terça-feira, 24 de julho de 2018

A Festa

Por mais eventos e festas que aconteçam no concelho, sendo natural de Peniche, para mim "a" festa é a Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem. 

Este ano ainda não tinha falado dela mas hoje o post é-lhe inteiramente dedicado, até porque já se sente no ar -e em terra- o clima de festa. 

Depois do Festival da Sardinha, que abriu oficialmente a época da Festa, estão neste momento a decorrer as Tasquinhas e já está em pleno funcionamento o Arraial, com   
Feira Franca incluída.  

Este é o terceiro ano em funções da atual Organização da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

Sem desprimor para as comissões anteriores, que muito se esforçaram para que a Festa se realizasse ao longo das últimas décadas, é amplamente reconhecido o esforço que a atual Organização tem feito no sentido de melhorar de ano para ano toda a dinâmica da Festa: desde a implantação do Arraial no terreiro, aos artistas convidados para animar os dias de festa, passando pela recuperação de algumas tradições perdidas (nomeadamente a vinda por mar das imagens de Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora de Monserrate / Ribamar e São João Batista /Berlenga) 
e pela criação de outros pólos de animação 
(Ex: Festival da Sardinha,Tasquinhas).

Bem sabemos que "não se agrada a gregos e troianos" e que há sempre mais quem critique do que quem elogie. Mas a verdade é que se nota uma maior adesão dos penicheiros à sua Festa nos últimos anos. 
 Uma forma de reconhecer esta Organização é adquirir a pulseira de "Amigo da Festa de Peniche": dá acesso a todos os espetáculos da Festa e é uma forma de ajudar à sua realização e melhoramento. 

No que diz respeito ao Programa Religioso - verdadeira base de toda a Festa- este ano um dos pontos altos será a celebração do 
70º aniversário da Procissão no Mar
no sábado à noite. 
A verdade é que a programação dos dias de Festa 
está recheada de bons motivos e 
ocasiões para celebrar e festejar, com fé e alegria.
Saibamos todos fazê-lo, dignificando a Festa e a Cidade!

Sem comentários: