terça-feira, 28 de abril de 2009

Dancemos...

Assinala-se amanhã, dia 29 de Abril, o Dia Mundial da Dança, data instituída em 1982 pelo Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro.
Todos os anos é publicada uma mensagem para este dia e, este ano, o texto é da autoria do bailarino e coreógrafo inglês Akram Khan que vale a pena ler:

“Este dia muito especial é dedicado à única linguagem que, neste mundo, cada um de nós sabe falar. Uma linguagem inerente aos nossos corpos e às nossas almas, a dos nossos antepassados e dos nossos filhos. Este dia é dedicado a cada deus, guru ou avô que nos ensinou e inspirou. A cada cântico, impulso e instante, que nos incitou a mexer. É dedicado à criança que gostaria de se movimentar como o seu ídolo e à sua mãe que lhe diz “já o podes fazer”. Este dia é dedicado a cada ser com o seu credo, cor e cultura, que transforma as tradições do seu passado em histórias do presente e sonhos para o futuro. Este dia é dedicado à Dança. À sua miríade de dialectos e ao seu imenso poder de exprimir, de transformar, de unir e de deliciar.”
Em Peniche, a data será assinalada no próximo dia 30 de Abril de 2009, pelas 21h30 no Fórum da Parreirinha, com um espectáculo feito por grupos de jovens do Concelho, que elegeram a dança – nos seus diferentes géneros - como forma de expressão e de ocupação dos seus tempos livres.

Sem comentários: