segunda-feira, 4 de maio de 2009

O que eu desejo pr’a você…

Hoje deixo-vos com um texto de Victor Hugo que me leram, faz hoje quatro anos, em Volta Redonda - RJ, Brasil. Apesar de longo é muito bonito e, por isso, o partilho aqui, para um bom início de semana...

"Desejo primeiro que ame, e que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim, mas se for, saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos, que mesmo maus e inconsequentes, sejam corajosos e fiéis, e que, pelo menos num deles, você possa confiar sem duvidar. E porque a vida é assim, desejo ainda que tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, mas na medida exacta para que, algumas vezes, se interpele a respeito de suas próprias certezas. E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo, para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que seja útil, mas não insubstituível. E que nos maus momentos, quando não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente para o manter de pé.
Desejo ainda que seja tolerante, não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente, e que fazendo bom uso dessa tolerância,sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais. E que sendo maduro não insista em rejuvenescer, e que sendo velho não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.
Desejo por sinal que você seja triste, não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra que o riso diário é bom, o riso habitual é insosso e o riso constante é insano. Desejo que você descubra, com o máximo de urgência, acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal porque, assim, se sentirá bem por nada.
Desejo também que plante uma semente, por mais minúscula que seja, e acompanhe o seu crescimento, para que saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que, pelo menos uma vez por ano, coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isto é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afectos morra, por ele e por você; mas que se morrer, você possa chorar sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim que sendo homem, tenha uma boa mulher. E que sendo mulher, tenha um bom homem. E que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes, e quando estiverem exaustos e sorridentes, ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isto acontecer, não tenho mais nada a desejar".

Sem comentários: