Ele vai cá estar, em concerto, na segunda-feira da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. Aqui acompanha o duo brasileiro ANAVITÓRIA. Fiquem com este "Trevo"...
terça-feira, 31 de julho de 2018
segunda-feira, 30 de julho de 2018
Há músicas (muito) boas de ouvir! LXXXIX
Esta "Perfect" é linda...e com esta colaboração especial, na língua mais cantante do planeta, fica à beira da perfeição!
quinta-feira, 26 de julho de 2018
Este fim de semana...
As sugestões começam na sexta-feira à noite. Para além de uma possível passagem pelas tasquinhas da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, proponho uma ida à Feira do Livro, que decorre no salão do Clube Recreativo Penichense:
Dia 29, sábado, pelas 17h00 há sessão de cinema infantil no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Peniche. É uma das iniciativas Um dia pela vida deste fim de semana. Também no sábado a proposta de outra equipa é uma Noite de Tapas no Jardim Público, a partir das 18h00.
À noite o destaque vai para o
Carnaval de Verão, com partida e chegada na Ribeira Velha.
Mas se o ambiente carnavalesco não é a sua praia, aqui fica uma outra sugestão:
o Festival Ibérico de Folclore, em Geraldes.
A partir das 21h00, o Pavilhão do Atlético Clube da terra assistirá à atuação de cinco ranchos folclóricos portugueses e espanhóis.
Também a aldeia dos Bolhos estará em Festa este fim de semana, de sexta a segunda feiras. Para saber o programa das festas é só clicar no cartaz ao lado.
Pelo Oeste:
- Óbidos continua com o seu Mercado Medieval (de quinta a domingo, até 5 de agosto);
- por falar em mercados, embora muito diferentes e de uma outra era, S. Martinho do Porto terá no domingo, 29, o Style In Mums&Kids Market.
BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!
terça-feira, 24 de julho de 2018
A Festa
Por mais eventos e festas que aconteçam no concelho, sendo natural de Peniche, para mim "a" festa é a Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Este ano ainda não tinha falado dela mas hoje o post é-lhe inteiramente dedicado, até porque já se sente no ar -e em terra- o clima de festa.
Depois do Festival da Sardinha, que abriu oficialmente a época da Festa, estão neste momento a decorrer as Tasquinhas e já está em pleno funcionamento o Arraial, com
Feira Franca incluída.
Feira Franca incluída.
Este é o terceiro ano em funções da atual Organização da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Sem desprimor para as comissões anteriores, que muito se esforçaram para que a Festa se realizasse ao longo das últimas décadas, é amplamente reconhecido o esforço que a atual Organização tem feito no sentido de melhorar de ano para ano toda a dinâmica da Festa: desde a implantação do Arraial no terreiro, aos artistas convidados para animar os dias de festa, passando pela recuperação de algumas tradições perdidas (nomeadamente a vinda por mar das imagens de Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora de Monserrate / Ribamar e São João Batista /Berlenga)
e pela criação de outros pólos de animação
(Ex: Festival da Sardinha,Tasquinhas).
Bem sabemos que "não se agrada a gregos e troianos" e que há sempre mais quem critique do que quem elogie. Mas a verdade é que se nota uma maior adesão dos penicheiros à sua Festa nos últimos anos.
Uma forma de reconhecer esta Organização é adquirir a pulseira de "Amigo da Festa de Peniche": dá acesso a todos os espetáculos da Festa e é uma forma de ajudar à sua realização e melhoramento.
No que diz respeito ao Programa Religioso - verdadeira base de toda a Festa- este ano um dos pontos altos será a celebração do
70º aniversário da Procissão no Mar,
no sábado à noite.
70º aniversário da Procissão no Mar,
no sábado à noite.
A verdade é que a programação dos dias de Festa
está recheada de bons motivos e
ocasiões para celebrar e festejar, com fé e alegria.
está recheada de bons motivos e
ocasiões para celebrar e festejar, com fé e alegria.
Saibamos todos fazê-lo, dignificando a Festa e a Cidade!
quinta-feira, 19 de julho de 2018
Este fim de semana...
Para além da Mostra Internacional da Renda de Bilros de Peniche (MIRBP), evento maior deste fim de semana, os próximos dias serão cheios.
No âmbito da MIRBP, destaque já hoje para o concerto da orquestra israelita Ness Ziona Youth Concert Band, às 22h00, na Parreirinha.
Amanhã, sexta-feira, realço o Desfile Etnográfico com os Ranchos Folclóricos do Concelho de Peniche, às 22h00 no Jardim Público.
Sábado, dia 21, são muitas e diversas as iniciativas, para além das integradas na MIRBP:
- às 14H30 começa o X Moto-Paper organizado pela Associação de Motociclismo de Peniche, um evento Um dia pela Vida;
- às 14H30 começa o X Moto-Paper organizado pela Associação de Motociclismo de Peniche, um evento Um dia pela Vida;
- das 10h00 às 17h00 há Feira da Bagageira em Ferrel;
- às 17h00, na Praia do Baleal, é tempo de limpar a praia;
- à mesma hora chegam à Atouguia da Baleia as bandas convidadas para participar no XI Encontro de Bandas Filarmónicas que a vila promove. O momento alto do dia será às 21h30, com o concerto no Jardim Público de Nossa Senhora da Conceição;
- às 19h00, no Fórum da Parreirinha, haverá Concerto Gospel Solidário, uma das iniciativas Um dia pela Vida deste fim de semana;
- para quem gosta de Fado, tem duas sessões à escolha: a Noite de Fados no Sporting Clube Vila Maria ou a Noite de Fado Vadio da Toca do Texugo;
- às 22h00, a Praça Jacob Rodrigues Pereira acolhe o Rendas na Moda - desfile integrado na MIRBP;
- logo de seguida há Baile de Verão, animado pelos Nautilus, no Recinto dos Bombeiros Voluntários de Peniche...mais uma iniciativa Um Dia pela Vida.
No domingo, 22, podem dedicar o dia à MIRBP. Haverá deposição de flores no monumento à Rendilheira às 10h00, seguida de Missa Campal às 11h00 no Jardim Público.
Às 15h00 teremos o desfile de moda Enlaces (com criações locais) e as 16h00 a atuação do grupo de música popular Pé d'Areia encerra o evento que juntará, em Peniche, rendilheiros de 13 países.
Às 15h00 teremos o desfile de moda Enlaces (com criações locais) e as 16h00 a atuação do grupo de música popular Pé d'Areia encerra o evento que juntará, em Peniche, rendilheiros de 13 países.
BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!
quarta-feira, 18 de julho de 2018
Livros, música e rendas...
No âmbito da 22ª Feira do Livro de Peniche é hoje apresentado o livro "Surfing: the next step", de António Pedro de Sá Leal e André Carvalho. Será às 21h30 no Salão do Clube Recreativo Penichense.
Amanhã tem início a Mostra Internacional de Renda de Bilros (MIRBP) em Peniche e à noite (22h00) terá lugar no Fórum da Parreirinha o concerto da orquestra israelita Ness Ziona Youth Concert Band.
Esta apresentação é fruto da descentralização do Internacional Youth Lisbon Music Fest e também integra a
Esta apresentação é fruto da descentralização do Internacional Youth Lisbon Music Fest e também integra a
terça-feira, 17 de julho de 2018
Mostra Internacional de Rendas de Bilros de Peniche
O próximo fim de semana será, mais uma vez, cheio de iniciativas neste cantinho do oeste. Mas disso darei conta lá mais para a frente...
de Rendas de Bilros
de Peniche
que animará a cidade
de 19 a 22 de julho.
Deixo-vos com o programa dos quatro dias e tudo o que precisam saber para aproveitarem ao máximo este evento (é só clicarem em cima das imagens que ilustram o post).
segunda-feira, 16 de julho de 2018
22ª Feira do Livro de Peniche
Numa organização da Associação Juvenil de Peniche, como é habitual, teve início na passada sexta-feira a 22ª Feira do Livro de Peniche.
A decorrer no Salão do Clube Recreativo Penichense, em pleno Jardim Público, estará aberta todos os dias das 16h00 às 23h30.
Paralelamente decorre o programa de animação, com cinema, contos e apresentações de livros. Para que coloquem já na agenda aqui fica a programação completa:
- 18 de julho, às 16h30: "A contar é que a gente se entende", com Leonor Tenreiro;
- 18 de julho, às 21h30: Apresentação do livro "Surfing: The next step";
- 24 de julho, às 21h45 no Auditório Municipal: Cinema "Wonder";
- 27 de julho, às 21h30: Apresentação do livro "Halternativa";
- 31 de julho, às 21h45 no Auditório Municipal: Cinema "Primeiro mataram o meu pai";
- 07 de agosto, às 21h45 no Auditório Municipal:Cinema "Milagre no Rio Hudson";
- 14 de agosto, às 21h45 no Auditório Municipal: Cinema "Juntos para sempre".
Todos os eventos são de entrada livre. Não deixem de aproveitar!
sexta-feira, 13 de julho de 2018
Este fim de semana...
este fim de semana destaco as seguintes iniciativas:
- hoje, às 21h30, no Clube Recreativo Penichense, as "Estações de poesia", no âmbito da 22ª Feira do Livro de Peniche;
- o espetáculo de Variedades, para angariar fundos para as obras da Igreja de Nossa Senhora da Conceição: no Stella Maris, sábado às 21h00;
- o IX Encontro de Coros Cidade de Peniche, dia 14 às 21h30, na Igreja de São Pedro.
Realço ainda a passagem do Grande Prémio Internacional de Ciclismo /Troféu Joaquim Agostinho pela Serra d'El Rei: a 3ª etapa começa às 15h00 de sábado, nesta localidade do concelho de Peniche, onde este fim de semana
também tem lugar uma Feira de Artesanato, na Associação "A Serrana".
BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!
quinta-feira, 12 de julho de 2018
Sardinha, pão e caracol...
São três hits nas petiscadas de verão e dão nome a três festivais que por estes dias acontecem no Oeste português.
Já a decorrer desde o passado dia 6 temos o Festival do Pão de Mafra.
Destaque, neste fim de semana, para além das iguarias disponíveis, para o concerto que Carminho dará no domingo, último dia do evento.
Com início marcado para amanhã, 13 de julho, na Mata Municipal do Bombarral, teremos o
III Festival do Caracol.
Em Peniche, a Sardinha é a rainha. De sexta a domingo, a Marina da nossa terra será palco de "saberes e sabores de Peniche", com muita animação e artesanato em exposição.
Mercado Medieval
Começa hoje
mais uma edição do
Mercado Medieval de Óbidos.
Até 5 de agosto, de quinta a domingo, o programa é diversificado.
quarta-feira, 11 de julho de 2018
Poesia à sexta
É já na próxima sexta-feira, 13 de julho, que teremos a Estações de Poesia - Verão.
Será no Clube Recreativo Penichense onde, nesse dia, começa a 22ª Feira do Livro, promovida pela Associação Juvenil de Peniche.
Saibam mais aqui.
terça-feira, 10 de julho de 2018
210 anos da Batalha de Vimeiro
A Batalha de Vimeiro foi travada no dia 21 de agosto de 1808 entre o
Exército Francês, comandado por Junot, e o Exército Anglo-Luso, sob o
comando de Sir Arthur Wellesley.
As tropas anglo-lusas venceram a batalha, pondo assim termo à Primeira Invasão Francesa.
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de julho a data será recordada com um conjunto de eventos que englobam a Recriação Histórica da Batalha e um Mercado Oitocentista...entre outros.
segunda-feira, 9 de julho de 2018
Há músicas (muito) boas de ouvir! LXXXVIII
A escolha de hoje é um original de 2007, da autoria de Pedro Abrunhosa.
Bethânia gravou-a em 2013 para o álbum "Carta de amor"e deu-lhe (ainda mais) alma!
É essa a versão que vos deixo aqui:
É essa a versão que vos deixo aqui:
fiquem com "Quem me leva os meus fantasmas"...
Aquele era o tempo em que as mãos se fechavam
E nas noites brilhantes as palavras voavam
E eu via que o céu me nascia dos dedos
E a Ursa Maior eram ferros acessos
Marinheiros perdidos em portos distantes
Em bares escondidos em sonhos gigantes
E a cidade vazia da cor do asfalto
E alguém me pedia que cantasse mais alto
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada
Quem me diz onde é a estrada
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada
E me diz onde é a estrada
Aquele era o tempo em que as sombras se abriam
Em que homens negavam o que outros erguiam
Eu bebia da vida em goles pequenos
Tropeçava no riso abraçava venenos
De costas voltadas não se vê o futuro
Nem o rumo da bala nem a falha no muro
E alguém me gritava com voz de profeta
Que o caminho se faz entre o alvo e a seta
E nas noites brilhantes as palavras voavam
E eu via que o céu me nascia dos dedos
E a Ursa Maior eram ferros acessos
Marinheiros perdidos em portos distantes
Em bares escondidos em sonhos gigantes
E a cidade vazia da cor do asfalto
E alguém me pedia que cantasse mais alto
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada
Quem me diz onde é a estrada
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me leva os meus fantasmas
Quem me salva desta espada
E me diz onde é a estrada
Aquele era o tempo em que as sombras se abriam
Em que homens negavam o que outros erguiam
Eu bebia da vida em goles pequenos
Tropeçava no riso abraçava venenos
De costas voltadas não se vê o futuro
Nem o rumo da bala nem a falha no muro
E alguém me gritava com voz de profeta
Que o caminho se faz entre o alvo e a seta
De que serve ter o mapa se o fim está traçado
De que serve a terra à vista se o barco está parado
De que serve ter a chave se a porta está aberta
De que servem as palavras se a casa está deserta
sexta-feira, 6 de julho de 2018
Este fim de semana...
...um dos eventos de destaque será a comemoração dos 40 anos do Agrupamento de Escuteiros de Peniche. O 512 convida-nos para a festa, como já vos falei aqui...
Prosseguindo com as atividades no âmbito de Um dia pela vida... este fim de semana temos duas:
- amanhã, sábado, às 17h00, há sessão de cinema infantil no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Peniche;
- domingo, há Caminhada Solidária, com partida marcada às 09h00, no estacionamento da Praia do Baleal.
No mesmo dia e à mesma hora, haverá outra Caminhada Solidária, neste caso, a reverter para o Aconchego, com encontro marcado no ISN - Ribeira Velha.
Na impossibilidade real de se estar nos dois lados ao mesmo tempo há sempre forma de contribuir para estas causas por outras vias...
Recuando no tempo, deixo ainda três sugestões para
sábado, 7 de julho:
sábado, 7 de julho:
- O Caldas Cria Mercado de Criação Artesanal, entre as onze da manhã e as onze da noite, no Largo Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha;
- a 7ª Grande Noite de Fados no Café Stella Maris, a partir das 21h30;
- "Nos passos de Pedro e Inês": um dia para conhecer melhor a aldeia do Moledo e o Planalto das Cesaredas.
- "Nos passos de Pedro e Inês": um dia para conhecer melhor a aldeia do Moledo e o Planalto das Cesaredas.
E já que estamos pelo concelho vizinho, no domingo, 8 de julho, a proposta é terminar o fim de semana com um concerto à beira-mar na Praia da Areia Branca: "Wild side, live music" é a proposta do Salty Beach Bar, entre as 19h00 e as 21h00.
BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS!
PS- No Baleal teremos ainda o Sunday Beach Market...no domingo, das 10h00 às 18h00,
no Wave Center.
PS- No Baleal teremos ainda o Sunday Beach Market...no domingo, das 10h00 às 18h00,
no Wave Center.
Subscrever:
Mensagens (Atom)