalho, ensinamento, comunicação. Com ela poupamos em palavras, que outros porventura não entenderiam, e estabelecemos um idioma universal que nos é familiar a todos. Dá-nos prazer, faz-nos livres e consola-nos da impossibilidade que temos, enquanto humanos, de voar como os pássaros, aproximando-nos um pouco do céu, do sagrado, do infinito. É uma arte sublime, diferente em cada tempo, que se parece tanto com fazer amor que, no fim de cada apresentação, deixa-nos o coração a bater fortemente, esperando com ilusão a próxima vez.”
 
Em Peniche, como vem sendo hábito nos últimos anos, a data será celebrada no próximo dia 30 de Abril, pelas 21h30 no Fórum da Parrerinha, com um espectáculo promovido pelo Município, em que vários grupos de jovens do Concelho de Peniche, apresentarão o seu trabalho. Eu vou lá estar!
 
NOTA_a ilustração deste post é da autoria de Renata Schussheim e é a imagem que acompanha, originalmente, o texto de Bocca.

1 comentário:

maria disse...

e que viva a tua vitalidade e juventude. Mantém-te aberta para as coisas boas que a vida te dá. Felicidades.