No dia 22 de julho fiz uma publicação sobre
uma música escrita por Pedro Abrunhosa durante o confinamento e prometi
voltar a falar de coisas bonitas que "nasceram" neste tempo de pandemia
e isolamento social.
Uma dessas coisas foi uma página de facebook chamada UM DIA DE CADA VEZ – Sugestões, ideias e instruções para quem está fechado em casa.
Nos primeiros dias da quarentena como forma de combater a
inércia criativa, o isolamento social e o pessimismo geral - segundo os próprios- o escritor David Machado e o ilustrador Paulo Galindro propuseram-se "apresentar, todos os dias, uma sugestão de algo para fazer
em casa. Ideias sempre mais próximas da poesia do que da realidade tal
como a conhecemos".
E assim fizeram: foram 32 sugestões, que ganharam voz até noutras línguas, e que entretanto ganharam corpo em formato livro.
Com uma campanha de crowdfunding que angariou no primeiro dia a verba necessária para a edição de 500 exemplares, os autores abalançaram-se a mais este desafio e o resultado começou a chegar esta semana às caixas de correio de todos os que apoiaram este projeto - eu incluída- encantados pela beleza das palavras e pela maravilha e pormenor das ilustrações.
Pelo meio, a generosidade destes criativos passou também pela partilha de todo o processo de feitura do livro, que pudemos acompanhar aqui.
Para mim, ontem foi o grande dia: ao abrir a caixa do correio lá estava o tão desejado envelope...E é tão bom ter no correio algo mais que contas para pagar ou folhetos publicitários!
O toque e o cheiro de um livro novo são uma delícia...e quando tem páginas lindas como este, melhor ainda :)
Ficará como memória destes dias estranhos que vivemos para nos recordar que, mesmo assim, há sempre poesia nos dias...só há que viver um dia de cada vez!
Sem comentários:
Enviar um comentário