sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Este fim de semana...

Num típico fim de semana de outono, com alguma chuva anunciada e temperaturas a descer, não faltarão motivos para (ainda assim) sair de casa.

A começar já hoje, a 2ª edição do Festival Gastronomia de Bordo é uma boa oportunidade para ver o Mercado Municipal noutra perspetiva e também para provar algumas delícias inspiradas na gastronomia típica da nossa terra e nos seus produtos endógenos. A abertura de portas dá-se às 18h00.

E do alimento para o corpo passo para duas sugestões de alimento espiritual:
- hoje mesmo, a Fundação ACN (Ajuda à Igreja que Sofre) promove a iniciativa “Um milhão de crianças rezam o terço pela paz”
A Paróquia de Peniche associa-se a este momento de oração pela Unidade e pela Paz e convida-nos a rezar o terço,  a partir das 21h00, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda;

- este é ainda o fim de semana dos CÍRIOS, festa bem enraizada na religiosidade popular da nossa região. No domingo, a Missa no recinto é às 11h00, o Terço às 14h00 e a Procissão e benção do mar às 15h00, seguida do canto das Loas.

*

Amanhã, sábado, dia 19, a Patrimonium promove duas iniciativas para assinalar os 410 anos do Concelho de Peniche. Com partida marcada às 9h30 do Auditório Municipal, haverá um Roteiro pelo Património Militar de Peniche de Baixo. De regresso ao Auditório, a partir das 14h30, falar-se-á de "Peniche na Época Moderna".

Para a noite, a sugestão é "Viva com alegria":   um espectáculo musical de angariação de fundos para as obras da igreja de Nossa Senhora da Conceição, promovido por moradores da zona. Será às 21h30, no Auditório Stella Maris, e contará com a presença do Rancho Folclórico da Nazaré (de Ana Maria Mendes), entre outros artistas. As entradas podem ser adquiridas no Café Stella Maris. 


Em alternativa podem dar um salto ao Caldas Nice Jazz ou ir a Óbidos, onde decorre o último fim de semana do FOLIO, com muitas atividades ao longo do dia  e onde a noite de sábado está a cargo do projeto Por terras do Zeca.

 
E já que estamos numa de música, e de eventos a acontecer na vizinhança, aproveito o balanço para vos sugerir uma ida à Lourinhã onde, a partir das 16h00 de domingo, o Pavilhão Polidesportivo será palco do ECO - 5º Encontro de Coros do Oeste. O nosso Coral Stella Maris é um dos grupos participantes. Saibam mais aqui.

*
Ainda para a manhã de domingo, 20 de outubro, proponho-vos:
- uma visita guiada que tem como mote “O Peixe Seco em Peniche”. O ponto de encontro é às 10h30 junto à Praia do Quebrado;

- uma ida à Praia de Supertubos, onde decorre desde o passado dia 16, mais um MEO RIP CURL Pro Portugal.



BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!

Sem comentários: