Por mais eventos e festas que aconteçam no concelho, sendo natural de Peniche, para mim "a" festa é a Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Este ano ainda não tinha falado dela mas hoje o post é-lhe inteiramente dedicado, até porque já se sente no ar -e em terra- o clima de festa.
Depois do Festival da Sardinha, que abriu oficialmente a época da Festa, estão neste momento a decorrer as Tasquinhas e já está em pleno funcionamento o Arraial, com
Feira Franca incluída.
Feira Franca incluída.
Este é o terceiro ano em funções da atual Organização da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Sem desprimor para as comissões anteriores, que muito se esforçaram para que a Festa se realizasse ao longo das últimas décadas, é amplamente reconhecido o esforço que a atual Organização tem feito no sentido de melhorar de ano para ano toda a dinâmica da Festa: desde a implantação do Arraial no terreiro, aos artistas convidados para animar os dias de festa, passando pela recuperação de algumas tradições perdidas (nomeadamente a vinda por mar das imagens de Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora de Monserrate / Ribamar e São João Batista /Berlenga)
e pela criação de outros pólos de animação
(Ex: Festival da Sardinha,Tasquinhas).
Bem sabemos que "não se agrada a gregos e troianos" e que há sempre mais quem critique do que quem elogie. Mas a verdade é que se nota uma maior adesão dos penicheiros à sua Festa nos últimos anos.
Uma forma de reconhecer esta Organização é adquirir a pulseira de "Amigo da Festa de Peniche": dá acesso a todos os espetáculos da Festa e é uma forma de ajudar à sua realização e melhoramento.
No que diz respeito ao Programa Religioso - verdadeira base de toda a Festa- este ano um dos pontos altos será a celebração do
70º aniversário da Procissão no Mar,
no sábado à noite.
70º aniversário da Procissão no Mar,
no sábado à noite.
A verdade é que a programação dos dias de Festa
está recheada de bons motivos e
ocasiões para celebrar e festejar, com fé e alegria.
está recheada de bons motivos e
ocasiões para celebrar e festejar, com fé e alegria.
Saibamos todos fazê-lo, dignificando a Festa e a Cidade!
Sem comentários:
Enviar um comentário