quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sinais de Deus

É muito raro falar de religião neste blogue, mas esta semana é quase inevitável. Hoje é dia 13 de Maio, passam 92 anos sobre a 1ª aparição de Nª Senhora em Fátima, a três crianças, em plena 1ª Guerra Mundial. A mensagem daquela senhora "mais bonita que o Sol" foi de Paz e de conversão permanente, no sentido em que todos somos responsáveis por um mundo melhor. Milhares de peregrinos continuam a rumar ao seu Santuário em busca desta paz, de consolo e de esperança.
Também nesta semana, o Papa Bento XVI rumou ao Médio Oriente, berço das três religiões monoteístas do mundo e, infelizmente, palco de numerosos e constantes conflitos. Hoje está em Belém, terra onde se crê ter nascido Jesus Cristo, o mesmo que disse "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei." E ele amou até à morte! Bento XVI também já falou de morte -nomeadamente do holocausto- mas tem, sobretudo, apelado ao entendimento entre todos, independentemente da cultura ou da religião de cada um.

Finalmente, esta é ainda a semana em que se assinalam os 50 anos do Cristo Rei, monumento erguido em Almada como forma de agradecer o dom da Paz. Como nos diz a Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa: O Monumento, amplamente visível, que nos apresenta Cristo de coração e braços abertos, é um sinal eloquente da verdadeira imagem de Deus: humano e acolhedor, manso e humilde, um Deus que ama infinitamente a cada pessoa e a toda a humanidade. Recordar ou ver o Monumento a Cristo Rei deverá avivar a feliz notícia de que "Deus é amor"(1 Jo 4, 8.16).

2 comentários:

jp disse...

"...todos somos responsáveis por um mundo melhor."

Aqui está uma mensagem que concordo em pleno, qualquer que seja o modo como é assinalada.

Porém, há pouco tempo, li uma outra versão que é igualmente de considerar:

"À força de tanto tentarmos deixar um mundo melhor para os nossos filhos, por vezes esquecemo-nos de deixar uns filhos melhores para o nosso mundo."

Saudações Amigas
jp

ângela m. disse...

Como sempre, um comentário pertinente ;) De facto, de tanto nos concentrarmos num ponto de vista, por vezes descuramos outros não menos importantes...
E o mais importante são, realmente, as pessoas!